Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer aspire one KAV60 LA-5141P - não liga

Avalie este tópico:


ljainfor

Posts em destaque

Pessoal, estou com esse netbook Acer que não está ligando pelo botão power.

Testei as trilhas do cabo flat do power e estão todas boas.

Fiz os testes e verifiquei que o BT power está ok.

Liguei a placa pelo jumper pelo pino 4 do JP2.

Fiquei perdido e não entendi o porque do power está bom e não ligar a placa.

Posto a imagem do BT power para as dicas dos colegas.

Para ajudar os amigos a me ajudarem, posto o esquema da placa power

 

 

WhatsApp Image 2021-07-30 at 15.49.09.jpegimage.png.f606a501026b27540a601ab2a357a30c.png

Editado: por ljainfor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, ljainfor disse:

Pessoal, estou com esse netbook Acer que não está ligando pelo botão power.

Testei as trilhas do cabo flat do power e estão todas boas.

Fiz os testes e verifiquei que o BT power está ok.

Liguei a placa pelo jumper pelo pino 4 do JP2.

Fiquei perdido e não entendi o porque do power está bom e não ligar a placa.

Posto a imagem do BT power para as dicas dos colegas.

 

 

WhatsApp Image 2021-07-30 at 15.49.09.jpeg

efetuou os testes de continuidade na placa toda??? olhe os transistores também e trilhas da própria placa, este modelo tem algum led nela?? se o tiver ele acende ou não????

 

Boa Sorte  :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

efetue o reste de resistencia nos terminais do flat que correspondem ao PWR , on/off
o sinal tem que sair sem interferencia, se o botão tá dando sinal ok, é pq a placa mãe está com problemas
teste a linha de 5v e 3v3 da placa se há curto nessas linhas dificilmente vai ligar, Verifique se há tensão nos terminais do botão, caso não tenha, Teste oS FET'S dessa placa e os próximos á saida da placa mãe proximo ao Flet , Boa sorte    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Valdenei Xavier disse:

efetue o reste de resistencia nos terminais do flat que correspondem ao PWR , on/off
o sinal tem que sair sem interferencia, se o botão tá dando sinal ok, é pq a placa mãe está com problemas
teste a linha de 5v e 3v3 da placa se há curto nessas linhas dificilmente vai ligar, Verifique se há tensão nos terminais do botão, caso não tenha, Teste oS FET'S dessa placa e os próximos á saida da placa mãe proximo ao Flet , Boa sorte    

@Valdenei Xavier mas está ligando, usando fazer um jumper do pino 4 com o terra.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Valdenei Xavier disse:

As tensões no JP2 do pino 1 ao 3 estão chegando? e a tensão de +3VALW está chegando no terminal 2 do D14?

   

@Valdenei Xavier a tensão de +3VALW está chegando.

No JP2 pino 1 5v

Pino 2 0v

Pino 3 3v.

Como a tensão no pino +5vs foi ver no esquema onde poderia "nascer", acho que é no Q6, me corrija se estiver errado, sei procurar mas não compreendo esse linguagem.

Nesse Q6 não tem a tensão de  de 5v nos pinos 1, 2 e 3.

 

image.png.bf76853c8090bff2dbc910da857d8788.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Leonildo disse:

@ljainfor com a plaquinha plugada no jp2 veja se a tensão ficar normal no pino 4 do jp2, veja também se vc acha a tensão no botão e nos transistores na plaquinha?

@Leonildo a plaquinha plugada no pino 4 tenho 14,7v, no botão chega a tensão de 3v e quando aperto ele zera.

No esquema a identificação é diferente do que tem na placa, mas coloco as tensões encontradas

 

image.png.d98c04e355e9597798c84a1c8d6317a0.png

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ljainfor na plaquinha tem informação que esse componente é um diodo "D1" ou vc tirou essa dúvida pela numeração no corpo dele olhando a folha de dados do mesmo? Quando vc aperta o botão esse 3v vai a 0 no pino do botão e em algum desses pinos do U1? Essa tensão de 14.6v nesse componente deve ser a mesma tensão do diodo D14 que deveria ir a 0 quando o sinal EC_ON chega no gate do Q1. Veja se é isso mesmo? O problema ta nessa plaquinha extensora vc tem outra para teste?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leonildo disse:

@ljainfor na plaquinha tem informação que esse componente é um diodo "D1" ou vc tirou essa dúvida pela numeração no corpo dele olhando a folha de dados do mesmo? Quando vc aperta o botão esse 3v vai a 0 no pino do botão e em algum desses pinos do U1? Essa tensão de 14.6v nesse componente deve ser a mesma tensão do diodo D14 que deveria ir a 0 quando o sinal EC_ON chega no gate do Q1. Veja se é isso mesmo? O problema ta nessa plaquinha extensora vc tem outra para teste?

@Leonildo as informações na plaquinha  é U1 e D1 o difere da informação no esquema ver postagem #1.

Quando aperto BT power vai a zero. A tensão do BT power ela não é constante variando de 2.8v a 3.40v.

a tensão de 14,6 não zera.

Não tenho outra placa. para testar

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leonildo disse:

@ljainfor Pois é, essa tensão deve zerar aí e no pino 4, é isso que deve ser conferido. Vc disse que fechando curto no pino 4 com gnd a placa liga, então deve ser que pela plaquinha o pino 4 não zera.

@Leonildo Algum artifício poderia ser feito pra ligar sem a substituição da placa power?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ljainfor se o problema está na placa do power e como há poucos componentes nela, é mais viável que vc faça o reparo nela, não concorda. Como citei numa outra resposta anterior, verifique as trilhas na placa do power pois deve haver alguma rompida, se não for algum componente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ljainfor disse:

A tensão do BT power ela não é constante variando de 2.8v a 3.40v.

a tensão de 14,6 não zera.

A tensão do U1 3v que vc diz ter não zera ao pressionar o power? Essa tensão do power deve chegar pelo U1 e de alguma forma o power vai jogar a tensão do pino 4 no gnd. Usa a continuidade do seu multimetro pra ver quem é ligado a quem seguindo a malha do cabo flat. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ljainfor o mais prático é pelo teste de continuidade. No botão power, teste se o terminal que tem 3v tem continuidade com o pino 4 do conector JP2, isso com a placa desligada. O objetivo é seguir essa trilha do pino 4 do JP2 na placa do power. Vc não disse se quando pressiona o power a tensão no pino 4 do JP2 zera.

Editado: por master7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, master7 disse:

@ljainfor se o problema está na placa do power e como há poucos componentes nela, é mais viável que vc faça o reparo nela, não concorda. Como citei numa outra resposta anterior, verifique as trilhas na placa do power pois deve haver alguma rompida, se não for algum componente.

@master7 testei todas as trilhas e estão todas inteiras.

 

 

2 horas atrás, master7 disse:

@ljainfor o mais prático é pelo teste de continuidade. No botão power, teste se o terminal que tem 3v tem continuidade com o pino 4 do conector JP2, isso com a placa desligada. O objetivo é seguir essa trilha do pino 4 do JP2 na placa do power. Vc não disse se quando pressiona o power a tensão no pino 4 do JP2 zera.

 

vou usar a imagem do teste como realizei os destaques mostram a continuidade entre os pontos do ponto da chave que que tem os 3v.

Entre os pinos do D1 e o U1 não continuidade pelo teste que fiz.

 

image.thumb.png.82cae1f848bf7bc76b367ee16a322db7.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Leonildo disse:

A tensão do U1 3v que vc diz ter não zera ao pressionar o power? Essa tensão do power deve chegar pelo U1 e de alguma forma o power vai jogar a tensão do pino 4 no gnd. Usa a continuidade do seu multimetro pra ver quem é ligado a quem seguindo a malha do cabo flat. 

@Leonildo  segundo a imagem a cima temos o pino 2 ligado a pino 4 do JP2.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jack O'Neo meu raciocínio, ver a aí se tem essa possibilidade de ser isso? Embora o esquema esteja mostrando que a seta no resistor PR13 esteja indicando que a tensão está entrando nele, acredito que ela deva está saindo e a seta nos diz que o divisor vai ser formado quando a linha for aterrada, e parece que isso só aconteça no modo bateria. 

O amigo esta com a placa em stand, nessa linha do 51ON# está passando a tensão do carregador e chegando ao ON/OFFBTN# através do diodo D14 pino 3 correto? Eu até tinha visto que tinha somente essa possibilidade mas fiquei confuso sobre os 3v no power e não 14.6v. Se vc puder explicar como funciona esse circuito ficarei grato? ;D

O amigo relato que no pino 4 do jp2 tem os 14.7V no post #9. 

23 horas atrás, ljainfor disse:

a plaquinha plugada no pino 4 tenho 14,7v, no botão chega a tensão de 3v e quando aperto ele zera.

 

Capturar.PNG

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...