Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Microboard Ultimate M42G Rev B - Ligando automaticamente

Avalie este tópico:


halflife3

Posts em destaque

Boa tarde, estou com um notebook Microboard Ultimate "meio problematico" na bancada! Modelo desconhecido (o adesivo está apagado), placa mae modelo m42g npb ver b

 

Cliente reclamou que ele não ligava, nao acrescentou mais nada de informação!

 

Primeiro teste foi na Fonte e ela está com tensão ok!

 

O Notebook não ligava na fonte, porem ligava na Bateria! Apos desmontar e desconectar tudo (deixando somente memoria, processador, cooler, placa de energia e botão power) o notebook funcionou na energia (LCD externo). Procurei por alguma peça queimada, torrada e o que eu encontrei foi zinabre (nem em placas de 486/pentium eu encontrei zinabre) em certos componentes ... (imagem em anexo)

 

Limpei essa sujeira / zinabre com alcool isoproprilico e uma escova de cerdas duras! apos a limpeza coloquei o plug da fonte e nada do botao power funcionar, nada de imagem... plugo, desplugo e nada ...

 

Quando conectava a fonte eu percebi que havia tensoes de 3.3 e 5 volts nas bobinas perto do conector sata, depois de uns 10 minutos percebo que o processador estava esquentando (como se tivesse ligado)!

 

Despluguei a fonte, conectei aqueles testes lcd, pluguei a fonte na tomada e o note ligou sem usar o botao ... removi da tomada e removi a placa do botao power, liguei novamente na tomada e o note continua ligando ..

 

Alguem ja viu isso? Ele liga automaticamente, mas nao da imagem?

CAM00367.jpg.f80104626cc3fa02992447d7ed90e657.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, provavelmente algum desses componentes oxidado deve estra em curto, vc vai ter que testar os capacitores e fets para ver se não estao em curto,se nada estiver, lava a placa toda com agua e sabão e colocar na estufa para secar direitinho. se mesmo assim nao funcionar tera que substituir o mainpower e o I/O.

 

ferifica ai!! se ajudei não esquece do JOINHA. 8)

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo como já fez a limpeza e da maneira que estava deve estar igual por baixo dos BGAs.

Remova a pilha e tente meter álcool isopropílico para baixo do BGA mais próximo onde estava em pior estado, deixe um pouco e sopre com ar de compressor!

E teste.

Pela foto parece que caio algum liquido.

Se assim tiver caído liquido por baixo do BGA pode dar uma olhada nas esferas e verifique se não esta branco por baixo.

Se tiver aconselho a tirar limpar e rebalar!

 

Bom trabalho

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos que responderam!

 

Vamos por parte!

 

Por falta de atenção minha, reparando as carcaças encontrei pistas (chamem o CSI) que algo foi derrubado no notebook! Tipo Cafe/Coca ou Chocolate na parte do Teclado/Cd-Rom. Na carcaça inferior tem pequenos pontos de zinabre em diversas areas ...

 

Ele já foi mexido anteriormente (por outras pessoas), a primeira vez segundo o cliente foi a placa filha da entrada de energia (onde foi reparado), depois a placa filha de energia foi trocada..

 

Aparentemente tem componentes que foram removidos (pingo de solda sem componente, soldas sem padrão definido .. dificil acreditar que a maquina de solda iria errar ...)

 

Por enquanto obrigado por todas ajudas, vou tentar algumas durante a semana e se houver alguma novidade eu posto por aqui .. infelizmente algumas das possiveis soluções coisas eu não vou conseguir fazer!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...