Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Placa Mãe ASUS F2A85-M LE não liga

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Saudação a todos.

 

Gostaria da ajuda da experiência de vocês para consertar esta placa de um amigo meu

 

Ela está com seguinte problema, quando ligo a fonte usando a fonte de 4 pinos  ATX12V elá liga e desarma e não liga novamente nem da o start no cooler. quando retiro o plug da fonte de 4 pinos ela roda cooler normalmente porém não da vídeo.

testei os mosfet  perto do plug da fonte  e eles estão normal fiz o teste retirando eles, ele tem ao todo 10 fet, não está parecendo problema deles.

 

Notei também que com multímetro nos teste do pino com a placa desliga eles mostram curto, tentei procurar na internet esquema eletrônico para a placa mãe e não conseguir encontrar.

 

peço que me ajudem pois está placa tem 3 meses de uso, e é cara, e não tem a garantia pois ele comprou no Mercado livre.

 

Agradeço a todos que puderem me ajudar.

 

OBS: já troquei a fonte, memória, processador,  e continua mesmo problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro colega que tinha uma placa com 6 mêses de uso resolveu fazendo um reball na PN - é difícil de acreditar que uma placa tão 'nova' dê defeito neste chip, mas não custa nada tentar um ME pra ver se altera alguma coisa. Depois parte para uma regravação de bios.

 

 

Se os procedimentos acima não surtirem nenhum efeito, terá que analisar desde o gerador de frequência e principalmente nas fases do processador, verificar se o PWM tá pelo menos enviado pulsos para os FETs - se não tiver enviando pulsos e já tiver regravado a bios, o problema pode ser ele ou componentes associados a ele.

 

 

Tem também o I/O que pode estar com alguma solda fria - fora isto seria verificar a PS.

 

 

Veja nos pinos da bios, quando desconecta o plug P4, se há trânsito de dados (com o multímetro analógico na escala 2.5DCV) - no chip SPI, são os pinos 2 e 5, pois se houver trânsito de dados pelo menos ela está relativamente boa.

 

 

Sabe testar os dados pelo conector PCI (não é 100% confiável mas já dá uma boa ideia do problema)?https://eletronicabr.com/forums/topic/26891-placa-mãe-biostar-g41dc3-liga-e-não-start-e-com-processador-fica-frio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda acredito em curto nos mosfets ou em outro lugar. Um mosfet em curto testado com as pontas preta no sourge e vermelha no gate apresentará o curto. Não pode mexer para nenhum dos dois lados. Um curto na placa de rede também mata a placa impedindo de funcionar. Faça um jumper no conector entre os fios preto e verde e coloque o dedo no chip de rede e também no chip de áudio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...