Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Placa mãe Samsung RV415 Scala 2-14ID-VE Morta

Avalie este tópico:


Edslamb

Posts em destaque

Amigos venho pedir ajuda, sou novo na área de notebooks, já fiz vários reparos em outras placas mas nesta me falta conhecimento. A placa ligada na fonte não da sinal de vida (não liga) a não ser o led aceso, não aquece nenhum componente. Foram executados os seguinte procedimentos (ressolda do processador e do chipset) não responde a nada. Gostaria de uma dica dos amigos e me orientar para fazer as medições dos componentes ( resistores, capacitores e bobinas) Localização e voltagens, e se os sintomas aqui apresentados possa ser a queima do processador. segue imagem da placa em questão.

Placa_RV415_01.jpg.e39d7ec528e3271b7ba33d1f11c5ccad.jpg

Placa_RV415_02.jpg.a49cdd5b863a18d5595210f1d69d1723.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

Amigo, esse CI da segunda foto é chamado de SUPER I/O, dessa placa provavelmente é o MEC1300.

No caso, leia em cima do CI a descrição e troque.

Antes, confira no pino 8 da memória(Primeira foto a que você achou oxidação), está chegando a alimentação da memória.Entre o pino 7 e 8 tem um resistor, confira se o resistor não esta aberto ou se as trilhas para o Super I/o foram danificadas.

Peguei um caso semelhante, ao qual o resistor estava oxidado, perdeu a ligação com o Super I/O.Recoloquei o resistor e refiz a ligação e funcionou.

 

PS: Compre uma luva antiestática, custa em torno de R$10,00 e vai por mim, depois que comecei a utilizar, diminuiu o número dos meus retornos e aumentou meu índice de sucesso na manutenção da placa.Tornozeleira também serve ou algum método de controle de estática.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu regravaria o bios, sinceramente essas placas da Samsung, prefiro nem tocar muito, elas estão vindo sem serigrafia, quase tem que adivinhar qual componente é qual, como seguir por exemplo a linha de 5v ou a de 3.3 se os componentes não estão identificados, veja que o controlador lowpower esta de um lado e os mosfet's e bobinas do outro, veja se você tem os 3.3v e 5v nas bobinas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Bizarria segue as tensões nos pinos que você citou e realmente não está chegando ao MEC1300, preciso saber o valor deste resistor pra troca-lo, não tenho o esquema desta placa e já revirei a net, achei aqui mas não tenho acesso ao donwload... Estou seguindo as dicas de cada um... uma pergunta qual equipamento é usado para regravar a bios com o amigo  ZP52 citou... desculpa a ignorância no assunto. Desde já agradeço aos amigos...

Placa_RV415_05.jpg.03241e650b07c6d5ce7a0f9c79522531.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

Amigo Ebslab, confira todas as ligações, sua Bios no caso esta alimentada.

Tem as tensões para o super I/O, como eu havia imaginado, afinal o led não iria acender se ele estivesse com os controladores pwm ruins.

Conselho de amigo, regrave a Bios se todas as ligações estiverem indo para o Super I/O.

Eu utilizo o gravador tl866 para fazer as minhas gravações de Bios, segue abaixo um link no mercado livre.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos começo a acreditar que essa rom da bios está realmente corrompida. estava estudando umas coisas aqui resolvi testar dai me veio na cabeça de colocar a bateria carregada pra ver se dava start rsrsr, não deu, mas o led acendeu como se estive-se com a fonte conectada... segue imagem. não tenho gravador de bios e olhando uns esquemas vi como construir um mas meu pc não tem saida LTP. Alguém sabe onde posso comprar essa rom bios já gravada? valor?

Placa_RV415_06.jpg.c732d52507e5b245ddda3e7a7a92bd7c.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos confirmou-se era mesmo a rom bios. Peguei com um amigo uma sucata de um samsung NP-R430 e retirei sua bios, como sou meio maluco mesmo resolvi fazer um teste aos quais ainda irei terminar rsrs. Retirei a bios do RV415 e coloquei a do R430 e a placa deu start para nossa alegria rsrsr, feliz aqui. Agora é montar a placa e o note e testar pra ver se deu alguma sequela, afinal fiz tanta coisa removi e coloquei de volta o super I/O e outros componentes também rsrsr. segue imagem...

Placa_RV415_07.jpg.9c1bb1084ba6cf62302d598eba4f8d24.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É amigos alegria de pobre dura pouco rsrsr. Montei o danado liga mas não da imagem, testei está carregando a bateria também (antes não carregava). O HD roda da pra sentir ele girando... E aí? alguma dica? comprar a bios já gravada mesmo né ? essa pode estar dando conflito? ou será outro problema?

Placa_RV415_08.jpg.1e284bd07c4afe977756aef60d16f870.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É amigos busquei aqui e encontrei um projeto de um gravador de eeprom e vou ter que fazer pra regravar a bios que eu retirei pra ver se ela volta e se não voltar regravarei essa com o arquivo respectivo do RV415... Obs: eu não tenho aqui outros componentes de PCI de notebook tenho só uma placa pra sucata e é outro modelo no caso Samsung R430.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É amigos busquei aqui e encontrei um projeto de um gravador de eeprom e vou ter que fazer pra regravar a bios que eu retirei pra ver se ela volta e se não voltar regravarei essa com o arquivo respectivo do RV415... Obs: eu não tenho aqui outros componentes de PCI de notebook tenho só uma placa pra sucata e é outro modelo no caso Samsung R430.

SE vc possui assistência técnica,é indispensável ter um gravador de bios.Eu tenho e aconselho o Tl866A. Vc acha ele no ebay por 50 dólares e frete gratuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo newtech.contato eu trabalho em casa mesmo, presto serviços a uma loja de assistência em aparelhos celulares e trabalho com informática também mas só agora que estou entrando nesta área de reparação de hardware mais pesado mas pelo volume de serviços ainda fica meio inviável fazer um investimento desses. Aqui em minha cidade não há empresa de assistência em informática  que tenha isso o que orientam e trabalham é só na reposição de peças afinal as lojas querem somente vender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Amigo, eu tenho pego muito essas placas da linha rv oxidada, a primeira coisa que eu faço antes de iniciar a analise e lavar a placa com agua e sabão e deixar secar bem na estufa tenho feito isso e o resultado tem sido muito bom de 10 placas que eu lavo 7 voltão a funcionar simplismente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...