Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia Windows 11 torna computadores antigos obsoletos

Avalie este tópico:


Miguel Marshal

Posts em destaque

O Windows 11 está já apresentado, lançado e as novidades são muitas e interessantes. A Microsoft subiu a fasquia nos requisitos para que a experiência de utilização seja rica, segura e duradoura. Contudo, os requisitos de instalação atuais impossibilitarão instalar a nova versão do Windows, mesmo em PCs vendidos apenas há dois anos.

À primeira vista, não há muita diferença entre os requisitos mínimos do Windows 11 e o Windows 10 atual. Esta nova versão do Windows requer no mínimo um processador de 1 GHz de 64 bits, 4 GB de RAM e 64 GB de espaço em disco. No entanto, há um senão!

Windows 11 é como o sol, quando nasce não é para todos

Há muitos utilizadores com computadores que parecem atender a estas especificações. No entanto, estes poderão ter uma desagradável surpresa, pois os a atualização gratuita do Windows 10 para o Windows 11 poderá não acontecer, mesmo em máquinas potentes.

O problema afeta até muitos PCs da linha Surface, fabricados pela própria Microsoft e lançados há apenas dois ou três anos.

É o caso de um dos modelos mais ambiciosos do catálogo da Microsoft, o enorme Surface Studio 2. Esta máquina destina-se a designers e criativos, com um enorme ecrã táctil de 28 polegadas e onde pode desenhar com precisão graças à ajuda da caneta digital Surface Pen.

Esta poderosa máquina foi colocada à venda em 2018 a um preço que rondava os 3.500 dólares. Os seus utilizadores, no entanto, terão de viver no limbo do Windows 10 (que continuará a receber atualizações e suporte até 2025), apesar do facto da máquina ter poder mais do que suficiente para instalar a nova versão do sistema operativo.

TPM está a deixar as máquinas com os nervos em franja

Então, está o problema? Para atualizar para o Windows 11, os computadores não precisam apenas atender aos requisitos listados acima. Devem também estar equipados com um módulo TPM (Trusted Platform Module), um pequeno coprocessador de criptografia projetado para proteger o hardware do computador e que está presente há alguns anos em muitos PCs à venda, embora não em todos.

Normalmente é embutido na motherboard (placa-mãe) da máquina e separado da CPU. Este módulo armazena chaves de criptografia, identidades de utilizadores e é de certa forma uma primeira linha de defesa contra muitos ataques, principalmente aqueles que visam modificar o firmware dos diferentes componentes do equipamento. O Windows 11 requer a versão mais avançada deste módulo, TPM 2.0.

Desde há vários anos que a Microsoft pede aos fabricantes de PC que incluam este componente em todos os computadores que acompanham o Windows 10, mas nem todos estão em conformidade com esse padrão. Além das empresas, os utilizadores mais afoitos na montagem “faça você mesmo”, os que montaram os seus PCs peça a peça, também podem não ter este requisito. Isto porque algumas motherboards são vendidas com suporte para estes tipos de

módulos, mas não incluem um de fábrica.

Aliás, mesmo se o fizessem, o módulo pode não ser ativado por predefinição e fazer essa ativação agora requer modificações no BIOS do sistema, uma etapa que nem todos os utilizadores sabem realizar.

Tudo isso fez com que muitos utilizadores que possuíam um PC aparentemente compatível com as novas especificações, encontrassem um aviso de incompatibilidade ao usar a ferramenta que a Microsoft disponibilizou ao público para verificar se um PC receberá a atualização, conforme mostramos aqui.

 

Nalguns casos, a solução é simplesmente ativar o módulo TPM se ele estiver desabilitado. Noutros, entretanto, nem mesmo isso aliviará o problema.

O motivo é que a Microsoft também exige que os processadores Intel sejam de 8.ª geração (lançados em 2017) ou mais recentes. Isso poderia deixar de fora muitas máquinas com apenas dois ou três anos, como o já mencionado Surface Studio 2 ou o tablet Surface Pro 4, também relativamente recentes.

 

Windows 11: A Microsoft avisou e quem avisa…

Coincidindo com o lançamento da primeira versão beta para programadores do Windows 11, a empresa publicou um artigo no seu site a explicar detalhadamente os motivos destes requisitos e a esclarecer possíveis dúvidas a esse respeito. A empresa espera com o Windows 11 melhorar significativamente a segurança do computador e, para isso, requer certos elementos de hardware que não estavam presentes nos processadores e placas apenas à alguns anos atrás.

Neste momento, a exigência de processadores de 8.ª geração da Intel (ou Zen 2 no caso da AMD) mantém-se, mas a empresa permitirá que algumas máquinas com processadores de uma geração anterior instalem versões beta do Windows 11 para estudar a possibilidade de baixar os requisitos na versão final.

O Windows 11 eleva a fasquia da segurança ao exigir hardware que pode permitir protecções tais como Windows Hello, Device Encryption, Virtualization Based Security (VBS), Hypervisor Protected Code Integrity (HVCI) e Secure Boot. A combinação destas características demonstrou reduzir o malware em 60%. Para cumprir estas medidas, todas as CPUs compatíveis com o Windows 11 devem ter um TPM integrado, suportar arranque seguro e ter capacidades VBS específicas.

Explica a empresa.

É uma boa ideia em teoria, mas o timing para exigir estas características não poderia ser pior. A indústria informática enfrenta sérios problemas de fornecimento de chips, com numerosos atrasos em componentes-chave e um stock esgotado de motherboards e processadores.

 

Especulação no mercado dos chips já se fez sentir

Após o anúncio da exigência de um módulo TPM 2.0, por exemplo, o preço das boards equipadas com um ou os módulos TPM separados para ligação às placas já instaladas subiu em flecha. Shen Ye, gestor de produto da HTC, relatou isto no final da semana passada no Twitter.

No eBay, os módulos TPM 2.0 quadruplicaram de preço no prazo de 12 horas após o anúncio da nova versão do Windows. O Windows 11 ficou disponível para programadores que estejam inscritos no programa Windows Insider.

 

 

 

 

windows11_red000-720x405.jpg

windows11_red01-720x480.jpg

 

Fonte https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/o-grande-problema-do-novo-windows-11-e-que-tornara-milhoes-de-computadores-obsoletos/

Editado: por Miguel Marshal
  • Joinha 14
  • Legal 2
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai chegar um ponto em que adaptações de hardware e/ou software serão comuns, para neutralizar o "autoritarismo" embutido em invencionices tais como TPM e DRM.

 

A democratização da tecnologia promove hacks e cracks. Foi o caso dos destravamentos de consoles, impressoras e smartphones. Não será diferente com PCs.

 

Engenharia reversa...

Editado: por alexandre-mbm
  • Joinha 6
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A proliferação das alternativas só acontecerá mediante politização, "evangelismo", como fez Richard Stallman frente à ameaça do DRM. Que tenha sido a FSF, a cara que esteve à tapa foi notoriamente a dele. Somente usando o recurso democrático do lobby vai se conseguir instrumentação efetiva contra TPM, tal como é a GPLv3 para o DRM. Sem movimentação política, discurso de confronto, a escravização terá seguimento.

  • Joinha 3
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

para quem tem pc fraco a melhor opção é o window 8.0  estou usando para jogos e esta rodando liso ,enquantos as versoes  7 ,8.1 , 10  e essas versoes de windows lite   nenhuma funcionou estrava tranvando  nos jogos ,por exemplo jogo left 4 dead e só o 8.0  conseguiu fafer o jogo rodar liso sem travas .essas versoes  lite é so nome de lite não tem nada.

 

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Estamos  evoluindo para o retrocesso, já que não podemos aproveitar tudo que já foi produzido tendo que descartar equipamentos devido a incompatibilidade de novos sistemas, lamentável dessa forma produziremos cada vez mais lixo eletrônico, eu tenho ´do de jogar componentes eletrônicos fora.  :)

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos!

 

O que me preocupa é que a instalação de outros navegadores ficará dificílima (CONDIÇÃO JÁ IMPOSTA PELA MICROSOFT E QUE JÁ ESTÁ DEIXANDO MILHÕES DE USUÁRIOS REVOLTADOS) e essa coisa já começou em dezembro/2020 quando o Google Chrome (Padrão aqui) começou a travar do nada, isso faz com que o usuário leigo/assustado acabe migrando para Microsoft Edge, a Microsoft quer monopolizar o uso de navegadores, estou com o Windows 11 Pro aqui há 4 meses pois faço parte do Windows Insider Program, por enquanto só maquiagem... 🤬🤬🤬

 

Abraços!

Editado: por GNMilasi
  • Joinha 2
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Da duas uma: A microsoft resolveu, talvez em conluio, com os fabricantes de hardware implementar obsolecencia programada  a força, para obrigar empresas (que é o grande filão para todos eles) a atualizarem seus parques de maquinas mais frequentemente, e o usuario comum vai ser apenas um dano colateral, ou vai acabar aumentando a pirataria do software para manter maquinas antigas operando mais tempo.

Acho que vai acabar acontecendo as duas coisas e definitivamente o usuario domestico foi completamente ignorado....

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 11/07/2021 às 20:38, Miguel Marshal disse:

O Windows 11 está já apresentado, lançado e as novidades são muitas e interessantes. A Microsoft subiu a fasquia nos requisitos para que a experiência de utilização seja rica, segura e duradoura. Contudo, os requisitos de instalação atuais impossibilitarão instalar a nova versão do Windows, mesmo em PCs vendidos apenas há dois anos.

À primeira vista, não há muita diferença entre os requisitos mínimos do Windows 11 e o Windows 10 atual. Esta nova versão do Windows requer no mínimo um processador de 1 GHz de 64 bits, 4 GB de RAM e 64 GB de espaço em disco. No entanto, há um senão!

Windows 11 é como o sol, quando nasce não é para todos

Há muitos utilizadores com computadores que parecem atender a estas especificações. No entanto, estes poderão ter uma desagradável surpresa, pois os a atualização gratuita do Windows 10 para o Windows 11 poderá não acontecer, mesmo em máquinas potentes.

O problema afeta até muitos PCs da linha Surface, fabricados pela própria Microsoft e lançados há apenas dois ou três anos.

É o caso de um dos modelos mais ambiciosos do catálogo da Microsoft, o enorme Surface Studio 2. Esta máquina destina-se a designers e criativos, com um enorme ecrã táctil de 28 polegadas e onde pode desenhar com precisão graças à ajuda da caneta digital Surface Pen.

Esta poderosa máquina foi colocada à venda em 2018 a um preço que rondava os 3.500 dólares. Os seus utilizadores, no entanto, terão de viver no limbo do Windows 10 (que continuará a receber atualizações e suporte até 2025), apesar do facto da máquina ter poder mais do que suficiente para instalar a nova versão do sistema operativo.

TPM está a deixar as máquinas com os nervos em franja

Então, está o problema? Para atualizar para o Windows 11, os computadores não precisam apenas atender aos requisitos listados acima. Devem também estar equipados com um módulo TPM (Trusted Platform Module), um pequeno coprocessador de criptografia projetado para proteger o hardware do computador e que está presente há alguns anos em muitos PCs à venda, embora não em todos.

Normalmente é embutido na motherboard (placa-mãe) da máquina e separado da CPU. Este módulo armazena chaves de criptografia, identidades de utilizadores e é de certa forma uma primeira linha de defesa contra muitos ataques, principalmente aqueles que visam modificar o firmware dos diferentes componentes do equipamento. O Windows 11 requer a versão mais avançada deste módulo, TPM 2.0.

Desde há vários anos que a Microsoft pede aos fabricantes de PC que incluam este componente em todos os computadores que acompanham o Windows 10, mas nem todos estão em conformidade com esse padrão. Além das empresas, os utilizadores mais afoitos na montagem “faça você mesmo”, os que montaram os seus PCs peça a peça, também podem não ter este requisito. Isto porque algumas motherboards são vendidas com suporte para estes tipos de

módulos, mas não incluem um de fábrica.

Aliás, mesmo se o fizessem, o módulo pode não ser ativado por predefinição e fazer essa ativação agora requer modificações no BIOS do sistema, uma etapa que nem todos os utilizadores sabem realizar.

Tudo isso fez com que muitos utilizadores que possuíam um PC aparentemente compatível com as novas especificações, encontrassem um aviso de incompatibilidade ao usar a ferramenta que a Microsoft disponibilizou ao público para verificar se um PC receberá a atualização, conforme mostramos aqui.

 

Nalguns casos, a solução é simplesmente ativar o módulo TPM se ele estiver desabilitado. Noutros, entretanto, nem mesmo isso aliviará o problema.

O motivo é que a Microsoft também exige que os processadores Intel sejam de 8.ª geração (lançados em 2017) ou mais recentes. Isso poderia deixar de fora muitas máquinas com apenas dois ou três anos, como o já mencionado Surface Studio 2 ou o tablet Surface Pro 4, também relativamente recentes.

 

Windows 11: A Microsoft avisou e quem avisa…

Coincidindo com o lançamento da primeira versão beta para programadores do Windows 11, a empresa publicou um artigo no seu site a explicar detalhadamente os motivos destes requisitos e a esclarecer possíveis dúvidas a esse respeito. A empresa espera com o Windows 11 melhorar significativamente a segurança do computador e, para isso, requer certos elementos de hardware que não estavam presentes nos processadores e placas apenas à alguns anos atrás.

Neste momento, a exigência de processadores de 8.ª geração da Intel (ou Zen 2 no caso da AMD) mantém-se, mas a empresa permitirá que algumas máquinas com processadores de uma geração anterior instalem versões beta do Windows 11 para estudar a possibilidade de baixar os requisitos na versão final.

O Windows 11 eleva a fasquia da segurança ao exigir hardware que pode permitir protecções tais como Windows Hello, Device Encryption, Virtualization Based Security (VBS), Hypervisor Protected Code Integrity (HVCI) e Secure Boot. A combinação destas características demonstrou reduzir o malware em 60%. Para cumprir estas medidas, todas as CPUs compatíveis com o Windows 11 devem ter um TPM integrado, suportar arranque seguro e ter capacidades VBS específicas.

Explica a empresa.

É uma boa ideia em teoria, mas o timing para exigir estas características não poderia ser pior. A indústria informática enfrenta sérios problemas de fornecimento de chips, com numerosos atrasos em componentes-chave e um stock esgotado de motherboards e processadores.

 

Especulação no mercado dos chips já se fez sentir

Após o anúncio da exigência de um módulo TPM 2.0, por exemplo, o preço das boards equipadas com um ou os módulos TPM separados para ligação às placas já instaladas subiu em flecha. Shen Ye, gestor de produto da HTC, relatou isto no final da semana passada no Twitter.

No eBay, os módulos TPM 2.0 quadruplicaram de preço no prazo de 12 horas após o anúncio da nova versão do Windows. O Windows 11 ficou disponível para programadores que estejam inscritos no programa Windows Insider.

 

 

 

 

windows11_red000-720x405.jpg

windows11_red01-720x480.jpg

 

Fonte https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/o-grande-problema-do-novo-windows-11-e-que-tornara-milhoes-de-computadores-obsoletos/

Tem certeza?

Captura de tela 2021-11-27 041548.png

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Mazinho Sousa disse:

@Mazinho Sousa Também estou utilizando o Windows 11 em uma máquina antiga

 

410889775_CapturadeTela.thumb.png.b01a1787840deec8a0ae2823425594bf.png

 

Placa mãe G31

Processador Pentium E5400

4GB DDR2 800MHz

GTX 650 1GB

SSD 256GB

Cara eu tenho o Processador Qx9300 mas infelizmente meu notebook não suporta, por que a  bios não é desbloqueada para quatro núcleos, mas existe um notebook com especificações semelhantes é o m6400,tô procurando uma solução mas até agora nada, queria fazer uma bios modificada para overclock de ram e processador,tô procurando por ai,mas até agora nada,

até consegui fazer um overclock fraco de 2.40ghz para 

2.50ghz

fonte de alimentação existe de 210W

https://www.amazon.com/-/es/Genuine-adaptador-Precision-M6500-Compatible/dp/B00S8G0T7C

cooler e pasta térmica não é problema.

https://valid.x86.fr/vmu4ze

Editado: por luan timoteo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@luan timoteo Parece que esse notebook só suporta até um T9900

https://www.dell.com/community/Laptops-General-Read-Only/Dell-Inspiron-1545-CPU-Upgrade/td-p/4479530

 

Notebooks tem muita limitação, creio que no seu caso não tem o que ser feito para suportar esse Qx9300. Você pode colocar um SSD se ainda não colocou, melhora bastante o desempenho

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Mazinho Sousa disse:

@luan timoteo Parece que esse notebook só suporta até um T9900

https://www.dell.com/community/Laptops-General-Read-Only/Dell-Inspiron-1545-CPU-Upgrade/td-p/4479530

 

Notebooks tem muita limitação, creio que no seu caso não tem o que ser feito para suportar esse Qx9300. Você pode colocar um SSD se ainda não colocou, melhora bastante o desempenho

Já tem SSD, O MEU NOTEBOOK  É ESSE https://valid.x86.fr/vmu4ze

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
2 minutos atrás, Rafa Martins Deus é Fiel disse:

Então, instalei a versao lite do windows 11 pro, aqui em uma maquina com 2GB de ram e porcessador amd 64 bits dual core.

 

Subiu rindo....

Se um cachorro consegue rodar o Windows 11, qual pc com dual core e 2.5ghz/4GB RAM não roda? kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...