Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Lenovo IdeaPad 330S - 14IKB, placa mãe 330S-KBL-I7-4G-4203911BR-1000-295, acende a luz de ligar, tela se mantém preta, e desliga em seguida

Avalie este tópico:


LukasK

Posts em destaque

Tenho um notebook Lenovo IdeaPad 330S - 14IKB que estava funcionando bem até uns meses atrás. Um dia, fui tentar ligá-lo mas ele acende a luz do botão de energia, mas não liga o cooler, a tela se mantém preta, fica uns segundos assim e desliga em seg uida. Tentei utilizar o botão de boot ao lado da carcaça como mostra a figura abaixo desse outro modelo similar ao meu:

 

1097803028_bootlenovocir.png.2eab70679b302e0e2a2af847f171e1c7.png

 

mas acontecem exatamente os mesmos problemas (talvez ele demore um pouco mais pra desligar, mas o resto se mantém igual).

 

Fiz o passo-a-passo de apertar o botão de energia e segurá-lo por 1 min para descarregar as cargas da placa como mostra o vídeo de suporte da Lenovo:

 

 

mas também não funcionou. Fiz uma verificação da placa e tenho a tensão de 19 V por toda a placa, mas algumas fontes não estão funcionando, como mostra a figura abaixo:

 

1002304527_placades.thumb.png.f2e19ab3ac79c16f617f9d4e1cbecb15.png

 

Todos os transistores das fontes estão funcionando. Os chips QFN acima nas fontes marcadas pelas linhas, logo antes dos indutores, que são o NCP302035 (link: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
) parecem estar funcionado, mas eles precisam cerca de 5V nos pinos 3 (VCC) e 29 (VCCD) de acordo com o datasheet, mas só meço 1,1V aproximadamente.

 

Já reprogamei o chip da BIOS de acordo com este tutorial -  - mas também não funcionou. O chip (W25Q64FV, da Winbond) parecia estar funcionando normal (datasheet ). Na figura abaixo está mostrado ele na placa:

 

546656511_chipwinbond.thumb.png.f12ff958a4b05296759368527f23dcac.png

 

Agora quero tentar reprogramar o chip ENE KB9028Q, o startup Chip, com base neste tutorial do @Jack O'Neo da EletrônicaBr: 

 

Mas preciso de pontos do site para baixar os arquivos/programas.

 

Se alguém tiver alguma sugestão do que mais posso tentar ou verificar por favor comente aqui.

 

Obrigado.

 

 

 

 

 

Editado: por LukasK
corrigir texto e marcar pessoas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @LukasK ! O fato de vc ter mencionado que ele funcionava normalmente meses atras é por que de la pra cá ele ficou todo esse tempo desligado? Caso realmente seja isso, assim q ele ligar e desligar após alguns segundos, tente apertar novamente o botao ligar sem desconectar ele da fonte/carregador pra ver se ele liga e aparece imagem... Se aparecer, será necessário realizar a troca da bateria de 3V do BIOS caso esse modelo possua 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Átomos Já estou com o notebook fechado, não tenho certeza da placa, mas tem um link do esquemático dela pra baixar (não baixei, o problema é que tem que pagar). o link é 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@LukasK , seu tópico foi movido para a área correta » Notebooks

 

Saiba como selecionar a área correta para criar o seu próximo tópico »

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

E por favor, corrija o título informando o modelo da plca-mãe conforme orientado na mensagem #3, ou seu tópico será bloqueado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...