Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise SOM TCS3252 C3TECH - Problema Entrada e Saida, Melhorar Sistema Sonoro

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá a todos, possuo esse sistema de som 2.1 canais me atende muito bem, porém houve um problema e não estou sabendo resolver.

Parou de sair som, a entrada e a saída está com problemas.

Amanhã irei comprar o Jack para fazer a troca dos dois. (preciso arrumar ele antes de comprar uma placa para fazer as mudanças que pretendo).

O que mais poderia melhorar nesse circuito? 

Como consigo fazer a identificação desse modelo da placa amplificadora?

A qualidade sonora dele acredito que para o uso em casa é perfeito, não tenho o que reclamar, quando ele estava funcionando única coisa ruim era o chiado quando está sem nada tocando.

Estava querendo melhorar esse sistema, trocar a placa amplificadora, adicionar mais caixas...

Possuo 1 SUB, e 4 caixas, seria possível arrumar alguma placa e aproveitar as caixas e mudar apenas a parte eletrônica?.
Esse circuito possui um 4558D e um TDA2030

1579711274_WhatsAppImage2021-07-21at9_20.01PM(2).thumb.jpeg.a6c2a3ccf1b487abd91694c86aafb12d.jpeg

1293477565_WhatsAppImage2021-07-21at9_20.01PM(3).thumb.jpeg.4cd5b48029c50adade9f7e8c9d32af6b.jpeg

1539860068_WhatsAppImage2021-07-21at9_20.01PM(4).thumb.jpeg.9a31fa06fa9d263f29784877b00644bd.jpeg

1817997049_WhatsAppImage2021-07-21at9_20_01PM.thumb.jpeg.7ac89c1bf2af228339d3c3f784a1884b.jpeg

Editado: por macedo.bruno
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, 

 

@macedo.bruno o sistema 2.1 possui “3 vias”. Canal esquerdo e direito (duas caixas/auto-falantes e um sub (caixa que reproduz graves).

 

o tda2030 amplifica as frequências baixas ( sub)  e esse circuito integrado abaixo do dissipador de calor fino em forma de “u” os outros dois canais . Esse sistema não suporta colocar mais caixas!  Para colocar outra placa deverá providenciar uma outra fonte (o transformador da sua não suporta) além de respeitar a potência dos seus auto falantes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/07/2021 às 21:56, macedo.bruno disse:

Olá a todos, possuo esse sistema de som 2.1 canais me atende muito bem, porém houve um problema e não estou sabendo resolver.

Parou de sair som, a entrada e a saída está com problemas.

Amanhã irei comprar o Jack para fazer a troca dos dois. (preciso arrumar ele antes de comprar uma placa para fazer as mudanças que pretendo).

O que mais poderia melhorar nesse circuito? 

Como consigo fazer a identificação desse modelo da placa amplificadora?

A qualidade sonora dele acredito que para o uso em casa é perfeito, não tenho o que reclamar, quando ele estava funcionando única coisa ruim era o chiado quando está sem nada tocando.

Estava querendo melhorar esse sistema, trocar a placa amplificadora, adicionar mais caixas...

Possuo 1 SUB, e 4 caixas, seria possível arrumar alguma placa e aproveitar as caixas e mudar apenas a parte eletrônica?.
Esse circuito possui um 4558D e um TDA2030

1579711274_WhatsAppImage2021-07-21at9_20.01PM(2).thumb.jpeg.a6c2a3ccf1b487abd91694c86aafb12d.jpeg

1293477565_WhatsAppImage2021-07-21at9_20.01PM(3).thumb.jpeg.4cd5b48029c50adade9f7e8c9d32af6b.jpeg

1539860068_WhatsAppImage2021-07-21at9_20.01PM(4).thumb.jpeg.9a31fa06fa9d263f29784877b00644bd.jpeg

1817997049_WhatsAppImage2021-07-21at9_20_01PM.thumb.jpeg.7ac89c1bf2af228339d3c3f784a1884b.jpeg

 

Aumentar potencia é bem difícil, esses produtos já vem com uma produção no limite, uma vez chegou aqui um home que as caixinhas eram até legais, mas o circuito é bem precário em questão de qualidade, então pesquisei uns esquemas na internet de melhor qualidade, classe A, se não me engano usava 2sc5200, deu um trabalhão, mas a qualidade do áudio ficou inexplicável, lógico que os falantes das caixinhas ajudavam tbm, pois não adianta fazer tudo isso e vc ter uns falantes bem ruins.. em fim, fiz isso nas horas vagas e servia como terapia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ohm disse:

Olá, 

 

@macedo.bruno o sistema 2.1 possui “3 vias”. Canal esquerdo e direito (duas caixas/auto-falantes e um sub (caixa que reproduz graves).

 

o tda2030 amplifica as frequências baixas ( sub)  e esse circuito integrado abaixo do dissipador de calor fino em forma de “u” os outros dois canais . Esse sistema não suporta colocar mais caixas!  Para colocar outra placa deverá providenciar uma outra fonte (o transformador da sua não suporta) além de respeitar a potência dos seus auto falantes. 

 

Entendi, então aquelas placas que vendem no ML ou ali apenas não servem, tem que ter um transformador para tal placa.

 

1 hora atrás, Ascent Tecnologia e info disse:

 

Aumentar potencia é bem difícil, esses produtos já vem com uma produção no limite, uma vez chegou aqui um home que as caixinhas eram até legais, mas o circuito é bem precário em questão de qualidade, então pesquisei uns esquemas na internet de melhor qualidade, classe A, se não me engano usava 2sc5200, deu um trabalhão, mas a qualidade do áudio ficou inexplicável, lógico que os falantes das caixinhas ajudavam tbm, pois não adianta fazer tudo isso e vc ter uns falantes bem ruins.. em fim, fiz isso nas horas vagas e servia como terapia. 

Aumentar a potencia não é o meu intuito em si, quero algo com maior qualidade que não fique insuportável de escutar...

Meu som voltou a vida aqui, refiz a solda dos conectores porém estou com um problema não sei se é na entrada ou saida.

Apenas um lado funciona.

Como posso descobrir onde é o problema, se é entrada ou saída e como corrigir e fazer voltar a funcionar os dois lados (Direito e esquerdo)

 

Obrigado pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, macedo.bruno disse:

então aquelas placas que vendem no ML ou ali apenas não servem, tem que ter um transformador para tal placa.

Correto, além da placa precisa alimentar a mesma com uma fonte. 
 

41 minutos atrás, macedo.bruno disse:

Como posso descobrir onde é o problema, se é entrada ou saída e como corrigir e fazer voltar a funcionar os dois lados (Direito e esquerdo)

O simples fato de encostar no pino de entrada do amplificador (no seu caso que tal circuito integrado é alimentado com baixa tensão, sem

risco choque) ele produzirá um som característico de “buuum” no auto falante. assim saberá que está tudo ok com o circuito integrado. Se tiver multímetro dá pra testar continuidade dos cabos de entrada, muito comum de romperem internamente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, ohm disse:

Correto, além da placa precisa alimentar a mesma com uma fonte. 
 

O simples fato de encostar no pino de entrada do amplificador (no seu caso que tal circuito integrado é alimentado com baixa tensão, sem

risco choque) ele produzirá um som característico de “buuum” no auto falante. assim saberá que está tudo ok com o circuito integrado. Se tiver multímetro dá pra testar continuidade dos cabos de entrada, muito comum de romperem internamente. 

Eu acabei de fazer o cabo e já testei a continuidade da entrada, está tudo ok.

Eu to achando que é algum problema no conector da placa amplificadora ou entrada ou saída, comprei para realizar a troca mas por conta da minha inexperiencia na area comprei o conector errado (era o mais parecido com o da minha placa) porém não é o mesmo, é possivel fazer alguma "adaptação" vulgo gambiarra para utilizar eles?

 

873527969_WhatsAppImage2021-07-23at12_16_04PM.thumb.jpeg.9feaa0ac6aaf969645650286cbd5567b.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/07/2021 às 19:57, macedo.bruno disse:

 

Teria como explicar um pouco mais sobre? Ou como eu pesquiso para saber?
Procurei aqui e no google bypass conector p2, não encontrei nada relacionado.

Obrigado

 

Algumas vezes seu áudio tá entrando, passando pelo pré e seguindo o caminho, outras vezes ele não chega nem ao pré e fica preso em um resistou ou outro componente qualquer, ou até mesmo o pré não tá com saida de sinal, como eu faço para testar e saber até onde o audio está indo, uma foto do meu teste, bem simples, um falante com uma pronta de prova, coloco o negativo lá no negativo do audio e saio testando, seguindo a trilha do audio.

WhatsApp Image 2021-07-27 at 11.10.19(1).jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 27/07/2021 às 11:14, Ascent Tecnologia e info disse:

 

Algumas vezes seu áudio tá entrando, passando pelo pré e seguindo o caminho, outras vezes ele não chega nem ao pré e fica preso em um resistou ou outro componente qualquer, ou até mesmo o pré não tá com saida de sinal, como eu faço para testar e saber até onde o audio está indo, uma foto do meu teste, bem simples, um falante com uma pronta de prova, coloco o negativo lá no negativo do audio e saio testando, seguindo a trilha do audio.

WhatsApp Image 2021-07-27 at 11.10.19(1).jpeg

Obrigado pela sugestão, ótima dica.
Tentei resoldar o plug p2 de entrada e acabei estragando a PCB, será que consigo recuperar ela? 

caca.thumb.jpeg.1602b230f956f7e872535a335a092bd1.jpeg

caca2.jpeg

Editado: por macedo.bruno
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/08/2021 às 16:08, macedo.bruno disse:

Obrigado pela sugestão, ótima dica.
Tentei resoldar o plug p2 de entrada e acabei estragando a PCB, será que consigo recuperar ela? 

caca.thumb.jpeg.1602b230f956f7e872535a335a092bd1.jpeg

caca2.jpeg

 

Consegue, com paciência e ir refazendo as trilhas com pequenos pedaços de fio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/08/2021 às 12:02, Ascent Tecnologia e info disse:

 

Consegue, com paciência e ir refazendo as trilhas com pequenos pedaços de fio

 

Vou comprar uma placa amplificadora, alguém pode dar uma sugestão de modelo?
Esse modelo da minha é um classe D?
Minhas caixas que possuo a maior que tenho é 50W, porém não ligo para potência, quero qualidade para escutar musica, filmes em qualidade dentro de casa mesmo.

No total tenho 4 alto falantes e 1 sub. o sub se não me engano é de 10W.

Se tiverem sugestões estou pesquisando bastante sobre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/08/2021 às 14:19, macedo.bruno disse:

 

Vou comprar uma placa amplificadora, alguém pode dar uma sugestão de modelo?
Esse modelo da minha é um classe D?
Minhas caixas que possuo a maior que tenho é 50W, porém não ligo para potência, quero qualidade para escutar musica, filmes em qualidade dentro de casa mesmo.

No total tenho 4 alto falantes e 1 sub. o sub se não me engano é de 10W.

Se tiverem sugestões estou pesquisando bastante sobre.

O TDA2030 é um amp HI-Fi de classe AB de 14W, você pode encontrar no ML plaquinhas já montadas, inclusive com o mesmo componente que o seu, ou se quiser se aventurar você pode mesmo montar uma plaquinha e usar seus componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/08/2021 às 10:43, Ascent Tecnologia e info disse:

O TDA2030 é um amp HI-Fi de classe AB de 14W, você pode encontrar no ML plaquinhas já montadas, inclusive com o mesmo componente que o seu, ou se quiser se aventurar você pode mesmo montar uma plaquinha e usar seus componentes.

esse.png.4ce4deb403b273b485ee3db0a82d958e.png

Essa placa aqui seria uma "compativel"?

Sou muito leigo nisso e estou na procura de uma placa para fazer a substituição visando tentar manter a qualidade e talvez de extra ligar minhas 2 caixas extras que tenho aqui.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, macedo.bruno disse:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Essa placa aqui seria uma "compativel"?

Sou muito leigo nisso e estou na procura de uma placa para fazer a substituição visando tentar manter a qualidade e talvez de extra ligar minhas 2 caixas extras que tenho aqui.

 

Esse é só para um canal (via de áudio). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/08/2021 às 13:46, macedo.bruno disse:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Essa placa aqui seria uma "compativel"?

Sou muito leigo nisso e estou na procura de uma placa para fazer a substituição visando tentar manter a qualidade e talvez de extra ligar minhas 2 caixas extras que tenho aqui.

 

 

Primeiro veja o transformador que você tem, veja a tensão dele para poder encontrar um circuito compatível,  geralmente esses feitos com TIP41 / 42 a tensão e corrente exigidas dos trafos são um pouco mais elevadas, esse modelo em questão que você citou ele é apenas para uma canal, neste caso você teria que comprar dois ou até três caso queira colocar um sub, mas para isso seu trafo teria que aguentar eles, por isso seria bom você manter a linha de Ci da linha TDA como TDA2030, TDA2005, TDA2050, quem sabe até mesmo um TDA7294 porem esse exigia um trafo maior, geralmente nos proprios datasheet dos componente vem um esquema, por fim, tudo vai depender do seu trafo, na china tbm tem boas opções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com seu transformador você dispõem aproximadamente de 10 watts rms. Portanto indico uma placa amplificadora de classe D que terá mais rendimento, uma estilo 2.1. 
 

Veja essa, não conheço e nem indico tal vendedor, simplesmente foi o primeiro na pesquisa: são dois canais de 6w e um de 25, esse seu transformador conseguirá suportar a contento.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Editado: por ohm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/08/2021 às 20:16, ohm disse:

Com seu transformador você dispõem aproximadamente de 10 watts rms. Portanto indico uma placa amplificadora de classe D que terá mais rendimento, uma estilo 2.1. 
 

Veja essa, não conheço e nem indico tal vendedor, simplesmente foi o primeiro na pesquisa: são dois canais de 6w e um de 25, esse seu transformador conseguirá suportar a contento.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

@Ascent Tecnologia e info

Obrigado pela pesquisa e pela dica

Possuo duas fontes de notebook aqui uma 19.5V 4.5A e outra 19.5V 3.3A.

Estava procurando na china mesmo para comprar, aparentemente parece mais elaborada, seria uma boa escolha?

ZK-TB21 TPA3116D2 bluetooth 5.0 Placa de amplificador de subwoofer 50WX2 + 100W 2.1

image.thumb.png.0e346bb6e967067b6439cb4160a91f94.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...