Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell Precision M4800 LA-9771P Rev:1.0 Não da imagem após encerrar

Avalie este tópico:


FHS

Posts em destaque

Olá pessoal.

Então é assim tenho na bancada o portátil que esta na descrição dell precision m4800 em que tem o seguinte problema:

- O portátil liga e tudo funciona direitinho e se eu reiniciar funciona bem no entanto se eu desligar o portátil quando ligo de novo o portátil liga mas não gera imagem tanto no monitor interno como externo.

- Quando não liga a única forma de voltar a dar imagem e reset a bios ou remover ou adicionar uma memoria e ai da alerta de alteração de memoria e já liga.

- Verifiquei as voltagens e esta tudo direitinho a única que me deixou mais alerta foi as voltagens do cpu que estão a 1.8v eu penso que seja um pouco alto mas andei a pesquisar um pouco e não encontrei informação sobre isso neste cpu.

- Testei com varias memorias e o resultado é o mesmo, já testei com outro processador e resultado é o mesmo.

- Uma coisa que me esta a intrigar que quando ligo e não da imagem a luz do disco ficar a piscar continuamente de 3 em 3 segundos mais ou menos.

Se alguém poder dar uma ajuda agradeço.

Editado: por FHS
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@Jhones 

57 minutos atrás, Jhones disse:

Amigo, remove a bateria do cmos e testa sem ela, observa se vai ligar em todas as tentativas da mesma forma que testou quando estava com a bateria.

Olá Jhones e obrigado pela ajuda.

Sem a bateria cmos o resultado é aleatorio. umas vezes arranca bem de imediato outras acontece o mesmo problema de não dar imagem. isto sem desconectar o jack de alimentação. Porque se tirar a alimentação e voltar a ligar começa de novo o loop de umas vezes dar bem outras não. Não faço mesmo ideia do que pode estar a originar este problema.

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, FHS disse:

 

@Jhones 

Olá Jhones e obrigado pela ajuda.

Sem a bateria cmos o resultado é aleatorio. umas vezes arranca bem de imediato outras acontece o mesmo problema de não dar imagem. isto sem desconectar o jack de alimentação. Porque se tirar a alimentação e voltar a ligar começa de novo o loop de umas vezes dar bem outras não. Não faço mesmo ideia do que pode estar a originar este problema.

obrigado

Já fez inspeção visual na placa em busca de oxidação? Já peguei Acer assim, que tinha resistor oxidado por líquido derramado, as vezes ligava normal, mas conforme a resistência do resistor mudava ele ligava sem imagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A DELL utiliza os LEDs para informar alguns erros de inicialização, veja no link se algum deles é o seu caso. 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, FHS disse:

@Jhones 

Sim já vi e aparentemente esta tudo normal. De qualquer forma passei spray limpa contactos na board toda e depois passei alcool para eliminar humidades que talvez tivesse e mesmo assim nada

Amigo, quando o equipamento ligar sem vídeo, teste se alguma bobina falta tensão, e veja também se falta alguma dessas tensões secundárias.

 

 

Screenshot_2021-09-05-11-23-39-311_com.google.android.apps.docs.jpg

Screenshot_2021-09-05-11-23-56-012_com.google.android.apps.docs.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jhones @adrianopluz 

Boas

quanto a sequencia de leds para tentar diagnosticar o erro, não encontrei correspondencia no entanto a minha duvida é como estou sem diversos componentes conectados so esta mesmo o necessario para dar imagem e poder mexer no windows o que pode influenciar na sequencia dos leds de aviso.

so que entretanto após andar aqui sempre liga desliga liga desliga vi que a maior parte das vezes fica a piscar so a led do disco como disse antes de 3 em 3 segundos e por vezes nenhuma dessas led´s ficam acessas.

 

entretanto como forma de eliminar possibilidades removi disco, teclado e touchpad para ver o comportamento e o ecra ligava sempre, depois adicionei o disco ssd e entrou tambem no windows e após isso conectei um rato externo so para poder encerrar o windows.

ja experimentei esta sequencia algumas vezes e o resultado é sempre o mesmo ao fazer encerrar o windows o portatil liga de novo direitinho mas quando removo o transformador e volto a colocar a primeira vez que ligo não da imagem de seguida carrego no botao power para desligar e ligar novamente e ai já funciona bem. ou seja desde que não remova o transformador parece estar bem agora vou adicionar um de cada vez touchpad e teclado e ver o efeito.

 

depois irei testar as voltagens referidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma coisa que me apercebi agora mesmo, um zumbido na placa que e um pouco mais intenso na zona de alimentação do cpu.

 

quando windows estava a arrancar o zumbido era mais ou menos intenso em função do funcionamento do cpu. até experimentei arrastar devagar uma janela do windows e influencia nesse mesmo zumbido.

 

terei algum mosfet a dar de si ou condensador a começar a ficar danificado?!!!! estranho...

 de qualquer forma vou começar a adicionar os perifericos para ver o que da

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, confere os capacitores da linha do vcore, se possível troque-os, outra coisa: esse zumbindo não tá vindo do pch não? Uma vez peguei um caso pouco parecido em um Itautec, mas ele costumava ligar normal semanas e depois parava, o cliente dizia a mesma coisa: trocava memória e voltava a ligar, desoxidamos slots e nada, propus rebalar o pch e resolveu. Faz um teste, quando ele desligar e não ligar mais, faz um ME no pch e tente ligar.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, capacitor não é só curto, o que mais ocorre é perda de capacitância, é sempre melhor trocar porque tem casos que mesmo testando no capacímetro e aparentando estarem dentro da faixa aceitável, ainda assim causam problemas pela ESR não estar adequada.

Sobre o ME, vou deixar o link de um tópico.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jhones 

amanha irei ver com atenção o artigo.

quanto aos condensadores substituo os ceramicos ou tambem os de tantalum?

 

aqui deixo o resultado dos controladores:

q63_ 1/2/3 - 1.06v 4 - 14.1v 5/6/7/8 - 1.06v

q186_ 1/2/3 - 19.3v 4 - 3.2v 5/6/7/8 - 19.3v

u38_ 1 - 3.3v, 2 - 3.3v, 3 - 3.3v, 4 - 5v, 6 - 10.2v, 7 - 3.3v, 8 - 3.3v

u37_ 1 - 5v, 2 - 5v, 3 - 3.3v, 4 - 5v, 6 - 10.5v, 7 - 5v, 8 - 5v

u34_ 1 - 3.3v, 2 - 3.3v, 3 - 3.3v, 4 - 5v, 5 - 3.3v, 6 - 3.3v, 7 - 3.3v, 8 - 3.3v, 9 - 3.3v, 10 - 8.6v, 12 - 8.6v, 13 - 3.3v, 14 - 3.3v

u35_ 1 - 5v, 2 - 5v, 3 - 3.3v, 4 - 5v, 5 - 3.3v, 6 - 3.3v, 7 - 3.3v, 8 - 3.3v, 9 - 3.3v, 10 - 8.6v, 12 - 8.6v, 13 - 3.3v, 14 - 3.3v

u57_ 1 - 5v, 2 - 5v, 3 - 0v, 4 - 5v, 5 - 3.3v, 6 - 3.3v, 7 - 3.3v, 8 - 3.3v, 9 - 3.3v, 10 - 8.4v, 12 - 0v, 13 - 0v, 14 - 0v

 

isto foi enquanto não dava imagem e so mesmo com com memoria, cpu, grafica, monitor e ventoinhas

 

obrigado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/09/2021 às 21:03, FHS disse:

@Jhones 

amanha irei ver com atenção o artigo.

quanto aos condensadores substituo os ceramicos ou tambem os de tantalum?

 

aqui deixo o resultado dos controladores:

q63_ 1/2/3 - 1.06v 4 - 14.1v 5/6/7/8 - 1.06v

q186_ 1/2/3 - 19.3v 4 - 3.2v 5/6/7/8 - 19.3v

u38_ 1 - 3.3v, 2 - 3.3v, 3 - 3.3v, 4 - 5v, 6 - 10.2v, 7 - 3.3v, 8 - 3.3v

u37_ 1 - 5v, 2 - 5v, 3 - 3.3v, 4 - 5v, 6 - 10.5v, 7 - 5v, 8 - 5v

u34_ 1 - 3.3v, 2 - 3.3v, 3 - 3.3v, 4 - 5v, 5 - 3.3v, 6 - 3.3v, 7 - 3.3v, 8 - 3.3v, 9 - 3.3v, 10 - 8.6v, 12 - 8.6v, 13 - 3.3v, 14 - 3.3v

u35_ 1 - 5v, 2 - 5v, 3 - 3.3v, 4 - 5v, 5 - 3.3v, 6 - 3.3v, 7 - 3.3v, 8 - 3.3v, 9 - 3.3v, 10 - 8.6v, 12 - 8.6v, 13 - 3.3v, 14 - 3.3v

u57_ 1 - 5v, 2 - 5v, 3 - 0v, 4 - 5v, 5 - 3.3v, 6 - 3.3v, 7 - 3.3v, 8 - 3.3v, 9 - 3.3v, 10 - 8.4v, 12 - 0v, 13 - 0v, 14 - 0v

 

isto foi enquanto não dava imagem e so mesmo com com memoria, cpu, grafica, monitor e ventoinhas

 

obrigado

 

Amigo, as vezes o ME não dá resultado mesmo. Eu apostaria em um reballing no pch

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/09/2021 às 01:37, adrianopluz disse:

Tente fazer o seguinte procedimento.

 

1 - Desconecte o carregador e a bateria.

2 - Feche um curto no jumper ME1.

3 - Conecte o carregador e aperte o power button.

4 - Após a maquina ligar retire o curto do jumper ME1.

 

ME.png

@adrianopluz boas. então é assim só hoje tive oportunidade para testar isto mas os dados não são conclusivos pois uma vezes a board arranca bem outras não. e nas vezes que arranca bem desligo o portatil e se ligar de imediato liga bem, se aguardar uns minutos acontece o mesmo o portatil liga mas não gera imagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, adrianopluz disse:

@FHS Quando a maquina não ligar, meça a tensão no jumper CMOS_CLR1 e ME_CLR1, deve estar bem próximo a 3V.

@adrianopluz 

boas. estive a verificar e em ambos esta com 3.1v.

 

algo muito estranho que so hoje me apercebi pois demorei mais tempo a encontrar o cmos_clr1 e tinha ligado a board foi que mesmo quando não da imagem se esperar muito tempo até o cpu aquecer e as ventoinhas ligarem nesse momento o portatil começa a dar imagem.

 

umas vezes um pouco antes das ventoinhas ligarem outras um pouco depois, ja fiz imensas vezes hoje e quase em todas elas acontece isto.

parece impossivel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@py2eb 

5 horas atrás, py2eb disse:

Amigo, analise a linha de 3v e 5v com osciloscópio e veja se há reeple (possível capacitor ruim).

Verifique também os MOSFETs de proteção (entrada) , veja se o diodo interno esta bom.

não tenho osciloscopio infelizmente, para breve irei comprar um daqueles baratinhos só para começar a prender um pouco mais e depois evoluir.

 

no entanto penso que esteja bom pois inicialmente injetei na board os 19v para ver se existia algum consumo e a board não tem qualquer consumo. as fontes de 3v e 5v estão sempre disponiveis sem qualquer problema aparente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...