Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook leadership M549SS – MB LA-4241P – Não ligava, agora liga, mas sem vídeo

Avalie este tópico:


emaxsuel

Posts em destaque

Boa noite!

 

Pessoal, quando recebi esse note, ele não ligava não tinha nenhuma tensão na placa diferente de 19 V.

 

Encontrei um capacitor em curto o PC23, depois que troquei, a placa voltou a ligar, mas sem vídeo. Percebi que o PQ8 está sem tensão e os capacitores PC32, PC33, PC34 e os pinos  5, 6, 7 e 8 do PQ7 têm somente 0,3V.

 

No outro lado da placa o PR43 também não estava bom, troquei, quando liguei novamente saiu fumaça e também queimou.

 

Acredito que o problema de não sair imagem é justamente devido a isso.

 

E o botão power tava com 19 V, troquei o PQ6 e ficou com 3V, mas agora voltou para 19V.

 

Estou suspeitando do PU5, alguém sabe como posso confirmar se ele está em curto?

Desde já eu agradeço!

esquema.jpg.684a11248263dd9ed32f60eb2db2f7c5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso dar uma sugestão? No formato de imagem fica difícil alguém enxergar o que está escrito nesse esquema. O ideal seria que você colocacasse o link do esquema, e para ajudar a quem pretende te ajudar, colocar a página na qual o circuito está inserido. Isso ajuda os colegas e facilita muito na hora de tentar ajudar. Creio que quem posta uma dúvida, deve falicitar ao máximo para pode ter um número maior de colegas que se disponilizem a tentar ajudar. Eu abri a foto, mas não consegui enxergar quase nada. Diante da minha dificuldade de leitura de esquema, e uma imagem com pouca possibilidade de navegar, fiquei sem ação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

Obrigado pela sugestão, gilsonam.

Não tinha me atentado para isso!

 

O circuito está na pagina 44.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...

Bom dia!

Pessoal, fiz a troca do PU8 e voltou a funcionar, mas somente com a bateria.

Só hoje estou com tempo para verificar o que está acontecendo. Mas com a bateria funciona normalmente.

Quando digo com a bateria, quero dizer que ele não carrega e não funciona com o carregador.

 

Assim que descobrir o motivo disso, posto aqui.

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifica então p PQ7, pois é ele o mosfet comutador, encarregado de de chavear entre a fonte e a bateria.

Teste de mosfet comutador: multímetro digital

Multímetro na escala de diodo. Ponta preta no dreno, ponta vermelha no gate: vai apresentar um número bem alto, em torno de 550, se for até o 0 ele está em curto. Depois coloca no source e também apresenta o mesmo número. Inverter: ponta vermelha no dreno, ponta preta no gate: não mexe nem no gate e nem no source. Transistor está bom

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quais as tensões que você encontra no pq4 nos pinos 5,6,7,8? E no pq5 nos pinos 5,6,7 e 8? O gate do pq7 precisa receber uma tensão que sai do PU5 no pino 14. O pj9 e o pr36 estão bons? Não vi relação entre o pr43 e o chaveamento do mosfet. Verifica também o pq10 que recebe uma tensão vinda do pino 89 do super i/o e que habilita no pino 1 o pU5 CHGEN.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quais as tensões que você encontra no pq4 nos pinos 5,6,7,8? E no pq5 nos pinos 5,6,7 e 8? O gate do pq7 precisa receber uma tensão que sai do PU5 no pino 14. O pj9 e o pr36 estão bons? Não vi relação entre o pr43 e o chaveamento do mosfet. Verifica também o pq10 que recebe uma tensão vinda do pino 89 do super i/o e que habilita no pino 1 o pU5 CHGEN.

 

Bom dia!

Gilson, no pq4 tem 19.9V e no pq5 não tem nenhum voltagem.

Não tem nenhum tensão no PJ9 e nem no pr36.

Interessante que antes tinha tensoes em todos esses q vc perguntou, menos no pq7.

Cara, muito obrigado pela a ajuda, vai ganhar uma joinha mesmo que eu não consiga consertar esse trem.

obrigado mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quais as tensões que você encontra no pq4 nos pinos 5,6,7,8? E no pq5 nos pinos 5,6,7 e 8? O gate do pq7 precisa receber uma tensão que sai do PU5 no pino 14. O pj9 e o pr36 estão bons? Não vi relação entre o pr43 e o chaveamento do mosfet. Verifica também o pq10 que recebe uma tensão vinda do pino 89 do super i/o e que habilita no pino 1 o pU5 CHGEN.

Boa tarde!

Bem, descobri o motivo de não ter tensão, o problema tava no PQ6, tava com defeito, eu já havia trocado, mas acho que devo ter colocado o q estava com defeito de novo. :)

Agora já tem as tensões que vc perguntou.

O Nos pinos 5,6,7 e 8 do PQ6 tem 19V, mas no pinos 1,2,3 e 4 só tem 0,3V, logo nos pinos 5,6,7 e 8 do PQ8 só tem 0,3V, esta tensão também tá nos pinos 5,6,7 e 8 do PQ7, no 1,2,3 e 4 tem 19V.

Acho que o problema está na linha que tem a PL2 e o PR44, mas não consigo encontrar. Já testei o PC33 e o PC34, tá normal. Mas de qualquer forma vou tira-los novamente e colocar outros pra vê.

Ele liga acende o led, quando conecto a bateria fica o led azul piscando, mas não aparece imagem, é como se não tivesse processando.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só mais uma informação, eu fiz um jump do source pra o dreno do PQ7, então todos os componente que estava sem tensão passaram a ter 19V. E apareceu um barulho, acho que foi na bobina. Será que essa infeliz está causando isso?

Eu já tirei, e testei fora e tá ok.

Já estou quase ficando careca com essa placa. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

emaxsuel, uma bobina ou indutor sempre dará continuidade se testada nessa escala, mesmo que esteja em curto. O ideal para um teste de bobina é um indutímetro. Somente um indutímetro pode dizer se uma bobina está boa. O teste de continuidade dirá apenas que a bobina não se rompeu, que seu filamento interior continua intacto, mas se esse mesmo filamento entrar em curto, o teste dirá a mesma coisa, dará continuidade. Coloque a bobina no circuito e faça um novo teste.

coloque na escala de continuidade do seu multimetro

 

coloque a ponte preta no terra

 

coloque a ponta vermelha nos dois lados da bobina

 

o valor que será apresentado no visor do seu multimetro terá que ser alto ou I

 

se apresentar valor baixo, essa linha está em curto.

 

 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite!

gilsonam, mais uma vez obrigado por está me ajudando.

Fiz o teste, e o display ficou em 1, não se mexeu.

 

Já fiz o teste com uma fonte pra ver se algum capacitor e não encontrei nenhum com alteração.

Rapaz, já verifiquei todos os componentes que estão nessa linha e não encontro nada de anormal.

 

Me tire  mais uma dúvida: O PU4 recebe tensão vindo da linha dos pinos 5,6,7 e 8 do pq7, ou envia para esses pinos?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda estou estudando, mas o que posso te dizer é que há uma comunicação entre o pq7 e o pu5 tanto enviando quanto recebendo sinais. Posso estar enganado, mas no pino 17 o pu5 recebe uma tensão que vem direto do pq7, por outro lado no pino 14 sai uma tensão que alimenta o gate desse mosfet chamado BATDRV. No pino 1 chega uma tensão que vem do i/o chamada CHGEN#, que creio seja habilitando o pu5 para funcionar. No pino 13 ACGOOD saí uma tensão para o super i/o afirmando que está tudo certo. No pino 5 o ACDET, creio que seja uma tensão recebida do DC Jack e no pino 15 uma tensão ADP_I que chega no super i/o na página 44. Então dá pra entender que existe uma troca de informações entre super i/o, pu5 e mosfet comutador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...