Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Lenovo Yoga 2 13 - LA-A921P Rev 1.0 - só funciona na bateria

Avalie este tópico:


Motta Álvaro

Posts em destaque

Esse notebook ta com carga na bateria e ta funcionando, mas nao ta carregando a bateria e nem funciona só na tomada. Ele é 20v, mas encontrei 19,43v na ponta do carregador. E os 19,43v passam pelo dc jack e chegam ate a placa

Editado: por Motta Álvaro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutes ago, Leonildo said:

@Motta Álvaro aprofunda mais na sua analise e detalhe até onde está chegando os 19v. Depois que os 19v passam pelo DC_jack, essa tensao deve chegar aos mosfet da entrada, e subsequente ao CI charge. A tensão ta passando pelos mosfet da entrada?

Eu nao to conseguindo prosseguir na analise pq to com o suposto eskema na mao, mas nao consigo achar o  pwm primario pu301 nem os mosfets de entrada pq 301 e pq 303 por essa serigrafia na placa

48 minutes ago, Gadleo said:

Esse carregador é a original? Já fez o teste com outro carregador? 

Sim, é original, nao tenho outro pra teste no momento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Motta Álvaro procurei pelo o arquivo boardview dessa placa e não encontrei. Parece que no vinafix tem esse arquivo. @FDONATO, o amigo deve solicitar o arquivo na área destinada ou vc pode já nos adiantar aqui se tem ou não esse arquivo no site mencionado acima ?

@Motta Álvaro depois do dcin1 tem um fusível, vc já chegou ele? Tem dois integrados, duas bobinas e dois jumper próximo da bateria do cmos, veja se é as bobinas de 3 e 5v? Na imagem abaixo veja se são os mosfet da entrada de 19v?

Screenshot_20210908-171320_Chrome.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Motta Álvaro disse:

Esse notebook ta com carga na bateria e ta funcionando, mas nao ta carregando a bateria e nem funciona só na tomada. Ele é 20v, mas encontrei 19,43v na ponta do carregador. E os 19,43v passam pelo dc jack e chegam ate a placa

Ao plugar a fonte, veja se tem 19v em algum desses mosfet's . 

É comum essa placas mais "modernas" terem mosfet duplo ( alta e baixa em 1 encapsulamento ) afim de comprimir a arquitetura.

ScreenShot_20210908190936.png

Editado: por XKing Infinityx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 hours ago, Leonildo said:

@Motta Álvaro procurei pelo o arquivo boardview dessa placa e não encontrei. Parece que no vinafix tem esse arquivo. @FDONATO, o amigo deve solicitar o arquivo na área destinada ou vc pode já nos adiantar aqui se tem ou não esse arquivo no site mencionado acima ?

@Motta Álvaro depois do dcin1 tem um fusível, vc já chegou ele? Tem dois integrados, duas bobinas e dois jumper próximo da bateria do cmos, veja se é as bobinas de 3 e 5v? Na imagem abaixo veja se são os mosfet da entrada de 19v?

Screenshot_20210908-171320_Chrome.jpg

@Leonildo me parece q essa bobina da direita, PL402, seja a de 3v pq deu continuidade com o pino 8 da bios. Foi o teste q eu fiz, nao sei se fui coerente. Acredito entao q a da esquerda seja realmente a de 5v. Todas duas estao zeradas, 0v. Ja com relacao aos mosfets de entrada q vc apontou, nao consegui achar continuidade em nenhum deles com o fusivel de entrada q apresenta 19v. Entao nao consegui identificar ainda pq nenhum mosfet deu continuidade com o fusivel de entrada.

20210908_205525.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonildo sobre os mosfets...

6,7v no dreno e 2,8v no source e gate do PQ305. 2,8v no dreno do PQ306 e 0v em source e dreno. No resistor q ta ao lado deles tem 22,5v nos dois lados. E no capacitor colado a ele tem 22,5 tb de um lado e 0v do outro e qnd meço o capacitor ouço um ruído. A placa já faz um ruido com a fonte conectada, mas qnd vou medir o capacitor muda o ruído.

 

Em PQ501 tenho 2,8v no dreno e nada wm source e gate. E o PQ502 tb tá zerado em tudo. 

20210908_211159.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonildo o que é essa carcaça metálica aki da foto? Pq ela fica perto do conector de carga, e reparei q tem componentes debaixo dela e q o ruído q ouço fica mais alto nessa região. Poderiam os mosfets de entrada estar ali embaixo?

20210908_212601.jpg

Editado: por Motta Álvaro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Motta Álvaro np esquema mostra que os integrados PU401 + PU402 são os CIs de 3/5V amigo. No pino 8 desses integrados chega a tensão de B+, aferindo esses pinos você já pode ter uma ideia se a tensão de alta tá passando pelos mosfet da entrada.

Segue as fotos do circuito do sinal ADO_ID do carregador. O PU301 é o charge, pode ser que ele esteja de baixo da blindagem. Essa blindagem é só encaixada aí remove ela. Rapaz estou pelo celular, e estou quase pra ficar sego. Kkkk

Screenshot_20210908-230505_Chrome.jpg

Screenshot_20210908-230211_Samsung Notes.jpg

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonildo celular cega a gente msm rsrs

 

Achei os escondidos...haha estavam debaixo da placa metálica o ci de charger e os mosfets de entrada. Tenho 19v apenas no dreno do pq301, nao ta passando. No source e gate 0v. No PQ302 tb 0v em tudo. 

 

PU401 e PU402 0v nos pinos 8.

@Átomos 19v no dreno do PQ301 e 0v em gate e source. A tensao nao ta passando dele.

20210909_152243.jpg

Editado: por Motta Álvaro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/09/2021 às 13:52, Motta Álvaro disse:

Esse notebook ta com carga na bateria e ta funcionando, mas nao ta carregando a bateria e nem funciona só na tomada. Ele é 20v, mas encontrei 19,43v na ponta do carregador. E os 19,43v passam pelo dc jack e chegam ate a placa

Boa tarde, como estão as tensões de 5v e 3,3 v ... Nos pinos da bateria tem que encontrar ao menos 3 pinos com 3,3v  pra bateria carregar . se tem 19v na entrada não tem nada em curto nesta linha , tem verificar as tensoes de 5v e 3,3 v se estão ok na placa  , teensão na memória 1,2 1,8 depende do modelo  , se poe uma bateria boa carregada e ele funciona o circuito inverter esta normal , o problema é na carga verifica a chegada dos 19v lá e ve onde converte pra 3,3 deve ser algum mosfet na chegada ou próprio ci de charger 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Átomos pq303 ta bom.

Trokei o ci de charger, parecia q ia funcionar, acendeu led de carregamento,  mas ficou oscilando, piscando e dps parou. Então vi q o pq304 tava aquecendo, mas retirei da placa e o pq301 apresentou curto, mas antes estava bom, ja havia testado fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...