Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Samsung Np3204k ba41-02409a Liga mas não gera vídeo

Avalie este tópico:


Metafull

Posts em destaque

Olá pessoal! Estou com problema no notebook Samsung Np3204k ba41-02409a. Liga mas não gera vídeo. Como mostra na imagem que foi postado no tópico do @bmv informatica estou com mesmo problema, sem voltagem na memoria (como mostra na imagem) quero saber com o próprio @bmv informatica @K0rTy ou qualquer outro que esteja disposto a me ajudar a ter a voltagem novamente para saber se terá êxito no reparo. Agradeço desde já pela ajuda! 

IMG_20200922_111136.thumb.jpg.3556fad0d5d07090e295c6b3b9fbe424.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Metafull faz o upload dessa bios e envia aqui para eu ver. Está usando algum esquema para analisar essa placa. Acho que seria interessante achar o CI que faz o pwm dessa fonte que está faltando da memoria e verificar se ela está sendo ativada. 

 

Estou supondo que você trocou essa memoria por uma funcional e que você já fez uma boa de uma inspeção visual do outro lado da placa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, K0rTy disse:

@Metafull faz o upload dessa bios e envia aqui para eu ver. Está usando algum esquema para analisar essa placa. Acho que seria interessante achar o CI que faz o pwm dessa fonte que está faltando da memoria e verificar se ela está sendo ativada. 

 

Estou supondo que você trocou essa memoria por uma funcional e que você já fez uma boa de uma inspeção visual do outro lado da placa. 

A placa não tem esquema. Já fiz várias vezes a gravação da bios com arquivos diferentes, já fiz uma inspeção visual, já fiz a troca da memoria PC3L. Mas como eu disse só não tem voltagem. Como mostra na imagem que o @bmv informatica postou. Agora saber onde é a trilha que esta mandando voltagem para ativar ela que é o problema =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@K0rTy não lembro de uma BIOS ruim não fazendo subir apenas a da memória, sendo que todo resto está subindo! 

Creio que a investigação dessa placa deva começar no circuito da memória.

Ver se os dois mosfets de alta e de baixa da memória, ver se eles estão habilitando ou não ou até se possuem algum curto entre eles e também entre o terra 

Outra coisa é o pwm desse circuito 

Temos alimentação e habilitação desse circuito? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal. Estou estudando alguns arquivos de BIOS e seus problemas. Se puder compartilhar eu agradeço. Vale lembrar que precisamos estar aberto a qualquer possibilidade e dento da BIOS não temos uma função chamada habilitar todas as tensões, isso acontece por etapas. Gostaria de verificar aqui se puder. 

 

@Metafull Sem esquemas as coisas complicam um pouco. Seria interessantes deixar a BIOS original na placa já que você não acha que seja ela. 

 

Para verificar esse circuito é simples. Dá uma olhada no circuito que antecede o indutor, veja que as vezes ele tem dois mosfets que comumente chamamos de mosfet alta e baixa (Porque uma vai elevar a tensão e outro vai aterrar a tensão estabilizando na tensão configurada), ou em alguns casos ele tem apenas o indutor e o pulso já chaveado vem direto do CI que para economizar no cobre deve está perto desse indutor no mesmo lado a placa ou do outro lado.

 

Veja a serigrafia que está em cima tenta encontrar o datasheet do componente. Com o datasheet em mãos você vai saber qual a tensão que virá para habilitar o ci. 

 

Se não conseguir identificar geralmente as placas da wiston que acredito que seja o fabricante dessa placa utilizam componente parecidos então se tiver outra placa parecida com essa com o mesmo componente tenta ver se essa outra placa mesmo não sendo igual tem esquema assim vai poder dar uma olhada e se basear no circuito da memoria.

 

Vou ver se acho alguma coisa aqui que ppode ajudar.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a placa similares, a Lampard14 que é bem parecida com essa utliza o RT8207 para alimentar a memoria.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

O datasheet do miserável. 

Pelo datasheet podemos ver se está tudo bem o ci. Em geral quando o CI está bom e está faltando alguma coisa seu LDO sempre está presente. Veja se esse é o caso.

 

Acho que vou parar de falar esperar você responder agora..

Vou pro meu churrasco de frango. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @K0rTy e @Well7487. Irei verificar, mas sou iniciante nessa área, posso demorar um pouco para compreender tudo que estão dizendo, mas estou estudando as explicações de vocês. Irei responder as perguntas de vocês assim que identificar. ☹️ 

Não tem voltagem na bobina e nem no capacitor que está ao lado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Metafull medindo sempre a bobina, não precisa medir o capacitor amigo. pois eles fazem parte da mesma linha de tensão.

é só perguntar as duvidas que tentamos lhe responder da melhor forma, todos nós iniciamos um dia e também foi assim então não esquente com isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...