Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer Aspire 5733Z - MB P5WE6 LA-7092P REV 1.0 - Liga rapidamente e desliga

Avalie este tópico:


Oseiasgs22

Posts em destaque

Boa tarde, amigos. Essa placa da descrição ao tentar liga-la pelo botão power, nada acontece. Quando a ligo fechando curto direto, liga rapidamente (porém, LED nenhum acende nesse momento). O consumo na assimétrica vai entre 200 e 500mA em questão de milissegundos e desliga. As fontes primárias de 3,3 e 5v estão ok. Testei os sinais principais do super I/0 e não encontrei defeito, regravei o BIOS por desencargo de consciência, mas não resolveu. A placa não possui curto. Suspeitei de alguma tensão transferida, mas não encontrei no esquema elétrico, esses circuitos que pudessem ser analisados. Até encontrei uma parte que eu poderia supor que fosse sobre essas tensões, só que no esquema elétrico, não há indicação VIN ou B+ entrando nos gates desses mosfest transferidores, que eu pudesse concluir que seriam eles a serem testados (vou mandar foto em anexo dessa parte do esquema). Se alguém puder dar uma luz sobre isso, se já pegaram problema semelhante e resolveram, agradeço muito!

 

 

Sem título.jpg

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, adrianopluz disse:

Olá,

 

O que você quer dizer com fechando curto direto?

 

 

 

Boa tarde. Fechando curto direto = Aterrar um pedaço de fio e tocar no terminal positivo do conector de power, fazendo a placa ligar direto, sem precisar usar o botão power do notebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Jakers Binder alterou o título para Acer Aspire 5733Z MB P5WE6 LA-7092P REV 1.0 Liga rapidamente e desliga
3 horas atrás, Oseiasgs22 disse:

porém, LED nenhum acende nesse momento

Quando isso acontece eu já suspeito do SIO. Mas temos que analisar mais um pouco. Posta, por favor, as tensões dos pinos do U38 e do Q59 antes e depois de fechar o curto pra ligar o note, só com o carregador conectado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, master7 disse:

Quando isso acontece eu já suspeito do SIO. Mas temos que analisar mais um pouco. Posta, por favor, as tensões dos pinos do U38 e do Q59 antes e depois de fechar o curto pra ligar o note, só com o carregador conectado.

 

Bom dia. Tanto no U38, U39e U41 temos as voltagens ALW. Nos gate desses mosfets transferidores, não temos os 19+VSB. Tenho mapeado o esquema elétrico pra ver onde essa voltagem tá morrendo, mas ainda não consegui uma conclusão precisa. Alguns componentes que no esquema diz ter essa voltagem, não existem (os componentes) na placa. O Q59 recebe os +5VALW no seu dreno, como descrito no esquema. Mas na hora que eu faço a ligação direta na placa, e que sobe um consumo na assimétrica, tanto gate, como source, continuam zerados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Oseiasgs22 disse:

não temos os 19+VSB. Tenho mapeado o esquema elétrico pra ver onde essa voltagem tá morrendo, mas ainda não consegui uma conclusão precisa.

Essa tensão vem do PQ28. Posta a tensão dos pinos do PQ28 e do PQ29, para sabermos se é nesse circuito que está o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 

Citar

O Q59 recebe os +5VALW no seu dreno, como descrito no esquema. Mas na hora que eu faço a ligação direta na placa, e que sobe um consumo na assimétrica, tanto gate, como source, continuam zerados.

Se ao acionar o start da placa,  o gate do q59 continua zerado, então o sio (pino 116) não está enviando alta para o sinal susp#.

Consequentemente q55 e q61 irão saturar e anular o sinal +vsb.

Dessa forma u38 e u41 ficarão em corte.

Lembrando que o sinal susp# se ramifica para vários pontos da placa.

É isso.

 

 

Editado: por hajy_eu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, hajy_eu disse:

pq28 deveria ter um valor menor em seu gate, mas se os 19v estão passando, então tbm tem que ter 19v no r1112 e r1103.

Na placa não tem serigrafia pra esses dois resistores da foto. Mas nesse que está marcado com uma seta, do lado em que a seta está, não passa 19v, só do outro lado. No outro passa 19v dos dois lados, cheguei a pensar que ele pudesse estar aberto. De fato o pino 116 tá zerado, eu havia esquecido de testar esse sinal. Mas sabendo que o sinal SUSP não tá sendo emitido pelo I/0, então podemos ter dois problemas, o PQ28 e o I/0. Correto?

 

 

IMG_20210907_150616.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 

O que eu costumo fazer é deixar a ponta de prova no pino 116 do sio e verificar se na hora do start a tensão sobe e some rapidamente.

Caso não aparecer nada, o sio pode ser o culpado sim.

 

Pq28 tbm está errado em seu gate.

Faça as medições novamente nele.

 

Componentes sem serigrafia na placa eu descubro com multímetro em modo continuidade (bip).

Sempre em relação aos componentes próximos que possuem identificação.

 

Lembrando que o sinal que sai do pino 116 do sio é o " susp# " e não susp.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 esses dois resistores que mencionou, quando o PQ29 está saturado, formam um divisor resistivo que fará com que chegue uma tensão de aproximadamente 3,4V no gate de PQ28 que o levará a saturar também fazendo surgir no dreno a tensão +VSBP. É provável que um desses resistores esteja com problema fazendo com que não haja a formação do divisor resistivo.

image.png.2d4b5f64c1bf08cf2130e8535900f3ef.png

Editado: por master7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jakers Binder

48 minutos atrás, Jakers Binder disse:

O que eu costumo fazer é deixar a ponta de prova no pino 116 do sio e verificar se na hora do start a tensão sobe e some rapidamente.

Esse sinal aparece em nível alto ou baixo? Não entendi muito bem.

Não entendi, pelo que entendi

49 minutos atrás, Jakers Binder disse:

Lembrando que o sinal que sai do pino 116 do sio é o " susp# " e não susp.

 

Qual a diferença?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, master7 disse:

esses dois resistores que mencionou, quando o PQ29 está saturado, formam um divisor resistivo que fará com que chegue uma tensão de aproximadamente 3,4V no gate de PQ28 que o levará a saturar também fazendo surgir no dreno a tensão +VSBP. É provável que um desses resistores esteja com problema fazendo com que não haja a formação do divisor resistivo.

Ou seja, pelo visto essa placa tá cheia de problema. Tem que trocar I/O, trocar PQ28 e agora um desses resistores. O que tá sem a seta tem uma resistência de 457khoms e o que tá com a seta tem resistência de 22khoms. Pelo resultado da medição, acredito que o que tá com a seta seja o PR79 e esteja bom. O outro acredito eu que seja o PR78 me corrijam se eu estiver errado. Minha mente já tá é cansada de analisar aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, master7 disse:

@Oseiasgs22 o que está com a seta está bom pois é o PR79 de 22k, mas o PR78 está com defeito pois pelo esquema ele é de 100k.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Certo. Vou ter que procurar I/0, mosfet e resistor pra trocar. Amigo, por gentileza, me esclarece uma dúvida, sobre SUSP# e SUSP, pois estou esquecido. Tenho que procurar estudar minhas apostilas e vídeos, faz tempo que não faço isso. Esse sinal é nível baixo ou alto no I/0?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 

Citar

Qual a diferença?

susp = placa tá suspensa quando o nível lógico estiver alto.

susp# = placa tá suspensa quando o nível lógico estiver baixo.

 

 

Exemplo 1:

SUSP em nível lógico alto = Q55 satura e GND anula o sinal +VSB = U38 em corte = placa suspensa

 

susp.png

 

 

 

 

Exemplo 2:

SUSP# em nível lógico baixo = Q59 entra em corte e deixa o sinal susp com 5v (nível lógico alto), conforme exemplo 1 = placa suspensa

 

 

susp#.png

 

 

 

Placa funcionando:

1 - Após start da placa o SIO envia 3v para o gate (susp#) do Q59.

2 - Q59 satura, envia GND para seu dreno, anula os 5v vindo do R1116 e nesse momento SUSP está com 0v (GND).

3 - Q55 recebe 0v em seu gate (SUSP) e fica em corte.

4 - Com o Q55 em corte, o sinal +VSB caminha livremente para o gate do U38.

5 - U38 recebe 19v em seu gate, satura , e daí então temos os 5v secundário.

 

 

* A mesma situação acontece no U41

 

 

 

 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Jakers Binder disse:

@Oseiasgs22 

susp = placa tá suspensa quando o nível lógico estiver alto.

susp# = placa tá suspensa quando o nível lógico estiver baixo.

 

 

Exemplo 1:

SUSP em nível lógico alto = Q55 satura e GND anula o sinal +VSB = U38 em corte = placa suspensa

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

 

 

Exemplo 2:

SUSP# em nível lógico baixo = Q59 entra em corte e deixa o sinal susp com 5v (nível lógico alto), conforme exemplo 1 = placa suspensa

 

 

 

 

 

Placa funcionando:

1 - Após start da placa o SIO envia 3v para o gate (susp#) do Q59.

2 - Q59 satura, envia GND para seu dreno, anula os 5v vindo do R1116 e nesse momento SUSP está com 0v (GND).

3 - Q55 recebe 0v em seu gate (SUSP) e fica em corte.

4 - Com o Q55 em corte, o sinal +VSB caminha livremente para o gate do U38.

5 - U38 recebe 19v em seu gate, satura , e daí então temos os 5v secundário.

 

 

* A mesma situação acontece no U41

 

 

 

 

 

 

 

Obrigado, amigo! Agora vou ver o que pode ser feito aqui, não achei nenhuma placa que tivesse I/0 igual a esse, e não sei se o cliente vai querer mandar buscar um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...