Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Como fazer uma limpeza de qualidade, em Notebooks e PCs?

Avalie este tópico:


MBM Computers

Posts em destaque

Como fazer uma limpeza de qualidade, em Notebooks e PCs? Quais produtos usar, para limpar as placas, e remover toda poeira e em relação a lubrificação das ventoinhas o que usar?

 

Perdao as perguntas, onde apreendi não obtive informações correta sobre uma limpeza de qualidade. Quando mais procuro há vários YouTuber ensinando de várias maneiras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, quando pego algum aparelho ( notebook ou computador de mesa ) sujos,  costumo bater um jato de ar, em "PCs" foco o ar na placa, fonte e nas extremidades, tome cuidado em bater ar nos coolers, se fazer girar muito pode quebrar e estragar. Em laptop nao coloco jato de ar diretamente com ele fechado, pois voce pode fazer a poiera dele todo ficar fixa no dissipador e assim piorar ainda mais, costumo abrir o laptop bater ar nas arestas do dissipador, bater ar bem fraco no cooler, ja aproveito e troco a pasta termica de ambos ( notebook e computador de mesa ). Para limpeza sempre uso álcool isopropilico e nos slots de memoria, pci ex e processador, costumo usar limpa contato. Passo pincel aonde precisa apenas e de leve, pois pode gerar estática. 
 

 

Sobre lubrificação da ventoinha, eu pulo fora, se precisa lubrificar é pq esta ruim, e se esta ruim, troque. Não fique lubrificando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A resposta mais precisa é: Depende.

 

 Quando o computador não está tão sujo, um pincel de leve já resolve, muitas vezes nem precisa desmontar todo o computador, em outros casos é preciso ter o bom senso e desmontar cada uma das peças.

 

 Em notebooks é preciso ter em mente o fluxo de ar do projeto, ora, se a fan puxa ar pelo teclado, então é de extrema importancia a limpeza embaixo das teclas,  muito comum em Dell e HP, caso contrário além da obstrução da passagem de ar, a poeira vai se juntando com a umidade e danificar o teclado permanentemente.

 

 Deve-se levar em conta o quão sujo está a placa. Foram muitas as ocasiões onde lavei a placa mãe sob a torneira com escova e detergente neutro, depois com isopropanol pra remover os sais da água.

 Se possível, utilizar água desmineralizada, ou dependendo da situação, até recomendo fazer o procedimento ideal, que seria o uso de uma cuba ultrassônica que, infelizmente, poucos laboratórios de reparos tem devido ao custo alto conforme a litragem do equipamento.

 

 São pontos que vem a ser desnecessariamente polêmicos, mas em alguns casos, a lavagem deve ser feita até mesmo de maneira preventiva, como é o caso de litoral, para então, passar um produto na placa para impedir a proliferação da oxidação. Não vou abordar produtos específicos pois existe muito preconceito com este procedimento (estranhamente muitos técnicos preferem deixar a placa se desintegrar).

 

 Uma desumidificadora passa a ser importante nos casos de lavagem de placa, se for fazer o serviço, que seja da maneira correta, ferramenta que todo laboratório já deve ter dependendo da umidade da região.

 

 Outro procedimento que tem sido bem interessante é a limpeza de dobradiças de notebook, afrouxando-as para facilitar a lubrificação, depois apertando-as novamente com o torque ideal. Automaticamente torna-se necessário o reforço das porcas fixas à carcaça, quem trabalhar com notebooks sabe que é muito comum quebrarem, se não quebrou, vai quebrar ainda. O produto a ser utilizado vai de acordo com o paladar do técnico.

 

 Dissipadores devem ser limpos também, até mesmo se necessário, é importante raspar ou deixar de molho em produto reagente para remoção da oxidação, muito cuidado pois alguns produtos podem fazer da peça um monte de farelos, inutilizando-a em poucas horas.

 

 Fans sofrem muito quando se faz o uso do ar comprimido, o ideal é segurar as pás para receberem o jato de ar, pois o efeito centrifuga pode e irá fazer a lubrificação sair dos rolamentos. Tenha em mente os diversos tipos de rolamento dos fans e identifique-as para não abrir uma fan que não deve ser aberta. Se for lubrificar, utilize o óleo correto, óleos espessos não alcançarão as esferas do rolamento, óelos finos vão escorrer da fan conforme a vibração, vou deixar abaixo algumas das composições ideais (inglês):

 

  • óleo mineral (óleo mineral);
  • vaselina técnica;
  • polialfaolefina;
  • óleo sintético essencial (óleo de éster);
  • poliglicol (poliglicol);
  • graxa de grafite;
  • silicone (óleo de silicone);
  • perfluoroalquil vinil éter ou perfluoroalquil éter (perfluoralquiléter) $
  • outro.


Óleos base utilizados na composição de lubrificantes de rolamentos:

word-image-22.png.6ea624f161a1e3146f1d2dd2b504c172.png

 

 Falar sobre procedimentos de limpeza é como pisar em ovos, com os contatos que tenho na indústria tenho visto uma utilização bem diferente da que vem sendo comentadas em canais no Youtube ou tópicos aqui do EBR mesmo, então muita informação vou aplicar nos meus reparos e guardar para mim, assim como produtos a ser utilizados nos procedimentos.

 

 A dica que vou dar é a seguinte: faça experimentos.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A higienização externa (tampa, tela e teclado) agrega mais valor que a interna na manutenção. Uso pano úmido (mais pra seco) com um pouco de Veja para as tampas e tela. Deve ter o máximo de cuidado pra limpar o teclado. Pra isso uso apenas um pincel e jato de ar. E bom sempre testar o teclado antes e após a limpeza pra evitar duvidas. Eu evito limpar teclado de algumas marcas de Notebook: Acer e Lenovo, principalmente os antigo. 

 

A limpeza interna que faço e a estritamente necessária pra manutenção do ntb, uso pincel, jato de ar e álcool isopropílico. Nao lavo placa por considerar q nao vale o risco retorno. Só troco a pasta do dissipador se tiver sinal significante de aquecimento. Quando troco a pasta do dissipador, antes aproveito pra lava-lo (melhora bem...). Quando necessário, sempre troco o cooler, nunca lubrifico. Considero a lubrificação pouco eficiente e muito paliativa. Nunca aplique jato de ar no cooler sem desmonta-lo. Gosto de ter certeza q esta limpo. Costumo enviar uma foto do cooler, quando ele esta sujo, pro cliente. Isso faz com q ele valorize a manutenção. 

O mais importante e você evitar  intervenções desnecessárias no equipamento, isso pd evitar possíveis dores de cabeça pra você e seu cliente.

 

No mais, te desejo boa sorte e espero ter ajudado.

Editado: por Juliocesar
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...