Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Lenovo Ideapad 320 / MB DG424-DG524 NM-B301 Rev1.0 / Funcionamento estranho

Avalie este tópico:


Oseiasgs22

Posts em destaque

Boa tarde, amigos. Esse notebook com placa da descrição, chegou apresentando consumo de 150mA logo ao plugar a fonte assimétrica. Percebi que a PCH esquentava um pouco, como se estivesse morna (mas estabilizava nessa temperatura). No início havia os 3v e 5v nas fontes primárias, cada uma dessa voltagem é gerada por um PWM específico.

 

Comecei a fazer os testes de continuidade em busca de curto, mas os testes não me mostraram curto em nenhuma das bobinas em continuidade com o terra, também não encontrei curto ou defeito em capacitores ou mosfet, não havia nenhum mosfet em corte, até mesmo os da PCH tinham 19v de entrada e a voltagem de saída. Fiz vários testes, e onde era pra ter voltagem segundo o esquema, havia.

 

Então comecei a suspeitar que talvez não tivesse nenhum problema com a PCH. Em dado momento, a PCH parou de esquentar com o carregador no jack, e quando fui medir as bobinas de 3v e 5v, elas não estavam mais apresentando nenhuma voltagem. Como elas funcionam com PWM independentes, eu primeiro fiz mais uma vez o teste de continuidade com o terra, e não apresentou curto, mas ao injetar 3v na bobina correspondente, o Multi I/0 começou a esquentar e subiu um consumo de 50mA.

 

Removi a bobina e novamente injetei 3v, continuou esquentando o Multi I/0, então eu o removi. Após ter o removido, a bobina da fonte de 5v voltou a apresentar os 5v. Mas a bobina da fonte de 3v, passou a apresentar a voltagem de entrada do jack ou a que eu selecionar na assimétrica, e ele fica morno, mas muito pouco, quase imperceptível.

 

Eu sempre soube que não se deve ligar ou injetar voltagem na placa, após retirar um PWM, porque a placa fica descontrolada e pode ir voltagem alta pra onde não deveria. Mas nunca soube que isso pode ocorrer com a retirada do Multi I/0. Outra coisa que me deixou encucado, é que o pino de saída desse PWM está zerado, mesmo assim a voltagem chega no pad da bobina. Alguém pode dar uma ajuda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Oseiasgs22 disse:

Percebi que a PCH esquentava um pouco, como se estivesse morna

Nao é normal a pch aquecer com a placa em standby.

 

3 horas atrás, Oseiasgs22 disse:

Removi a bobina e novamente injetei 3v, continuou esquentando o Multi I/0, então eu o removi. Após ter o removido, a bobina da fonte de 5v voltou a apresentar os 5v.

Procedimento novo pra mim e que eu não recomendo.

3 horas atrás, Oseiasgs22 disse:

Outra coisa que me deixou encucado, é que o pino de saída desse PWM está zerado, mesmo assim a voltagem chega no pad da bobina. Alguém pode dar uma ajuda?

Aqui não entendi! Vc colou peças novas no lugar das que foram retiradas? A pch aquecendo é um problemão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 creio que os 19v passando direto pela linha o mosfet de alta dos 3v deve estar com algum problema?

Já testou ele?

E retirando o super i/o e ligando a placa não causará nenhum problema amigo até porque ele não tem fonte chaveada que ele seja responsável.

Esquentar o pch não é uma boa notícia 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leonildo disse:

Nao é normal a pch aquecer com a placa em standby.

Como eu havia dito antes, a PCH deixou de esquentar, quem começou a esquentar depois foi o Multi I/0, mas só depois que injetava voltagem na bobina de 3v.

1 hora atrás, Leonildo disse:

Aqui não entendi! Vc colou peças novas no lugar das que foram retiradas? A pch aquecendo é um problemão.

 

Eu não coloquei nenhum componente no lugar. Eu não removi o PWM que gera os 3v. O que eu quis dizer que no terminal 14, que é a saida de 3v que vai pra bobina, está zerado, mas mesmo em sua saída estando zerado, no pad da bobina de 3v. Chega a voltagem de entrada do jack, que é 20v, ou a voltagem que eu selecionar na assimétrica, como se o PWM estivesse sem controle.

 

E sobre eu ter retirado a bobina, é um procedimento que faço na hora de tentar isolar um possível curto. Eu injetei a voltagem que o circuito permitia, dessa forma o CI I/0 esquentou. Por isso eu o removi.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Well7487 disse:

@Oseiasgs22 creio que os 19v passando direto pela linha o mosfet de alta dos 3v deve estar com algum problema?

Já testou ele?

E retirando o super i/o e ligando a placa não causará nenhum problema amigo até porque ele não tem fonte chaveada que ele seja responsável.

Esquentar o pch não é uma boa notícia 

 

Eu não removi o PWM que gera os 3v. A voltagem que entra no PWM e que deveria sair pelo pad 14 já estabilizada pra 3v, sai a voltagem que entra no jack, ou a que eu selecionar na assimétrica. Como se não estivesse havendo controle pelo PWM. Por isso questionei se a ausência do Multi I/0 faria com que esse PWM funcionasse de forma anormal, pois nunca havia tido conhecimento disso, ou se ele também está com defeito, assim como I/0.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 a retirada do IO pode nao causar problemas graves na placa meu brother, mas acredito que com esse procedimento vc nao obterá nenhum tipo de resultado satisfatório. Nao podemos dizer que esse procedimento venha ser natural rotineiro. Pra mim isso é um procedimento fuba. kkkk Nao vir logica em retirar o IO e ligar a placa!!!!! O IO é quem recebe ACIN, é quem envia o sinal EC_ON para habilitar as saídas de 3 e 5v, sem o IO no lugar vc só vai ter as tensoes de Vreg subindo e nada a mais! Se puder explicar o pra que disso, agradeço? Ainda digo para somente trocar o IO blz? 

Colocou o IO de volta? Passe as tensoes nos reguladores de 3 e 5V? Assim como o IO nao tem nenhum mosfet para chavear nao vejo os mosfet de alta e baixo das linhas de 3 e 5V! 

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonildo Você não entendeu o que eu disse, amigo. Talvez eu não tenha explicado direito, eu não retirei o I/0 e depois tentei ligar a placa (não sou tão ignorante assim). Eu retirei o I/0 porque ele estava esquentando ao injetar 3v na bobina correspondente com a assimétrica, e com o I/0 na placa, as bobinas de 3v e 5v estavam zeradas. Quando eu removi o I/0, voltou a apresentar os 5v na bobina correspondente, mas na bobina de 3v, a voltagem que aparece lá, é a voltagem de entrada, ao invés da voltagem de 3v, ou qualquer voltagem que eu selecionar na assimétrica, ou seja, se eu conecto a assimétrica pelo jack e seleciono 5v, aparece os 5v na bobina de 3v, se eu selecionar 7, 10 15, 19v, essas voltagens aparecem lá na bobina de 3v, como se estivesse sem controle esse circuito da placa. Entendeu?

 

PS: A saída do PWM que gera os 3v, está zerada.

Editado: por Oseiasgs22
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leonildo disse:

@Oseiasgs22 a retirada do IO pode nao causar problemas graves na placa meu brother, mas acredito que com esse procedimento vc nao obterá nenhum tipo de resultado satisfatório. Nao podemos dizer que esse procedimento venha ser natural rotineiro. Pra mim isso é um procedimento fuba. kkkk Nao vir logica em retirar o IO e ligar a placa!!!!! O IO é quem recebe ACIN, é quem envia o sinal EC_ON para habilitar as saídas de 3 e 5v, sem o IO no lugar vc só vai ter as tensoes de Vreg subindo e nada a mais! Se puder explicar o pra que disso, agradeço? Ainda digo para somente trocar o IO blz? 

Colocou o IO de volta? Passe as tensoes nos reguladores de 3 e 5V? Assim como o IO nao tem nenhum mosfet para chavear nao vejo os mosfet de alta e baixo das linhas de 3 e 5V! 

Aí já discordo amigo. Já teve algumas placas que consertei aqui amigo foi retirando o super i/o pois muitas vezes tu não tens certeza absoluta que não seja o i/o e normalmente na maioria dos casos que o super i/o esquenta ele é o próprio culpado, são raras que quando ele esquenta não é ele o problema 

E daí fazendo o que o amigo fez 

Retirou o i/o e injetou onde é a bobina e daí se não temos mais consumo 99% de chance de ser o super i/o mesmo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Well7487 disse:

Aí já discordo amigo. Já teve algumas placas que consertei aqui amigo foi retirando o super i/o pois muitas vezes tu não tens certeza absoluta que não seja o i/o e normalmente na maioria dos casos que o super i/o esquenta ele é o próprio culpado, são raras que quando ele esquenta não é ele o problema 

E daí fazendo o que o amigo fez 

Retirou o i/o e injetou onde é a bobina e daí se não temos mais consumo 99% de chance de ser o super i/o mesmo 

 Então, só que depois de remover o CI I/0 voltou voltagem na bobina de 5v, já na bobina de 3v a voltagem  tá descontrolada. A voltagem de entrada parece  "passar" direto pra ela, pois o Buck Converter de 3v tá 0v no pad de saída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Well7487 disse:

Retirou o i/o e injetou onde é a bobina e daí se não temos mais consumo 99% de chance de ser o super i/o mesmo 

Injetar tensão é uma coisa ligar a placa não vejo sentindo. 

 

7 horas atrás, Oseiasgs22 disse:

Então, só que depois de remover o CI I/0 voltou voltagem na bobina de 5v,

@Well7487 explicar isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Oseiasgs22 disse:

 Então, só que depois de remover o CI I/0 voltou voltagem na bobina de 5v, já na bobina de 3v a voltagem  tá descontrolada. A voltagem de entrada parece  "passar" direto pra ela, pois o Buck Converter de 3v tá 0v no pad de saída.

Vamos focar no abjetivo que é realizar o reparo da placa. Vamos partir do início e usaremos a lógica se não o tópico fica extenso de mais. Vc trocou o IO correto? Antes injetou tensão e nada aqueceu certo? Então o IO aquecendo era ele mesmo com defeito. Se já colou outro no lugar, vamos analisar os reguladores de 3 e 5V. Abrir os jumper dessas linhas de 3/5v e me passe as tensões encontradas nesses reguladores por favor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 já verificou a resistência das linhas de 3/5v? Vejo que o maior problema nessa placa não é os reguladores, mas sim o aquecimento da PCH. Então vamos avançar na análise... Vamos fazer os reguladores de 3/5 funcionarem normal para parti pra frente. Desculpas pelos meus posts acima e minhas descordancia com certos procedimentos ok. Ainda tenho que aprender muito...

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leonildo disse:

@Oseiasgs22 já verificou a resistência das linhas de 3/5v? Vejo que o maior problema nessa placa não é os reguladores, mas sim o aquecimento da PCH. Então vamos avançar na análise... Vamos fazer os reguladores de 3/5 funcionarem normal para parti pra frente. Desculpas pelos meus posts acima e minhas descordancia com certos procedimentos ok. Ainda tenho que aprender muito...

Sempre temos que aprender amigo! Faz parte. Muitas vezes estamos mais aprendendo do que propriamente ensinando! 😁

Próximo passo @Oseiasgs22 é colocar o i/o como o amigo disse para ver o que conseguimos fazer

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonildo Bom dia, amigo. Tá de boa! Vamos resumir aqui.

1º - A placa chegou, a PCH ficava morna só com o carregador conectado. Havia consumo de 150mA e havia 3,3v na PL401 e 5v na PL402.

 

2º - Logo em seguida a PCH deixou de esquentar, e quem passou a esquentar, foi o CI I/0 e zerou as voltagens na PL401 e PL402.

 

3º - Eu removi o CI I/0 e após isso os 5v voltaram na PL402. Mas na PL401 ao invés de voltar os 3,3v, aparece a voltagem do carregador, ou a que eu setar na assimétrica.

 

4º - Eu digo que o PU401 também tá com defeito além do CI I/0, porque no terminal de saída, onde deveria ter os 3,3v, tá zerado. Não vejo como isso possa ser um comportamento estranho apenas pela ausência do CI I/0 que foi removido, até porque a fonte de 5v está normal.

 

4º - Eu não substitui o CI I/0 e nem o PWM de 3,3v ainda. Não possuo e preciso conversar com a cliente antes pra vermos o que ela vai decidir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...