Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia Empresa socioambiental e economia solidária

Avalie este tópico:


Jose Roberto Rago

Posts em destaque

*Por José Roberto Rago

19 de julho de 2021

 

Atualmente muitas empresas buscam o equilíbrio entre obter resultados e manter o desenvolvimento Social e Ambiental.

Na sociedade contemporânea percebe-se um hábito consumista de compra, uso e descarte que se torna mais acentuado pelas estratégias das indústrias baseadas nas evoluções tecnológicas. Elas colocam os seus produtos no mercado promovendo junto aos seus clientes um ciclo de renovação tecnológica com períodos cada vez mais curtos, o que leva a um grande consumo de recursos naturais, aumento da poluição na fabricação e no descarte inadequado desses materiais.

Nesse cenário estão surgindo dentro de algumas empresas a preocupação e diversas ações, dentre elas a de logística reversa. As iniciativas de reciclagem oferecem um enorme benefício por não ter que extrair novos recursos do planeta para fabricar produtos e cada vez mais vemos empresas seguindo os conceitos de Empresa B e Economia Solidária .

Dentro dessa linha de atuação, estamos vendo uma adaptação das antigas empresas e a formação de novas empresas já com esses conceitos bem definidos, olhe o exemplo do McDonalds que aproveita a sua logística de entrega de produtos e recolhe no mesmo ato todo resíduo de óleo das suas lojas, depois transforma-o em biocombustível para ser utilizado nestes mesmos caminhões de entrega. Outro exemplo interessante é o da Natura que valoriza o manejo da floresta, práticas agrícolas sustentáveis e estimula o combate ao desmatamento. Vale ressaltar também a proposta da Smartfix que se posiciona entre as indústrias e os consumidores como uma assistência técnica especializada, regenerando os equipamentos eletrônicos usados e defeituosos recolocando-os no mercado, desta forma prolonga o tempo de uso de 1 ou 2 anos, imposto pelas indústrias, aumentando o ciclo de vida de vários tipos de equipamentos e tornando a inclusão tecnológica da sociedade mais acessível.

Resumidamente podemos dizer que os benefícios imediatos destas atividades, além da preservação do meio ambiente, o processo de reciclagem gera toda uma nova cadeia de empregos nas áreas técnicas, logística, marketing, etc.

 

Seja positivista e resiliente em suas escolhas: “Nossa sociedade aos poucos torna-se cada vez mais consciente de que precisa preservar o planeta e adota ações nesse sentido”.

 

* José Roberto Rago Administrador de Empresas/Gestão Empresarial – Sócio diretor da Rave Empreendimentos.

Referências:

 

https://www.ecycle.com.br/empresa-b/

RECICLAGEM_1.thumb.png.1035734dceb753fa5558922799726495.png

https://cirandas.net/fbes/o-que-e-economia-solidaria

 

https://recetadelfuturo.com/economia-circular/

 

https://smartfixcell.com.br/

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...