Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Placa mae Asus M2N61-AR (desktop HP Slimline s3700y)- Liga s/ video

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Esta placa liga e não tem vídeo , Já fiz o seguinte:

- Testado fonte

- Testado memoria

- Testado Processador

- Desligado todos os periféricos

- Regravado bios

- ME no chipset de vídeo

e nada, continua do mesmo jeito. Coloquei uma placa de diagnostico( não tenho a tabela de códigos dela ) e percebi que o não tem o sinal de clock, mas as fontes estão todas presentes, 12v , 5v , 3v5, 3v3, -12. Sera' que talvez tenha que fazer o reballing do bga de video? Alguem tem alguma ideia? agradeço a ajuda desde já, logico que não esquecerei do joinha.

placa_asus_m2n61-ar.jpg.9be356076566191023141a47c0067db5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não faça reballing em bga, pois não irá adiantar. Também não é questão de capacitor eletrolítico. Seu foco é aparecer o sinal de clock, e para tanto você terá que testar ou trocar o cristal de 14, conforme alejeff alertou. Outro cristal que também pode estar com defeito é o cristal de 32k tubular. Creio que nesta placa também tenha esse cristal. Caso ainda não apareça o sinal de clock, então terá que testar o gerador de frequência. Sem clock não tem vídeo, e não é bga. Poderia ser bga se tivesse todos os sinais presentes.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado alejeff e gilsonam , segue o resultado dos testes. Esta placa possui 3 cristais :

Y5= 32.768Khz (tubular , foi trocado)

y12= 25.0Mhz ( foi trocado)

Y15= 24.576Mhz ( não consegui outro igual para trocar)

com a troca dos dois a placa ficou na mesma. Com o osciloscópio verifiquei que o único cristal que não oscilava era o y15 de 24.576Mhz, ele 'e  o oscilador do  ci  L-FW3227-100 que 'e também o gerador de clock. Não consegui o dasheet dele , se alguém puder conseguir agradeço . Pra adiantar eu troquei o cristal de lugar com o y12 e ao medir o cristal com o osciloscópio pude verificar que ele estava oscilando, então descartei a possibilidade dele estar ruim, pois coloquei o cristal y12 no lugar dele (y15) e não apresentou nenhuma oscilação com o osciloscópio. Acho que o problema esta no ci lfw3227-100, mas preciso do datasheet para verificar algumas medições antes de partir para uma troca. Se alguém tiver mais alguma ideia , sera bem vinda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilsonam , Eu também  acho que ele 'e um super i/o , porem tem um gerador de clock dentro dele. Eu baixei um datasheet de um ci semelhante( que me foi enviado pelo Willian) seu numero 'e quase o mesmo e se difere no numero de pinos. No link a seguir tem o datasheetdo fw322 ,

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, veja na pagina 11 tem o diagrama em bloco logo no final da pagina, tem um oscilador e um gerador de clock que acredito eu que seja este o clock da pci. Na pagina 12 tem a pinagem do c.i. Observe o pino 15 que 'e PCI_CLK , e os pinos 111 e 112 onde esta o cristal. Este não 'e o mesmo c.i , mas acho que tem a mesma função . Ve se vc concorda, porque na placa não achei nenhum outro que possa ser um gerador de clock , observe que o c.i da placa tem um cristal ligado direto em seus terminais.

asus_1.jpg.b072ef7ad904dc4cd04c3213fe2e0ccc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...