Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise HP DV5-1220br - DAQT8HMB6B0 REV:B - Não liga pisca Power On apenas uma vez

Avalie este tópico:


Mauricio Estudier

Posts em destaque

@Mauricio Estudier 

Em 23/08/2021 às 13:28, Mauricio Estudier disse:

Não alteram as tensões, nem na bobina do core. Permanecem todas estáveis.

Quando você mencionou isso, você quis dizer que todas as tensões das bobinas estão subindo certo? Ao meu ver, todas as tensões estão subindo mesmo com a linha que deveria ter 12v marcando 6.8v. Como o @vado mencionou, pode ser uma falha do multimetro. Tire essa prova direto na fonte, no pino 2 do diodo PD17 vc devera encontrar 12v. Post confirmando a tensão encontrada.

21 horas atrás, Mauricio Estudier disse:

O ponto que mais chamou a atenção foi que o AD_ID

Não sei bem a tensão desse pino, mas essa tensão deveria ficar em torno de 2.5v ~3v. Tem 3.3v no catado no diodo D11 ele é o zene?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Leonildo disse:

Não sei bem a tensão desse pino, mas essa tensão deveria ficar em torno de 2.5v ~3v. Tem 3.3v no catado no diodo D11 ele é o zene?

Os +12VALW estão sempre presentes, quando o fet chaveia que sobe e cai em seguida, a lentidão é do meu multímetro mesmo. 
 

D11 é um zener que está com 2,2V, porém o AD_ID que sai do cabo DC jack desconectado da placa é por volta de 14V. Quando conecto o Cabo na placa, esta tensão cai para 1,1. 

Agora, Mauricio Estudier disse:

D11 é um zener que está com 2,2V,

Não achei a referência se esta é a tensão dele mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, Mauricio Estudier disse:

D11 é um zener que está com 2,2V, porém o AD_ID que sai do cabo DC jack desconectado da placa é por volta de 14V. Quando conecto o Cabo na placa, esta tensão cai para 1,1. 

Esses 14v não pode chegar ao IO mesmo se não vai torrar ele. 

Estou sismado com esse 1.1v AD_ID sendo que vc está fazendo analise com a fonte e não com carregador. Tem esse capacitor C941na linha do AD_TYPE, levanta ele e veja se esse tensão vai subir mais um pouco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mauricio Estudier disse:

remoção do C941

Removido, sem alteração da tensão e resistência do R173.

Saída permaneceu em 1,11V.

 

1 hora atrás, Mauricio Estudier disse:

depois do PQ32

Teste do FET fora do circuito OK, chaveando normal quando ativado.

Circuito permaneceu com mesmo comportamento, porém agora, logo quando conecta-se a fonte, o CPU FAN dá um pulso e para.

Alteração da tenção da linha de +12VALW de 12,3V para 13,8V.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mauricio Estudier com MAINON chegando na base do pq30 ele ira conduzir e desfazer o divisor formado pr179+pr181, nesse divisor com a placa em stand é pra ter 9,75v, quando o divisor for desfeito o pq32 que antes estava saturado pelo divisor vai ficar em corte deixando os 12v do pino 3 MAIND avançar. Dessa forma que vc colocou o pq32 continua saturado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por tudo que já foi apontado e verificações que fiz, não vejo outro que não uma falha no SIO, que não segura alto os sinais S5_ON, MAINON e SUSON.

Em cada acionamento, os sinais são identificados e voltam ao 0V na sequência.

Nos FETs de SUS, tenho as saídas logo após o acionamento de PwSw, mas entram em GND na sequência.

 

Outro ponto é que as saídas PGOOD do PU8 (13 HWPG e 28 PGOOD2) ficam com nível baixo o tempo todo, não sinalizando o HWPG ao SIO (pin 14).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo o cliente, este notebook está parado a 5 anos, sem nenhum uso. Estava tentando resgatar para o filho, para aulas online.

Como última tentativa, vou atrás de regravar a bios, para ver se segura os status S5_ON e MAINON.

 

Não tenho gravador ainda. Recomendam algum que abranja um bom roll de uso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mauricio Estudier tava revendo as suas postagem pra ver se passou algo e vir que algumas aferições estão erradas nessa linha de 12V o qual, o amigo @vado, e eu já falamos que tem algo de errado. Seu multimetro pode está marcando errado...Eu até comentei que é estranho essa linha mesmo abaixo do que deveria está, consegue saturar os mosfet. Nas figuras do post #20, você diz ter 5.01V no gate do pq23, 7v no gate do pq35, 5.38V no gate do pq24 e 6.8v no gate do pq27 e todos conduzindo. 

Só que todos esses mosfets recebem a mesma tensão que seria de 12V. Como todos esses mosfet são canal N, eles saturam com um tensão bem acima do valor comparado ao drain. Vamos rever tudo, antes de condenar o IO ok?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A figura do Q23 estava com as tensões invertidas...

 

image.png.29850485f0291362c49b1af0eeb509cb.png

 

O +5VPCU estão presentes o tempo todo, assim como o +3VPCU no PQ35, mas o chaveamento aparente das linhas SUS cai e desarma os FETs.

 

Na imagem do

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
risquei os conjuntos que não tenho nesta placa. O divisor PR179 e PR181 joga 0V ao gate do PQ32 quando o PQ30 recebe o MAINON na base.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

56 minutos atrás, Mauricio Estudier disse:

Segundo o cliente, este notebook está parado a 5 anos, sem nenhum uso. Estava tentando resgatar para o filho, para aulas online.

Como última tentativa, vou atrás de regravar a bios, para ver se segura os status S5_ON e MAINON.

 

Não tenho gravador ainda. Recomendam algum que abranja um bom roll de uso?

@Mauricio Estudier Recomendo o modelo tl866ii plus

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Leonildo disse:

sua placa pode ter problema de solda fria

Pois é, estou verificando agora as conexões das fontes, mas por enquanto tudo OK.

Analisando a sequência de start de outras placas, vi que o RSMRST# é nível baixo e o SIO (95) envia para SB (U37 pin 179) nível alto. Este sinal também está alto apenas após o PwSw pressionado, voltando a 0V logo em seguida.

 

Minha suspeita do SIO é justamente por não manter altos os níveis de MAINON, S5_ON e SUSON. Já procurei os capacitores das linhas, para validar se não haveria algum em curto, mas até agora não achei nada.

 

Dúvida, no PU8, logo que ativa as fontes principais, os sinais de HWPG (13) e PGOOD2 (28) devem alternar para nível alto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Mauricio Estudier disse:

Dúvida, no PU8, logo que ativa as fontes principais, os sinais de HWPG (13) e PGOOD2 (28) devem alternar para nível alto?

HWPG só vai tá alto quando todas as tensões da placa tiverem OK.

A questão das tensões ficou meio confuso, Leonildo perguntou se as tensões sobem e morrem, é isso mesmo aparecem tensão em todas as bobinas e morrem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mauricio Estudier amigo, você disse que essa placa estava a bastante tempo parada, e se eu entendi bem, você chegou a fazer desoxidação entre outros procedimentos preventivos. Segundo informações passadas por vossa senhoria, e com base nessas informações, eu lhe informa que a sua placa tem todas as fontes necessária que a mesma precisa para ligar. Se não for problema de BIOS, eu diria pra você partir para o um procedimento mais radical como ME na BGA.

O IO está enviando sinais já que tem as fontes do estado S3 subindo. Estamos deixando algo passar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

regrave a  bios como @Leonildo pediu, se não resolver faça o seguinte:

- Temos o sinais na figura tentando subir e morrendo, parando no HWPG (vc disse que não tem)

- HWPG precisa que todas as tensões estejam ok pra subir1518730482_Capturadetela30-08-202114_07_05.png.0581a08d9800a47faa96871a2a3efcca.png

 

- temos os sinais abaixo tentando subir e morrendo

- 86 ACIN - 3,02V
- 90 DNBSWON#1 - 3,3V / 0v depois do start e volta pra 3.3v
- 95 RSMRST# - 0V / 3.3 depois do start e volta a 0v
- 98 SUSON - 3.3v depois do start e some
- 101  S5_ON - 3.3v depois do start e some 
- 99 MAINON - 3.3v depois do start e some 

- SUSD - aparece e morre
- MAIND - aparece e morre

 

- mosfets de transição estão todos tentando liberar as tensões e morrendo

 

- vc disse que não tem curto nas bobinas

- que ressetou a cmos

 

- como HWPG precisa que todas as tensões estejam ok pra subir, vamos medi-las, eu sei que algumas vc já mediu, mas mede de novo pra termos um apanhado geral somente num item postado.

 

- tensão nas bobinas e se alguma tenta subir
- PL12 +5VPCU - OK
- PL13 +3VPCU - OK
- PL7  +1.2V - 
- PL6 +1.8VSUS - 
- PL8 VCORE0 - 
- PL9 VCORE1 - 
- PL11 VGACORE - 
- PL10 +CPUVDDNB - 

 

- mosfets de transição 
- PQ35 +3VS5 e +3VSUS
- PQ56 +1.1V_DYN
- PQ23 +5VSUS
- PQ24 +5V
- PQ34 +3V
- PQ57 +1.1V
- PQ27 +1.8V
- PQ51 +3VLANVCC

 

- conferir outras tensões
- PU2 +0.9VSMUTT
- PU9 +2.5V
- PU12 +1.2VS5
- PU10 +1.5V
- PU5 +1.35V
 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/08/2021 às 15:20, vado disse:

mas mede de novo pra termos um apanhado geral somente num item postado.

 

- PL12 +5VPCU - OK
- PL13 +3VPCU - OK
- PL7  +1.2V - 0V (não sobe em nenhum momento)
- PL6 +1.8VSUS - sobe 1,8V e morre a seguir
- PL8 VCORE0 - sobe 1,1V e morre a seguir
- PL9 VCORE1 - sobe 1,1V e morre a seguir
- PL11 VGACORE - Esta revisão não tem PL11. 
- PL10 +CPUVDDNB - sobe 1,1V e morre a seguir

 

- mosfets de transição 
- PQ35 +3VS5 e +3VSUS ==> Sobem a 3,3V e morrem em seguida (os sinais S5_OND e SUSD chegam e morrem) +3VPCU presentes todo tempo
- PQ56 +1.1V_DYN ==> Não sobe
- PQ23 +5VSUS ==> Sobe 5,12V e morre a seguir
- PQ24 +5V ==> Sobe 5,12V e morre a seguir
- PQ34 +3V ==> sobe 3,3V e morre a seguir. 
- PQ57 +1.1V ==> não sobe. Pin 4 chega a receber 80mV quando pressionado PwSw.
- PQ27 +1.8V ==> Nenhuma das tensões, porém quando dou start, aparecem todas rapidamente, tanto a saída +1.8V quanto a tensão do Dreno +1.8VSUS, com o pulso no gate >6,5V (velocidade do multímetro, acredito ser os 12V que já falamos).
- PQ51 +3VLANVCC ==>  sobe 3,3V e morre a seguir.

 

- conferir outras tensões
- PU2 +0.9VSMUTT ==> sobe 0,9V e morre a seguir
- PU9 +2.5V ==> sobe 2,47V e morre a seguir
- PU12 +1.2VS5 ==> sobe 1,2V e morre a seguir. Tensões +3VPCU e +5VPCU presentes e recebe 3,3V no EN (S5_ON), mas como o sinal morre, desarma também a saída.
- PU10 +1.5V ==> sobe 1,5V e morre a seguir. 
- PU5 +1.35V ==> Não está presente nesta revisão. 

 

Recebi o gravador hoje pela manhã (peguei um CH341A mesmo), então vou regravar a bios e fazer novos testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...