Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

ESR Meter V10 como usar

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Amigos, comprei este aparelho para medir a ESR de capacitores, mas confesso que ele não me pareceu muito intuitivo. Certas ferramentas dispesam apresentação, e até são fácieis de se usar, mas este não estou sabendo como utilizar. Peço a ajuda dos colegas que tenham essa ferramenta em suas bancadas. Quero saber como testar capacitores no circuito e quais escalas usar. Por favor usem uma linguagem de leigo, pois neste caso não entendo nada deste aparelho. Obrigado

Esr_meter_v10.jpg.97bd4a81354aefde82d3d8bef2e39b4d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

espero que você tenha comprado a versão 2 que eu aconselhei há algum tempo e não a versão 1 da imagem; seja como for, o modo de utilização parece ser igual.

 

a minha versão é a V2 e não tenho o medidor aqui comigo, mas vou tentar explicar de memória - também não é nada complicado.

 

o botão mode/range é para escolher entre modo automático ou escala manual. eu uso sempre o meu em automático porque o medidor é bem rápido a apresentar a medição.

 

o botão zero funciona como o rel (relative) nos multímetros. ou seja, antes de começar a medir, primeiro você deve sempre colocar em contacto as pontas de prova, aguardar a leitura da sua resistência e depois pressionar o botão zero para que o medidor desconte esse valor.

 

quanto ao valor da ESR, no medidor você tem uma tabela com os valores de ESR máximos aceitáveis para cada tipo de capacitor - claro que não inclui todos os tipos, mas essa tabela já ajuda muito. se você pesquisar na internet vai encontrar outras tabelas mais completas. se houver alguma dúvida específica, pode pesquisar o datasheet dos capacitores em questão, mas provavelmente vai fazer isso muito raramente.

 

normalmente quando um capacitor tem a ESR alterada, ela aumenta mesmo muito e sai de tal forma da escala que você identifica facilmente que ele está danificado. pode medir sem problema qualquer capacitor no circuito porque o medidor tem protecção, menos capacitores de alta tensão, como por exemplo no primário de uma fonte. nesse caso, descarregue-os primeiro, porque a segurança está sempre primeiro.

 

ao medir, você não pode utilizar pontas de prova normais como as de um multímetro qualquer. experimente medir alguns com as originais e depois com umas pontas de prova de multímetro - os valores alteram-se radicalmente. eu aconselho a compra destas pontas de prova:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

estas pontas são muito mais práticas, mas supostamente têm uma margem de erro de 15%; porém, com o uso facilmente nos habituamos a ter isso em conta.

 

abraço

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica. Peguei um capacitor aparentemente bom, e um que já estava estufadinho. Pude ver que que no capacitor estufadinho o número no visor subia bastante chegando a apresentar algo como 0.329. Já com o capacitor que creio está bom, o número é bem baixo. Fiz em modo automático como você indicou. Me pareceu que no capacitor estufado o número no visor fica subindo indefinidamente.

A imagem é está aí mesmo. Na caixa e nas instruções está escrito V2. Tem também uma ponta de prova com uma garra.

Grato pela dica

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...