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tutorial Desbloqueio de shaders na RX560


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 NOTAS:

 

  1.  O procedimento pode danificar sua placa de vídeo permanentemente, este guia se aplica ao estudo eletrônico da placa e procedimentos de alteração de BIOS. Não reclame caso sua placa não funcione após o procedimento. Não me responsabilizo caso sua placa apresente defeitos, só execute se for técnico na área e tenha conhecimento para consertar o que possa vir a estragar durante a tentativa de alteração.
  2.  Sua placa estará instantaneamente fora da garantia após a edição da BIOS, tenha em mente que o corrompimento de BIOS para abertura de RMA já é uma prática conhecida e facilmente detectável por todos os fabricantes.

 

Neste guia será realizado o experimento de desbloqueio de TMUs não disponibilizados pelos fabricantes das RX560.

 Compatível com: RX460, RX560 e RX560D

 

Softwares necessários:

  • AMD VBFlash 2.93
  • Polaris Bios Editor 1.6.7
  • AMD Pixel Clock Patcher 1.4.10

 

  Sempre foi muito comum o uso de técnicas de cut-down em processadores pela indústria, seja por firmware ou hardware, tal como foi com os AMD Phenom II X2 que por software se tornavam quadcores, ou o Pentium G6951, do qual pode-se desobloquear 1MB extra de memória cache, processadores LGA 775 os usuários tampavam pads com fita isolante e os biosmod em placas mãe para overclock via BCLK nos Skylake.
 Um processador que não tenha alcançado as caracteristicas necessárias para se tornar um produto específico, passa a ser rebaixado a um de menores especificações, se tornando então, um modelo inferior, seja por não alcançar determinado número de núcleos, determinada faixa de tensão, consumo, ou até mesmo demanda de mercado. Processo que é denominado como "binagem" em tradução direta.

 

 Seguindo as especificações, uma RX560 tem originalmente 56 TMU's e 896 Shaders, uma configuração que pode facilmente ser aumentada para 64 TMU's e 1024 Shaders.

  •  Texture mapping unit (TMU, unidade de mapeamento de textura) — Unidade que rotaciona e redimensiona uma imagem bitmap e a aplica em uma superfície ou objeto 3D. São responsáveis pela aplicação do Filtro Anisotrópico.
  •  Render output unit (ROP, unidade de saída de renderização) — uma das etapas finais de renderização na qual os pixels e texels na placa são processados no pixel final a ser exibido na tela. São responsáveis pela aplicação dos algoritmos de antialiasing por exemplo.

 

Aumentando no número de TMUs e Shaders:

 

 O primeiro passo para qualquer modificação de BIOS, será extrair a mesma da placa, não será possível utilizar uma BIOS de uma Gigabyte em uma placa de vídeo Aorus por exemplo, são raríssimas as exceções, por isso a necessidade de trabalhar encima da BIOS da própria placa.

 A extração poderá ser realizada pelo próprio software GPU-Z, clicando na seta que fica ao lado do campo "BIOS VERSION".

 Ao salvar sugiro nomear o arquivo como "original.rom"

 

gpuzbiosdefault.PNG.a995c7a18eee47a8a76e2d0776903713.PNG

 

 Começa agora a edição do arquivo de bios propriamente dito, nesta etapa que será feito o desbloqueio dos TMUs e Shader.
 Abra o arquivo "original.rom" com o programa HxD Editor.

 

HXD.PNG.997acc598728b85b98579b920864770b.PNG

 

 Use o atalho CTRL+R para localizar e substituir, em seguida preencha conforme a imagem abaixo. Será procurado o padrão 6F 22 70 22 e substituido por 6F 22 6F 22, lembre-se de escolher a aba de valores hexadecimais conforme a imagem:

 

 

1955036129_HXDEdit.PNG.15736ae31e5e2fb99a0a8ab0c27cc7c0.PNG

 

 Após a modificação, salve o arquivo como "biosmod1.rom".

 

 O próximo passo será a correção de checksum do arquivo, assim o gravador não irá reportar erro por corrompimento durante a gravação. Para isso, basta abrir o arquivo em um editor de BIOS, neste caso, o "PolarisBiosEditor". Note que haverá um erro assim que o arquivo editado for aberto com este programa, bastará salvar o arquivo novamente, recomendo utilizar o nome "biosmod.rom".

 

INVALIDCHECKSUM.PNG.c2d840c399126ed37f7d2ea42627c3c3.PNG

 

 Temos agora um arquivo já editado, que pode ser utilizado na gravação da EEPROM. Utilize a versão adequada do programador para evitar corrompimento  durante a gravação. Copie o arquivo "biosmod.rom" para o diretório do gravador (apenas para simplificar a digitação em seguida na linha de comando na programação).

 Abra o prompt de comando do Windows como administrador, navegue até a pasta do programador (exemplo, CD C:\Users\Usuario\Downloads\atiflash_293).
 Execute o comando:

Quote

amdvbflash.exe -f -p 0 biosmod.rom

 

Salve e reinicie o computador.

 

 Solução para o erro 43:

 

Capture.PNG.d11e2b6c31d5060a8ae07da9b32c7df1.PNG

 

 Devido ao arquivo de BIOS contar com um checksum não assinado digitalmente, o sistema acusará erro ao instalar o driver, neste caso será necessário rodar o patch para que o driver seja instalado assim mesmo.

 

 

patch.PNG.d3d6fd39a043c1643b73b160706a4847.PNG

 

 Confirme e reinicie o computador, o driver estará corretamente instalado. Note que o GPU-Z acusará a nova especificação que a placa passa a ter:

 

 

gpuzbiosmodshader.PNG.e2d7a162bce504d6386e926cec47c344.PNG

 

 Os passos seguintes serão opcionais, onde será realizado um aumento na frequencia da memória com o intuito de aumentar de 96Gbps para 112Gbps.

 Abra o arquivo  "biosmod.rom" com o "PolarisBiosEditor", em seguida altere a linha referente ao clock da memória para 2000mhz.

 

29231853_BiosEditor.thumb.PNG.c24c2fefda87a6c646699dfdf9788853.PNG


 Dependendo da fabricante, as placas podem estar utilizando memórias reaproveitadas de outras placas, muito comum em marcas chinesas que em alguns casos até repintam os módulos e reimprimem o modelo da memória por cima da repintura para esconder o tom marrom do componente, assim pode não funcionar com o aumento do clock, devido a rampa extremamente agressiva utilizada na ressoldagem, mas isso é assunto para outra postagem.
 Pode-se aumentar também o TDP para 65W para evitar queda do clock da GPU graças ao consumo extra das memórias.

 Salve o arquivo como "biosmodmem.rom"

 Repita o processo de gravação com o comando:
 

Quote

amdvbflash.exe -f -p 0 biosmod.rom

 

Após reiniciar, o aumento de desempenho estará em vigor, em alguns jogos ou até mesmo mineração será notada a diferença.

 

gpuzbiosmodshadermem.PNG.0bdf04d245136cbd9413757dd931aaba.PNG

 

Seguem capturas de tela comparando as diferenças no GTA V:

 

  • Original:

testeoriginal.thumb.png.ee1deea938b3eef1a61523f870f284f4.png

 

  • Biosmod de Shaders/TMUs

testebiosmodshaders.thumb.png.47e99f441954271f75ddf43b3c467755.png

 

  • Biosmod de Shaders/TMUs com memorias em 2000Mhz (sem alteração no TDP)

testebiosmod.thumb.png.5f38593937f40789eeea8728e841d1a3.png

 

 Meu teste foi realizado com Filtro Anistrópico desligado, MSAA em 2X e FXAA ligado. Dependendo do jogo ou aplicação, o uso dos recursos da placa de vídeo podem variar, em alguns jogos que usam pouco acesso à memória, a diferença de desempenho será inferior, ou caso o uso seja em maiores resoluções, a diferença de desempenho será maior devido a necessidade de acesso a memória serem maiores. Analise o seu uso pois pode não valer a pena a alteração da BIOS tendo em vista o risco em danificar a placa, obviamente espera-se do leitor o bom senso ao realizar estes procedimentos e um certo nível técnico na área eletrônica.

 

 Não recomendo o procedimento para uso em mineração, uma vez que a grande maioria de placas de vídeo de entrada não contam com dissipadores para as memórias e a área de contato da GPU com o dissipador é bem pequena, super aquecendo o controlador de memória. Leve em conta que o uso do controlador de memória em jogos é bem menor se comparado ao uso em mineração.

 

Extra:

 Vou deixar abaixo uma lista dos processadores que tem bloqueio por software de seus recursos, conforme citei no início do tópico, apenas para fins ilustrativos:

 

image.thumb.png.7bd2b0dd5e4f5c059d78284e36e5fb4b.png

 

 Espero que o uso do biosmod seja realizado com cautela pelos leitores e que tudo ocorra bem, em caso de sucesso, sinta-se livre para compartilhar a diferença de desempenho obtida, assim os demais leitores poderão avaliar a necessidade de realizar ou não o procedimento baseado no desempenho extra que possam vir a extrair de suas placas.

 

 

  • Joinha 1
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