Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise SMS - Power Vision II Interativo - Quando desligado, ele fica tentando ligar sozinho

Avalie este tópico:


Pedro.skw

Posts em destaque

Trasistor da fonte Q1 , Q2 e Q4 em  curto ou com fuga

Depois de desligado veja se há tensão no coletor de Q2 ou emissor de Q4

Trasistor de comando dos reles com fuga , com o equipamento desligado e baterias conectadas, meça a tensão bas bases , tem que ser 0v

O transistor com fuga de alguma forma alimenta o processador

image.png.87883125660d41bf74c7c71ab921ef68.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joao lima RV Então, eu verifiquei os transistores dos relés, estão sem fuga e com 0v na Base.
Q1-Q2-Q4 não estão em curto e nem com fuga, troquei eles só por garantia.
Ele só fica dando comando no relé, depois que dou o primeiro acionamento do nobreak.
Antes de acionar o Nobreak, tenho tensão no Emissor do Q2, mas nenhuma no Q4. Logo após começar o problema, no Q2 e Q4 tenho alimentação na base, coletor e emissor, de ambos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá@Pedro.skw  bom dia desculpe a demora para responder,  peguei um net+ assim, e o problema eram as micro chaves do botão oxidadas,  ficavam fazendo o nob ligar e desligar sozinho.

Tente testar com outra plaquinha frontal, ou até mesmo trocar a micro chave.

Espero ter ajudado😉

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, RTPI disse:

Pelo relatado, pode ser que algum dos transistor de acionamento dos relés está ruim. Se puder ver no osciloscópio qual está acionando no momento que acontece, caso não tenha troque todos por desencargo.
 

Troquei todos os Transistores e continua do mesmo jeito. Muito obrigado. 

Editado: por Pedro.skw
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Priscila Cristiane disse:

Olá@Pedro.skw  bom dia desculpe a demora para responder,  peguei um net+ assim, e o problema eram as micro chaves do botão oxidadas,  ficavam fazendo o nob ligar e desligar sozinho.

Tente testar com outra plaquinha frontal, ou até mesmo trocar a micro chave.

Espero ter ajudado😉

Essa chave ela só fica acionada quando pressiona, já até tirei, e testei pra ver se não tinha um curto perto, e nada. Muito obrigado. 😄

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, davidegn disse:

@Pedro.skw  Bom dia!

 

Esse defeito é bem chato de achar mesmo, pode ser qualquer componente com fuga. Já peguei esse defeito 3 vezes,  uma vez com fuga nos bcs do reles, outra nos bcs da fonte e por ultimo no bc que chaveia a ventoinha.

 

Boa sorte no reparo!

Pois é, eu já verifiquei todos componentes da placa, mais de uma vez, e não acho. Infelizmente não tenho um osciloscópio para fazer mias testes. Mas Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, joao lima RV disse:

Na postagem anterior enviei o esquema errado . O zener desta placa é D1

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

@joao lima RV A chave eu já tinha feito esse teste, mesmo dando só o contato direto, ainda apresentava o defeito. o D1 eu já tinha verificado a tensão antes, estava 2,7v, medi de novo, deu o mesmo resultado, só que não tinha percebido antes, ele fica zerando e voltando a 2,7v junto com cada vez que atraca o relé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro.skw

A tesnsão so esta presente no zener quando o equipmento esta ligado.

Alguma coisa esta alimentando o cirguito

 

Este é o circuito de um SMS antigo, mas o principio de funcionamento é o mesmo

image.png.468d2ed0e6e3b235a45aac0706b5e604.png

Quando o equipamento é ligado a rede elétrica e a chave do painel esta desligada. O transformador (TR1) é energizado, pois a corrente passara pelo o relê de rede (RE4) e relê do estabilizador (RE2). Com o trafo energizado, aparece uma tensão (± 17Vca AZ-TR), em CN5. Esta tensão é retificada (D16 a D20) e através de D23 o regulador série (Q1, C19, R62 e D15) é alimentado fornecendo 14,4Vcc a entrada de IC3, que é um regulador de 5 Vcc. Esta tensão de 5v ira alimentar o processador IC1 que ira comandar o carregador de bateria. A tensão de 15v alimentara o resto do circuito. Com a presença de rede surge uma tensãono pino 13 de IC1, atraves R5. Quando a chave do painel é ligada o processador é avisado pela tensão fornecida pelo divisor formado pôr R23 e R32, ou seja, quando há tensão no pino 18 de IC1 o rele 5 será energizado pela saturação de Q16 e o led do painel acendera.

PARTIDA SEM REDE- Ao acionarmos a chave (CH1), teremos tensão de bateria no pino 5 de CN6, esta tensão ira carregar C11 através da malha formada pôr R40, junção base emissor de Q6 e D12. Durante o tempo em que C11 esta carregando Q6 estará saturado, levando Q7 a saturação. Através de D32 a tensão do coletor de Q7 ira alimentar o regulador série (Q1), que alimentará IC3, enegizando o processador, que ira gerar os pulsos do inversor e fornecera 5 Vcc no pino 11 para através de R29 manter saturado Q6. Com o inversor em funcionamento teremos tensão no trafo, consequentemente nos azuis de CN5, que será retificada pela ponte (D16 a D20), que alimentara o regulador série (Q1) através de D23.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/08/2021 às 16:22, joao lima RV disse:

Experimente trocar D2

@joao lima RV Bom dia. Eu também tinha pensado nele, e já tinha feito a troca, continuou da mesma maneira. Provavelmente estou deixando passar algo, será que o controlador pode estar com defeito, é o único que não tenho pra fazer a troca, mas pra ele fazer isso ele teria que ter o start da chave né, e jogar a alimentação nele, e pelo que eu tinha medido, não tinha sinal de entrada nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao apertar a chave e alimentar o processador opino 6 fica com 5v , é a tensão para manter ele ligado, alguns chamam de selo.

Ligue o equipamento sem rede, desligue e veja a tensão no pino 6, se estiver com 0v, va medindo e veja quem esta fornecendo tensão para alimentar o processador

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 09/08/2021 às 10:42, joao lima RV disse:

Ao apertar a chave e alimentar o processador opino 6 fica com 5v , é a tensão para manter ele ligado, alguns chamam de selo.

Ligue o equipamento sem rede, desligue e veja a tensão no pino 6, se estiver com 0v, va medindo e veja quem esta fornecendo tensão para alimentar o processador

Boa tarde!!!!

Outro conhecedor dos UPS e das placas da linha SMS LEGRAND.  

João tu tens nos ajudado muito,  tirando dúvidas e consequentemente ajudando muito, nos detalhes , de cada circuito das placas nos equipamentos SMS LEGRAND.  

Como sou de atendimento em UPS TRIFÁSICOS e monofasico dupla conversão,  quase não fico em laboratório. 

Mas com essas informações que você , Priscila ,Zazulak e outros postam ajuda muito a conhecer e sanar muitas duvidas e realizar o reparo nos equipamentos de pequeno porte . 

Parabéns e obrigado por ter ajudado e continuar ajudando vários técnicos,  que através da ELETRÔNICA BR ,tem trocado várias informações de grande relevância. 

Um grande abraço à todos os técnicos,  e vamos sempre mantermos unidos em busca de soluções dos mais variados problemas do nosso cotidiano da eletrônica. 

Um grande abraço do Carlos Rangel 

CONTROL SYSTEMS LTDA 

VITÓRIA ES 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...