Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Análise do Esquema Elétrico uma duvida cruel pra iniciante

Avalie este tópico:


getechinfo

Posts em destaque

A ordem dos componentes no esquema quase sempre é diferente da arquitetura da placa, mas vôce pode se orientar pela serigrafia das siglas para componentes eletrônicos..

 

Capacitores = C

Diodos = D

Bobinas/indutores = L

Resistores = R

Fusiveis = F

Transistores/mosfet = Q

Microcontroladores/osciladores/comparadores = U

 

componentes do circuito primário normalmente aparecem com a letra P antes da sigla de identificação. Alem disso cada um dele é numerado para facilitar a melhor localização :)

 

é uma dica simples, mas se ajudar dá um joinha ai (y)

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas se você tem uma noção de eletrônica básica você deveria saber essas coisas. O meu primeiro contato com a eletrônica foi com uma apostila que explicava exatamente o que era cada componente acompanhado do simbolo que vemos nos esquemas, anos depois realizei um curso gratuito que era oferecido na minha cidade, ali repassamos o que eram os componentes, o que faziam, como identifica-los etc, ou seja, todo curso, livro ou apostila de eletrônica básica começa com as respostas que você procura.

 

Procure na área de treinamento eletrônica que se encontra aberto para todos e tem muito material disponível, ali certamente vai achar algumas apostilas bem uteis. Existem também no fórum outros tópicos que também falam algo sobre o assunto.

 

Boa pesquisa e boa sorte  8)

 

PS: Evite realizar posts consecutivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja o link abaixo, e ve se te ajuda.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Josafar, eu concordo com o Infosquad com relação a ter conhecimentos básicos de eletrônica.

 

Você pode ir aprendendo aos poucos como os componentes estão na placa(a serigrafia deles) através de apostilas, video aulas... etc. Mas o mais importante é conhecer os vários circuitos, como transistores(bipolares, fets, mosfets), tiristores, diodos... etc são polarizados e a função de cada um dependendo de como é ligado no circuito - pois isto lhe dará uma boa base para julgar se um componente está bom ou não e mesmo procurar substitutos para eles.

 

Além de aqui conter vários materiais, procure pela internet por cursos de eletrônica. Não basta saber que um diodo é D e tem certa aparência, sabendo(ou mesmo supondo) a função de um componente irá lhe poupar um tempo enorme na busca de solução de problemas.

 

Aqui tem algum material (

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
) mas o legal de um curso de eletrônica é que ao mesmo tempo que aprende como um componente funciona, aprenderá também sua simbologia e características.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha o que eu encontrei aqui no fórum -

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Caso queira procurar no Google, basta fazer buscas como 'curso eletronica pdf', 'curso completo eletronica pdf', 'curso eletronica download pdf'... etc.

 

 

 

 

 

Ah... então ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...