Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte nao liga notebook

Avalie este tópico:


radar100

Posts em destaque

Oi a todos! Sou novo aqui no fórum e estou precisando de ajuda.

 

Estou aqui com uma fonte de um cliente que não e´ original. O cliente já teve um problema com a original e comprou essa. Ao medir a fonte tem saída de 19.7v e no pino central mede 14.6v mas quando ligo a fonte no notebook ele não arranca. O cooler da sinal um segundo o led do note pisca e morre... Ao fazer as medições reparei que quando tento arrancar o note a tenção cai para 10v e sobe rapidamente para 19v mas nada acontece.

Substitui os seguintes componentes na fonte:

 

- Capacitor grande de 1000uf 400v

- Optoacoplador

- Resistor com duas listras laranjas

- Transistor da fonte secundaria

 

Refiz soldas de componentes e trilhas nada resolveu...

O cabo não e´ porque já testei esta ok. Os capacitores electrolíticos aparentemente estão bem, não estão estufados.

 

Alguém me pode dar uma luz? Ja estou arrancando meus cabelos porque me intriga sair 19v mas não ligar o note não sei mais que fazer...

Infelizmente não tenho nenhum note onde testar essa fonte nem nenhuma outra fonte para testar no note...

O que mais posso fazer? :(

 

Fico grato por qualquer ajuda.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

......

Poderá ser o cabo? Nao me pareceu mas... Como posso testar com certeza o cabo?

 

Pode ser o cabo conduzindo mau (resistencia elevada) !

 

Remova o cabo do carregador e ligue-o numa fonte de bancada, digamos com 12V e na outra ponta uma lampada de Freio de Carro (P21W-12V, GE 1156, OSRAM 7506, PHILIPS 12498) ou um resistor de 6R8/20W.  Veja se a tensão ou a luminosidade da lampada não cai demasiadamente.

 

Boa sorte ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meça a tensão sobre o capacitor grande de 100uf 400v.  Se a entrada for 110Vac a tensão sobre ele deve ser algo em torno de 170Vdc se a entrada for de 220Vac a tensão sobre ele deve ser de 340Vdc.

 

Meça sem carga na saida e com carga na saida do carregador. Se a tensão no capacitor grande variar,  o problema pode estar no varistor (NTC) da entrada.

 

Se possível coloque fotos da placa visto por cima e por baixo.

 

Coloque o codigo dos circuitos integrados utilizados nessa fonte e todos os codigos que aparecem na placa do PCB e na etiqueta externa para que mais colegas possam ajudar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O NTC de entrada se e´ o que estou pensando não tem. No lugar esta um fio fazendo de ponte entre um ponto e outro. Em uma das fotos e possível ver isso mesmo. Vou testar então William.

 

Na placa não tem nada escrito não sei qual o modelo da placa...

 

Seguem as fotos me desculpem a resolução mas tirei com celular.

 

Agradeço pela ajuda ate agora.

001.jpg.4a9163b1106e86924a8aa6fe8e8dac49.jpg

002.jpg.f2b929b29df1cc41d2318d03c93bcd2f.jpg

003.jpg.7ea6359ca2bd4958d0dcef6e3e5e0853.jpg

004.jpg.899dfb537b9001d8a94ab7413f4c6193.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom já fiz as medições e apresenta 328v.

 

Quando diz sem carga refere a sem corrente eléctrica?

 

Se for isso quando desliguei da corrente a medição caiu e foi para 032v  se era referente ao ligar no jack do note nada mudou continuou nos 328v e note não liga.

Esqueci de referir que quando o cliente disse que encontrou o notebook desligado o carregador estava muito quente, ele referiu que estava tão quente que quase não podia tocar nele depois disso nunca mais funcionou...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigo, esse modelo de fonte tem 3 terminais.  O terminal central(aquele pininho fino) é o  +SENSO.

Quando a bateria pega carga completa o note avisa pra fonte atravéz desse terminal fazendo com que a fonte fique instável(tipo standbay) pra economia de energia.

 

Geralmente essa linha tem um transistor smd e um diodo smd com terminal base na linha de +SENSO e  emissor em algum terminal no controle de saída.

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo visto essa fonte não tem o NTC.

 

Sim, quando digo sem carga quer dizer sem consumo de corrente, sem corrente eletrica na saida da fonte.

 

O super aquecimento da fonte que o cliente se referiu, poderia ser um curto no Notebook, curto no cabo, curto..... em algum lugar.

 

Se a tensão do primario da fonte permanece em 382V com ou sem consumo, significa que o defeito pode estar no resistor (acho que seja 0R33) que fica no Source do MOSFET, na tensão de sustentação do PWM (que você não informou o codigo), ou algum problema no secundario da fonte.

 

Informe o codigo do integrado PWM dessa fonte.

002.jpg.c45ea5a570a7e4022952bdf6170ef151.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...