Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Problema com Fonte Simétrica - Proteus

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Bom Dia, 

Construí uma fonte simétrica com duas baterias (12v) como forma de aprendizado, no entanto pensei em usar alguns botões para teste conforme imagem anexa.

Estou usando o Proteus 8.12 SP0, na simulação obtenho +11v e -11v mesmo com os botões abertos, alguém sabe se isso é um problema do simulador?
Não consigo entender, já que os botões teoricamente não fazem a conexão para fecharem o circuito.
Alguém poderia me ajudar com essa dúvida?

FonteSimetrica.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Neste caso, a resistência das chaves estão fazendo com que te apresente estes valores...

 

O primeiro circuito tem apenas tensão, não há corrente circulando (o segundo deva ter alguma corrente irrisória por causa dos capacitores (verifique as propriedades dos componentes))!


O default é 100MOhms para a chave aberta, se não me engano, neste caso, basta adicionar um resistor de valor de 1K ~ 1MOhms, por exemplo entre os pinos de VCC e GND...

 

FonteSimetrica.png.a9e6269a6dbe2b76cb84e3d25a076fcd.png

Flw...

Editado: por nagkiller
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@nagkiller

Não entendi para quem o Senhor dirigiu o comentário.  Se foi para mim tudo bem , realmente não tenho muito conhecimento de eletrica/eletronica, embora tenha cursado eletronica no CEFET-RJ e engenharia eletrica na Universidade Veiga de Almeida , meus conhecimentos são parcos, vivo buscando auxilio de alguns colegas do site , como a @cristiane , @wilian_r , @azulak e muitos outros .

Acho que objetivo do site é ajudar,  independente do grau de conhecimento, variando de hobista a doutor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Post #06 em resposta à pergunta anterior (post #04):

 

12 horas atrás, SergiosDEV disse:

Amigo @nagkiller, muito OBRIGADO! 

É isso mesmo, eu alterei para 1k para testar nos parâmetros do voltímetro e zerou, mas o ideal mesmo é usar a sua ideia. 

Muito show ! 
Você me indica um bom curso de eletrônica?

 

Editado: por nagkiller
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, joao lima RV disse:

No primeiro circuito retire as chaves que vão para o terra ligando diretamente os polos das baterias

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

No segundo circuito , so havera simetria de as cargas forem iguais

 

Mesmo que ele remova os dois botões, o voltímetro continuará mostrando a mesma tensão, por que não há consumo de corrente, repare no post #03. A única corrente que estaria circulando, seria a que está no voltímetro, por isso o valor da tensão está bem próximo dos 12Volts e não nos absolutos 12Volts...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/07/2021 às 12:37, joao lima RV disse:

No primeiro circuito retire as chaves que vão para o terra ligando diretamente os polos das baterias

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

No segundo circuito , so havera simetria de as cargas forem iguais


Nesse caso não tem problema com relação ao consumo de bateria no momento que desligamos o equipamento no sentido de deixar os polos em contato ? Pergunta muito leiga, estou começando a estudar agora :)

Em 22/07/2021 às 23:06, nagkiller disse:

 

Mesmo que ele remova os dois botões, o voltímetro continuará mostrando a mesma tensão, por que não há consumo de corrente, repare no post #03. A única corrente que estaria circulando, seria a que está no voltímetro, por isso o valor da tensão está bem próximo dos 12Volts e não nos absolutos 12Volts...


Isso que aconteceu quando eu retirei ! Por isso acabei adicionando..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/07/2021 às 19:54, joao lima RV disse:

@nagkiller

Não entendi para quem o Senhor dirigiu o comentário.  Se foi para mim tudo bem , realmente não tenho muito conhecimento de eletrica/eletronica, embora tenha cursado eletronica no CEFET-RJ e engenharia eletrica na Universidade Veiga de Almeida , meus conhecimentos são parcos, vivo buscando auxilio de alguns colegas do site , como a @cristiane , @wilian_r , @azulak e muitos outros .

Acho que objetivo do site é ajudar,  independente do grau de conhecimento, variando de hobista a doutor


Mesmo assim obrigado !!! 
Comecei agora os estudos, agora é correr atrás de conhecimento. Forte abraço.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, SergiosDEV disse:


Nesse caso não tem problema com relação ao consumo de bateria no momento que desligamos o equipamento no sentido de deixar os polos em contato ? Pergunta muito leiga, estou começando a estudar agora :)


Isso que aconteceu quando eu retirei ! Por isso acabei adicionando..

 

Em um circuito real não terá esse consumo, pois a chave aberta não tem resistência, já na simulação tem uma resistência quando o mesmo acontece.

 

Flw...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...