Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Dell Vostro 3460 DA0V08MB6D1 REV D As vezes funciona, as vezes liga e desliga

Avalie este tópico:


Doonine

Posts em destaque

Olá a todos!

Estou com um Dell Vostro 3460 na bancada, esse notebook chegou com o defeito de ligar e desligar em seguida, testei e confirmei o sintoma, ele liga e desliga em seguida.

Desmontei o notebook e fiz os testes básicos, e ele deu imagem no teste de reposicionamento da memória RAM, percebi que havia um pouco de corrosão no slot da memória, limpei, analisei com o microscópio e não encontrei nenhum outro problema.

Testei novamente e ele não apresentou imagem novamente, reposicionei a memória, testei outras memórias, testei outro processador, mas nada ajudou.

Fiz a gravação da BIOS, não mudou o sintoma.


Comecei a medir as tensões nas bobinas, e foi aí que a coisa complicou, com o notebook desligado as tensões de 3v e 5v são...

PL1 +5V_ALW = 5.25v
PL2 +3.3V_ALW = 3.39v


Com o notebook ligado:
PL7 +1.8V_RUN = 2V
PL4 +1.05V_PCH = 1.17V
PL3 +1.5V_SUS = 1.76V

 

Essas tensões estão muito altas, isso explica os sintomas do notebook, mas não consigo identificar o que está causando essas tensões alteradas.


Nessas linhas muito altas, identifiquei em cada uma delas um mosfet aquecendo demais, chegando a 90ºC, ao testar com o osciloscópio, percebi que eles estão chaveando, no esquema elétrico percebi que eles chaveiam para o terra, para ajudar a descer a tensão caso suba demais, o que explica eles estarem esquentando, não estão dando conta de descer a tensão jogando o excesso para o terra.

Cada linha possui um VRM separado, não são interligados, a única coisa em comum são as linhas de 3v e 5v, então dei atenção a essas linhas, percebi que, das vezes que o notebook liga e desliga, essas tensões sobrem demais, a de 5V sobe bem pouco, mas a de 3.3V, quando ligado o notebook, ela começa a subir e em aproximadamente 4 segundos chega em 3.6V, e é quando o notebook desliga, provavelmente por proteção.

 

As linhas de 3v e 5v são reguladas pelo mesmo PWM, o PU1, como tinha esse componente disponível, o troquei, o as tensões continuaram muito altas.

 

Eu estou sem mais ideias, alguém tem alguma?

Editado: por Doonine
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...