Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Sony Vaio PCG-7182x - MBX-218 - Liga quando aquece a placa

Avalie este tópico:


johw

Posts em destaque

Pessoal estou com esse Sony aqui quebrando a cabeça e não consigo encontrar o maldito defeito. A placa chegou inoperante, sem sinal algum, somente com os 19v. Então injetei 5v na bobina PL15 e o ci responsável por liberar essas tensões super aqueceu, é o TPS 51120.. Depois de trocar a maquina ligou e funcionou perfeitamente. Mas quando desliguei e ela esfriou, voltou a apresentar o mesmo defeito. Então resolvi trocar os ci reguladores ao lado das bobinas de 3 e 5v, e a maquina tornou a ligar novamente e quando esfriava apresentava novamente o defeito, troquei os capacitores de tantalo e deu a mesma coisa.. E ai descobri que quando aquecia essa região a placa dava sinal de vida, então logo suspeitei da ponte sul que fica ao lado do processador, mas como é intel achei meio improvável ser reballing pois esses chips intel raramente apresentam esse tipo de defeito, ainda mais nessas placas da sony, mas mesmo assim antes de retirar, fiz um leve reflow na peça e a maquina ligou e quando deixei esfriar voltou novamente na estaca zero. Acredito que não seja reballing mas não consigo de jeito nenhum encontrar o que está ocasionando esse defeito...Estou começando a acreditar que esse defeito está no cristal da ponte sul, e não nas esferas em baixo do chip. Alguém tem uma dica do que pode ser? E se a ponte sul com defeito deixa a maquina zerada de tensão a ponto de não dar sinal nem de carga da bateria?

Editado: por johw
Resolvido
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, johw disse:

Pessoal estou com esse Sony aqui quebrando a cabeça e não consigo encontrar o maldito defeito. A placa chegou inoperante, sem sinal algum, somente com os 19v. Então injetei 5v na bobina PL15 e o ci responsável por liberar essas tensões super aqueceu, é o TPS 51120.. Depois de trocar a maquina ligou e funcionou perfeitamente. Mas quando desliguei e ela esfriou, voltou a apresentar o mesmo defeito. Então resolvi trocar os ci reguladores ao lado das bobinas de 3 e 5v, e a maquina tornou a ligar novamente e quando esfriava apresentava novamente o defeito, troquei os capacitores de tantalo e deu a mesma coisa.. E ai descobri que quando aquecia essa região a placa dava sinal de vida, então logo suspeitei da ponte sul que fica ao lado do processador, mas como é intel achei meio improvável ser reballing pois esses chips intel raramente apresentam esse tipo de defeito, ainda mais nessas placas da sony, mas mesmo assim antes de retirar, fiz um leve reflow na peça e a maquina ligou e quando deixei esfriar voltou novamente na estaca zero, outra coisa que notei é que quando ela está com esse sintoma de não dar sinal de nda, o terra fica em 6ohms em relação as bobinas de 3v e 5v, e quando ela está "normal" essa impedância sobe para 680ohms em média. Acredito que não seja reballing mas não consigo de jeito nenhum encontrar o que está ocasionando esse defeito...Estou começando a acreditar que esse defeito está no cristal da ponte sul, e não nas esferas em baixo do chip. Alguém tem uma dica do que pode ser? E se a ponte sul com defeito deixa a maquina zerada de tensão a ponto de não dar sinal nem de carga da bateria?

Bom dia, como esta o io desta placa, verifica ele, se esta sujo ou com solda ruim.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...