Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Avalie este tópico:


Luciano Leandro

Posts em destaque

25 minutos atrás, hajy_eu disse:

Nessas situações, eu verifico se está subindo todas as tensões secundárias no momento do start, pois a placa liga.

É justamente isso que estamos fazendo! Reparando as tensões do estado S3 que estão oscilando.

 

22 minutos atrás, Luciano Leandro disse:

Sem o pq67 apareceu 11 volts no capacitor

Todos os outros mosfet que recebe o sinal MAIND são canal N precisam de uma tensão maior no gate em relação aos outros pinos. milivolts no gate e ainda oscilando não vai rolar a festa.

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonildo 

 

Citar

Sem o pq67 apareceu 11 volts no capacitor

Isso aconteceu quando ele injetou tensão na placa, porém não disse em qual local essa tensão foi injetada.

Por esse motivo falei que não era pra injetar tensão, pois vai ficar confuso a análise.

 

 

Citar

É justamente isso que estamos fazendo! Reparando as tensões do estado S3 que estão oscilando

Como ele disse que subiu pelo menos 3v no source do pq62 (resposta #32 e #44) , então me leva a crer que de alguma forma o gate dele está sendo acionado.

Concorda ?

 

 

Citar

Todos os outros mosfet que recebe o sinal MAIND são canal P precisam de uma tensão maior no gate em relação aos outros pinos

Na verdade "canal N"

Sim, uma tensão maior em seu gate.

 

 

Citar

milivolts no gate e ainda oscilando não vai rolar a festa

Aí é que tá a dúvida ??? Como pode ter subido 3v com esse valor próximo a zero ?

 

Acredito que possa ter equívoco nas medições ou intermitência no surgimento de alguns valores.

Editado: por hajy_eu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/09/2021 às 17:15, Luciano Leandro disse:

@Leonildo    um detalhe que esqueci de relatar .

 

 

o PQ2 como informado na imagem ,estava apresentando curto ,retirei ,9procurei um substituto e coloquei ,porém o outro também apresentou curto ,ai retirei e no momento está sem )pode ser ele o causador do problema atual?

pq2.png

@Luciano Leandro Estranho esse transistor ter entrado em curto, será que estamos utilizando o esquema correto? verificou o PD1 e PQ33?

 

Você disse que trocou o PM6686 por que estava sem 3V, a tensão de 15VPCU é gerada dos 5V através do chaveamento do PQ59, verifique se os 15VPCU se mantém estável, e verifique também se o a tensão de +3VPCU não está variando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O PQ67 pode não ser diretamente o causador do problema. Mas ao levantar esse mosfet, o colega nos informou que apareceu a tensão 11V no gate do PQ62. Então, recomendo voltar o PQ67 original e quando a placa ligar @Luciano Leandro, você meça se realmente o gate do PQ67 está em corte ok? Deixei o funcionamento desse circuito registrado resumidamente mas atras, é só voltar e lê tudo com calma.

12 horas atrás, adrianopluz disse:

verificou o PD1 e PQ33?

Acredito fortemente que esse circuito esteja bom! Ele disse que a placa apresente 3.3V na PL13, essa tensão é stand e só vai está presente se os 19v estivem presente e o circuito esteja funcionando corretamente. O colega informou que os 5V é suspend, e diz que a mesma vai a nível alto assim que a placa tenta ligar.

 

Outra coisa que desconfio, e me leva acreditar que o circuito do PQ67 é de fato o circuito com defeito, é:

- A placa tenta ligar e somente acende os LEDs que tem com fonte de alimentação a tensão de 3.3V da PL13, essa tensão está estável segundo o autor do tópico.

 

- Quando a placa tenta ligar, o que parece é que o cooler (FAN) não gira, e o circuito do mesmo é alimentando pela tensão de +V5. 

- Alguns pgood e habilitação de alguns integrados precisam da tensão de +3V para que a sequencia possa processeguir.

E sim! Tem algumas informações equivocadas por parte do autor do tópico, mas acredito que isso é devido a pouco experiencia que o nosso colega tem em leitura de esquemas. Acredito que com o tempo ele vai desenrolando a coisa toda. @Luciano Leandro meu conselho é, revise todo tópico para ver quais aferições que foi solicitado e que você deixou passar.

 

@adrianopluz @hajy_eu os colegas tem algo acrescentar? 

 

Editado: por Leonildo
Adicionar texto e realizar correções!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, adrianopluz disse:

@Luciano Leandro Estranho esse transistor ter entrado em curto, será que estamos utilizando o esquema correto? verificou o PD1 e PQ33?

 

Você disse que trocou o PM6686 por que estava sem 3V, a tensão de 15VPCU é gerada dos 5V através do chaveamento do PQ59, verifique se os 15VPCU se mantém estável, e verifique também se o a tensão de +3VPCU não está variando.

 

 

vou dar uma verificada nessa tensão +3VPCU ,quanto a sua instabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Leonildo disse:

O PQ67 pode não ser diretamente o causador do problema. Mas ao levantar esse mosfet, o colega nos informou que apareceu a tensão 11V no gate do PQ62. Então, recomendo voltar o PQ67 original e quando a placa ligar @Luciano Leandro, você meça se realmente o gate do PQ67 está em corte ok? Deixei o funcionamento desse circuito registrado resumidamente mas atras, é só voltar e lê tudo com calma.

Acredito fortemente que esse circuito esteja bom! Ele disse que a placa apresente 3.3V na PL13, essa tensão é stand e só vai está presente se os 19v estivem presente e o circuito esteja funcionando corretamente. O colega informou que os 5V é suspend, e diz que a mesma vai a nível alto assim que a placa tenta ligar.

 

Outra coisa que desconfio, e me leva acreditar que o circuito do PQ67 é de fato o circuito com defeito, é:

- A placa tenta ligar e somente acende os LEDs que tem com fonte de alimentação a tensão de 3.3V da PL13, essa tensão está estável segundo o autor do tópico.

 

- Quando a placa tenta ligar, o que parece é que o cooler (FAN) não gira, e o circuito do mesmo é alimentando pela tensão de +V5. 

- Alguns pgood e habilitação de alguns integrados precisam da tensão de +3V para que a sequencia possa processeguir.

E sim! Tem algumas informações equivocadas por parte do autor do tópico, mas acredito que isso é devido a pouco experiencia que o nosso colega tem em leitura de esquemas. Acredito que com o tempo ele vai desenrolando a coisa toda. @Luciano Leandro meu conselho é, revise todo tópico para ver quais aferições que foi solicitado e que você deixou passar.

 

@adrianopluz @hajy_eu os colegas tem algo acrescentar? 

 

de fato nobre , vejo que ainda tenho dificuldade quando se refere  a esquemas ,por sua vez , essa semana com o auxilio dos nobres colegas presentes ,aprendi um pouco e sei que para chegar ao "sucesso " do conhecimento  tenho que me dedicar em busca-lo .

 

devo ter deixado passar algo pelo caminho das analises .

 

compactuo com sua afirmação em dizer que o problema está no circuito  do PQ67, uma vez que, ao retirar  apresenta tensão (11 volts ) no PC199 ,advindos do PR289 e com ele (PQ67) , no local o mesmo capacitor só apresenta pouquissimos millivolts .    

 

também sem o referido PQ67 ,ao plugar o carregador (nesse caso estou usando a fonte de bancada em 19 volts) , acende um led laranja, o cooler gira por alguns segundos e a fonte apresenta 570 miliamperes ,também por alguns segundos e zera.  (nesse caso eu não chego a pressionar o power, por imaginar que devido o led laranja estar aceso ,deva  ter um grave erro pela frente (justamente nesse momento está faltando um componente  que trabalha com uma tensão um pouco elevada 15 volts ).

** há uma observação a fazer : a placa encontra-se sem o PQ2 ,pois assim que a placa chegou ,ao colocar na fonte , ele aquecia ,substitui por outro com as mesmas caracteristicas e fez o mesmo ,aqueceu . 

 

mais uma vez agradeço a atenção dos colegas e peço que por gentileza, deêm uma olhada nessa analise descrita .

Editado: por Luciano Leandro
acrescentar informações
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Leonildo disse:

Ele disse que "e o pino 4 quer aparecer e some os 3". Não informou o valor exato que aparece no pino. Vamos seguir! ;D

olhei aqui novamente .

 

 

hora 2.7 hora 3.2 (isso sempre quando tenta startar ) apresenta  e some quando zera a fonte .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luciano Leandro 

11 minutos atrás, Luciano Leandro disse:

hora 2.7 hora 3.2 (isso sempre quando tenta startar ) apresenta  e some quando zera a fonte .

Pois é justamente isso que os colegas estão questionando! Se tem só milivolts no gate do PQ62, de alguma forma ele está saturando! Ou você está se equivocando e fazendo as aferições erradas, digo, pinos errados.  Até porque as tensões que devem aparecer nesse mosfet são 15v gate e 5V dreno e source! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Leonildo disse:

@Luciano Leandro 

Pois é justamente isso que os colegas estão questionando! Se tem só milivolts no gate do PQ62, de alguma forma ele está saturando! Ou você está se equivocando e fazendo as aferições erradas, digo, pinos errados.  Até porque as tensões que devem aparecer nesse mosfet são 15v gate e 5V dreno e source! 

nesse caso ,não há como errar ,pois na placa tem a numeração da pinagens  : quem são os pino 1 , 3 ,4 e 6.

 

vejo que o U19 , está interligado com o (PQ62) , "se não estiver equivocado". pode ter algo errado com o mesmo U19?

Editado: por Luciano Leandro
acrescentar informações
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonildo ótima analise, acredito que o problema esteja relacionado as medições que solicitou, acrescento os seguintes pontos.

 

  • A tensão de 15VPCU tem uma capacidade de corrente muito reduzida, ele informou que mesmo sem o PQ67 aparece apenas 11V em MAIND, por isso solicitei que verifique se realmente está estável essa tensão.
  • A tensão de +3VPCU pode ser desabilitada via SHDN# caso haja algum problema em outra área, gerando a falta de 3VPGD e possivelmente colocando a placa em loop.

Continuando, mesmo 11V seriam suficientes para fazer o PQ62 liberar os 5V, mas o fato dessa tensão estar um pouco baixa pode indicar uma instabilidade nos 3VPCU.

 

O equipamento ideal para essa analise seria o osciloscópio, pois é possível ver se as tensões estão atingindo o valor nominal mesmo que de forma breve, @Luciano Leandro Caso o seu multímetro tenha a função peak hold, tente utilizar, ela costuma ser melhor nesses casos em que queremos saber qual o valor máximo que está chegando a determinado ponto.

 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonildo 

3 horas atrás, Leonildo disse:

@Luciano Leandro quando a placa tentar ligar meça todos os pinos sinalizados nas imagens e post. Lembre-se, pressionando o power pra tentando ligar a placa ok?

Capturar.PNG

Capturard.PNG

Capturarxxx.PNG

 

PQ44 pinos 1256 (3.3vts) pino:4 (3.3 vts) pino:3 (13.6 vts)

PQ45 pinos 123    (3vts)   (fica oscilando de acordo a fonte ,3 vts e zera)  pinos : 5678

(3.3 vts) "fixos"

PQ 62 pinos: 1256 (5 vts)   pino 4 : 3 vts e zera  pino: 3 oscila entre 200 e 600 milivolts

PQ67  um terminal tem : 9.1 e o outro , oscila entre 300 e 700 milivolts e o PR289 tem : 15 vts de um lado e do outo ,também entre 300 e 700 milivolts (já o retirei e testei fora e tem a medida de 1 mega que é o que diz o esquema)

PQ 68 pino  3 (9.1 vts) e pino 2 (0 vts)

Editado: por Luciano Leandro
ajustes na digitação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, adrianopluz disse:

@Leonildo ótima analise, acredito que o problema esteja relacionado as medições que solicitou, acrescento os seguintes pontos.

 

  • A tensão de 15VPCU tem uma capacidade de corrente muito reduzida, ele informou que mesmo sem o PQ67 aparece apenas 11V em MAIND, por isso solicitei que verifique se realmente está estável essa tensão.
  • A tensão de +3VPCU pode ser desabilitada via SHDN# caso haja algum problema em outra área, gerando a falta de 3VPGD e possivelmente colocando a placa em loop.

Continuando, mesmo 11V seriam suficientes para fazer o PQ62 liberar os 5V, mas o fato dessa tensão estar um pouco baixa pode indicar uma instabilidade nos 3VPCU.

 

O equipamento ideal para essa analise seria o osciloscópio, pois é possível ver se as tensões estão atingindo o valor nominal mesmo que de forma breve, @Luciano Leandro Caso o seu multímetro tenha a função peak hold, tente utilizar, ela costuma ser melhor nesses casos em que queremos saber qual o valor máximo que está chegando a determinado ponto.

na medição que fiz ,sem o PQ67 e que passou a apresentar 11 vts , essa voltagem ficou fixa (estável)

 

 

compreendo com relação ao uso do osciloscopio ser a ferramenta ideal nessa minha analise, porém infelizmente ainda não disponho de um e nem tenho um colega que me empreste ou que pudesse fazer essa analise mais minuciosa.

 

meu multimetro é o : HIKARY HM-2090 

1 hora atrás, adrianopluz disse:

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/09/2021 às 12:31, Luciano Leandro disse:

de fato nobre , vejo que ainda tenho dificuldade quando se refere  a esquemas ,por sua vez , essa semana com o auxilio dos nobres colegas presentes ,aprendi um pouco e sei que para chegar ao "sucesso " do conhecimento  tenho que me dedicar em busca-lo .

 

devo ter deixado passar algo pelo caminho das analises .

 

compactuo com sua afirmação em dizer que o problema está no circuito  do PQ67, uma vez que, ao retirar  apresenta tensão (11 volts ) no PC199 ,advindos do PR289 e com ele (PQ67) , no local o mesmo capacitor só apresenta pouquissimos millivolts .    

 

também sem o referido PQ67 ,ao plugar o carregador (nesse caso estou usando a fonte de bancada em 19 volts) , acende um led laranja, o cooler gira por alguns segundos e a fonte apresenta 570 miliamperes ,também por alguns segundos e zera.  (nesse caso eu não chego a pressionar o power, por imaginar que devido o led laranja estar aceso ,deva  ter um grave erro pela frente (justamente nesse momento está faltando um componente  que trabalha com uma tensão um pouco elevada 15 volts ).

** há uma observação a fazer : a placa encontra-se sem o PQ2 ,pois assim que a placa chegou ,ao colocar na fonte , ele aquecia ,substitui por outro com as mesmas caracteristicas e fez o mesmo ,aqueceu . 

 

mais uma vez agradeço a atenção dos colegas e peço que por gentileza, deêm uma olhada nessa analise descrita .

Meu amigo, creio que PQ2 tem que estar na placa, ele deve conduzir para manter PQ33 em corte mantendo +VA em tensão nominal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, jone melo disse:

Meu amigo, creio que PQ2 tem que estar na placa, ele deve conduzir para manter PQ33 em corte mantendo +VA em tensão nominal.

Vou providenciar um de mesma referência e colocar. 

12 horas atrás, tedjab disse:

@Luciano Leandro Em quantos amperes esta  sua fonte de bancada...?

3 amperes 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...