Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido HP / DV4-1620BR / LA-4105P / Sem áudio no entanto com bastante chiados em todas as saídas de som.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Este note entrou para conserto sem apresentar vídeo, e devido a arquitetura antiga da placa, após análise básica de outros pontos críticos, foi feito ME que restaurou provisoriamente o vídeo, o reballing do north bridge foi a solução para o problema de não apresentar vídeo

Era visível que uma das esferas numa das bordas do chip tinha óxido de estanho cobrindo todo o pad na placa.

Notebook montado e ao testar o segundo defeito que informei no título apareceu, como de praxe informei o parceiro do novo defeito, e por milagre, foi aprovada a averiguação e possível resolução do problema do áudio, sendo assim desmontei o note novamente e comecei a sofrer. uheauhaeuheauhae ;D

Boa parte do sofrimento está em identificar os componentes visto que a placa tem uma das piores serigrafias que eu já vi, e é este o principal motivo do compartilhamento, deixar mais fácil para o próximo que se aventurar com essa naba.

 

c6f45a42-ccd0-4fbc-9ef3-1fbd77f375f6.jpg.e53da3855febbdc03dc40443faa106a2.jpg

 

Bem, de cara ao reabrir o note eu fui logo substituindo o codec de áudio marcado com o retangulo azul, um IDT 92HD71, procurando nos meus esquemas descobri que a única outra placa que usa este codec ( pelo menos até onde sei) é a LA-4117P e por muita sorte eu tinha uma "semi-sucata" dela, substituí, e montei parcialmente o note para testar, testei e os chiados tinham ido embora, no entanto só tinha áudio no hdmi e na saída dos fones de ouvido.

Analisando o esquema pensei comigo, tenho defeito no sistema de detecção da saída de áudio, e passei a procurar pela serigrafia os resistores R1056, R1057, R1059, R683, e o capacitor C1346 que segundo a serigrafia da placa estariam no bloco "E" de componentes, não tendo encontrado desta forma passei a medir continuidade pra identificar os danados e ao encontrá-los dentro do retângulo vermelho medi suas resistências.
R1056 = 4.7K

R1057 = 20K

R683   = 9,98K

R1059 = 16.4K

 

Ao encontrar o R1059 supostamente alterado sendo que no esquema consta que deveria ser de 39.2K com 1% de precisão já pensei BINGO, mais um caso resolvido, mas infelizmente não foi tão simples.

Visto que no esquema constava uma data de alteração para este componente fiquei imaginando que eu poderia ter em mãos uma de versão anterior a tal mudança, e na dúvida, resolvi deixar o resistor para averiguar mais tarde caso não encontrasse outros problemas.

Analisando o esquema fica claro que a tensão no pino 13 do U38 (codec de áudio) varia de acordo com os dispositivos de som que estão conectados ao note, a cada dispositivo plugado um novo resistor conectado ao terra por mecanismo interno dos jacks de áudio se soma aos anteriores ocasionando a mudança na tensão. 

A tensão máxima possível teórica era de 4.75V gerados pelo U39 logo ao lado direito do codec de áudio, aquele sot 23 de cinco pinos ali na imagem, no entanto na placa encontrei 4.73V (quando solucionado o problema). Eu tinha no pino 13 inicialmente uma tensão na casa dos 3.3V se bem recordo. 

Então, o fato é que ao plugar e retirar o cabo do jack dos fones essa tensão não se modificava, comecei a averiguar a causa analisando JACK_DET# e HP_DET# e notei que ao plugar o cabo o Q16A deveria ficar com o gate aterrado e deixar os +3VALW chegarem aos gates do Q16B e do Q46, isso não acontecia, ao plugar o cabo, Q16A permanecia aterrando o R676 portanto o Q16B não aterrava o JACK_DET#.

Substituí o Q16 e ao testar novamente notei que apesar do componente novo estar funcionando adequadamente a tensão nos gates de Q16B e Q46 era de 2.1V ao invés dos 3.3V esperados, descobri então que Q46 estava com fuga entre o dreno e o gate, e substituí.

Após substituir o Q46 a tensão de 3.3V apareceu corretamente nos gates de Q16B e Q46,  JACK_DET# ficou aterrado e os mosfets duplos Q14 e Q17 começaram a funcionar como deveriam.
Neste momento testei lá no pino 13 do codec de áudio e vi a tensão de 4.73V que é a correta quando não há outros dispositivos conectados além dos alto-falantes internos (microfone interno, microfone externo, line in, fones out), e ao plugar o cabo das caixinhas externas no jack dos fones a tensão no pino 13 baixou para 4.18V (4.2V em tempo de projeto acredito).

Problema resolvido. ;D


O R1059 tem então 16.4K mesmo, e o esquema está incorreto.

 

Ficam as dicas aí para quem venha a sofrer com o mesmo problema (sei que será difícil em virtude da idade do equipamento, mas por ser um ancião, o desempenho da máquina no windows 10 com 3gb de memória é bem aceitável, e minha missão é restaurar o funcionamento daquilo que querem reparar, não julgo se vale ou não apena, isso fica a critério dos parceiros e seus clientes, este notebook tem uma qualidade e volume de som que já a muito tempo eu não ouvia).

 

Vale notar ainda que este notebook tem um amplificador de áudio u40 que pode ser visto logo abaixo do codec de áudio e que pode em alguns casos ser a causa de um problema de áudio, e vale notar também que ele esquenta bastante quando em funcionamento e isso é normal em virtude das maneiras como trabalha e foi construído, então não culpe o coitado sem averiguar a máquina adequadamente.

 

No windows 10 eu reverti o driver de áudio, reiniciei o note, e atualizei o driver de áudio novamente para que os alto-falantes internos funcionassem adequadamente, isso durante o processo de averiguação do problema, infelizmente eu não sei em que parte, isso foi feito em função de orientação no site do fabricante.

 

Já ia esquecendo...

 

72a713b3-437f-4a71-907d-a801fbef08f0.thumb.jpg.ceeaeafdc176b25887e73bcc6d397207.jpg


 

Reparem que a serigrafia do codec de áudio diz: 92HP61, este componente foi retirado de outra placa HP, é original, e no esquema desta outra placa constava o 92HD71, os dois são portanto compatíveis pino a pino. ;D

 

 

Boa sorte. 

Editado: por Jack O'Neo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...