Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Importada / H61 1155 v1.2 / Data e hora não permitem alterações na BIOS

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Pessoal! Muito boa tarde. estou voltando ao fórum depois de um bom tempo afastado. Estou com uma placa mãe chinesa H61 (segue uma foto para ajudar na identificação) o defeito é o seguinte: Logo ao ligar a fonte a placa já liga. Ao entrar na bios a data não permite alteração. Eu digito um valor 02, por exemplo, e ao apertar tab ou enter para seguir para o próximo campo o valor volta para 01. O mesmo acontece com a hora (e o relógio não funciona a hora fica fixa). Além disso o campo destinado ao ano fica mudando aleatoriamente de valor (ex: 4991, 1098, 10xx etc). vou adicionar algumas imagens para facilitar o entendimento. 

Outro detalhe que tbm ocorre é que se eu entrar no sistema (windows 10) e depois desligar ou reiniciar o computador trava na tela do POST com a seguinte msg "b1Initializelibrary failed 0xc0000001". Dai é só resetar os valores da bios usando o JUMPER da placa e ela volta a iniciar o sistema. Porém o sistema não funciona por  conta da data completamente incorreta e que muda constantemente.

 

OBS: A BIOS salva todas as configurações normalmente.

 

Testes que já fiz: 

01 - Regravei a bios com vários arquivos diferentes.;

02 - Troquei a bateria de 3v;

03 - Troquei memória e processador;

04 - Troquei o chip de BIOS;

05 - Troquei a fonte de alimentação;

 

DataSheet do chip de BIOS: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

PIN 

01 = 3.5v (aproximadamente)

02 = 3,5v (aproximadamente)

 

Basicamente é isso. Essa placa é minha então não tenho urgência. Achei o problema interessante e gostaria de analisar com vcs. Isso pode vir a ajudar outras pessoas no futuro.

 

 

WhatsApp Image 2021-09-08 at 17.25.35.jpeg

WhatsApp Image 2021-09-08 at 17.22.40.jpeg

WhatsApp Image 2021-09-08 at 17.17.43.jpeg

WhatsApp Image 2021-09-08 at 17.17.32.jpeg

Editado: por robertoromeu
  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, robertoromeu disse:

Pessoal! Muito boa tarde. estou voltando ao fórum depois de um bom tempo afastado. Estou com uma placa mãe chinesa H61 (segue uma foto para ajudar na identificação) o defeito é o seguinte: Logo ao ligar a fonte a placa já liga. Ao entrar na bios a data não permite alteração. Eu digito um valor 02, por exemplo, e ao apertar tab ou enter para seguir para o próximo campo o valor volta para 01. O mesmo acontece com a hora (e o relógio não funciona a hora fica fixa). Além disso o campo destinado ao ano fica mudando aleatoriamente de valor (ex: 4991, 1098, 10xx etc). vou adicionar algumas imagens para facilitar o entendimento. 

Outro detalhe que tbm ocorre é que se eu entrar no sistema (windows 10) e depois desligar ou reiniciar o computador trava na tela do POST com a seguinte msg "b1Initializelibrary failed 0xc0000001". Dai é só resetar os valores da bios usando o JUMPER da placa e ela volta a iniciar o sistema. Porém o sistema não funciona por  conta da data completamente incorreta que muda constantemente.

 

OBS: A bios salva todas as configurações normalmente.

 

Testes que já fiz: 

01 - Regravei a bios com vários arquivos diferentes.;

02 - Troquei a bateria de 3v;

03 - Troquei memória e processador;

04 - Troquei o chip de BIOS;

05 - Troquei a fonte de alimentação;

 

DataSheet do chip de BIOS: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

PIN 

01 = 3.5v (aproximadamente)

02 = 3,5v (aproximadamente)

 

Basicamente é isso. Essa placa é minha então não tenho urgência. Achei o problema interessante e gostaria de analisar com vcs. Isso pode vir a ajudar outras pessoas no futuro.

 

 

WhatsApp Image 2021-09-08 at 17.25.35.jpeg

WhatsApp Image 2021-09-08 at 17.22.40.jpeg

WhatsApp Image 2021-09-08 at 17.17.43.jpeg

WhatsApp Image 2021-09-08 at 17.17.32.jpeg

Olha amigo, já peguei placa com problema de setup ou configuração que era o SIO com problema, até porque você disse que liga sozinha. Como essa placa da china não tem esquema, fica complicado.  Se tiver na garantia ( se é que tem ), eu devolveria.

Editado: por XKing Infinityx
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos. @XKing Infinityx sua suspeita do SIO faz todo sentido. Isso explicaria o fato de ela ligar sozinha. Porém pelo que eu pude observar nessa placa o SIO é integrado na PCH, se eu estiver errado alguém me corrija. Dessa forma não sei como poderia testar o SIO.

@adrianopluz , eu também suspeitei do cristal, porém se o mesmo não estivesse oscilando a placa não chegaria a ligar. Ao menos é o que eu acho, se eu estiver errado alguém me ajuda ai kkkkk. Não tenho osciloscópio para testar o cristal, então vou tentar trocar ele só por desencargo de consciência kkkkkk. 

No mais concordo com o que o amigo falou sobre a dificuldade de trabalhar nessas placas chinesas que não possuem esquema, porém é justamente essa a minha intenção. Reunir aqui algum conhecimento que possa ajudar a gente na manutenção dessas placas, que por sinal estão invadindo o mercado brasileiro (ao menos aqui na minha região está muito popular esse tipo de placa). Vou realizar mais testes e volto para postar os resultados assim que tiver tempo.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, robertoromeu disse:

Pessoal! Muito boa tarde. estou voltando ao fórum depois de um bom tempo afastado. Estou com uma placa mãe chinesa H61 (segue uma foto para ajudar na identificação) o defeito é o seguinte: Logo ao ligar a fonte a placa já liga. Ao entrar na bios a data não permite alteração. Eu digito um valor 02, por exemplo, e ao apertar tab ou enter para seguir para o próximo campo o valor volta para 01. O mesmo acontece com a hora (e o relógio não funciona a hora fica fixa). Além disso o campo destinado ao ano fica mudando aleatoriamente de valor (ex: 4991, 1098, 10xx etc). vou adicionar algumas imagens para facilitar o entendimento. 

Outro detalhe que tbm ocorre é que se eu entrar no sistema (windows 10) e depois desligar ou reiniciar o computador trava na tela do POST com a seguinte msg "b1Initializelibrary failed 0xc0000001". Dai é só resetar os valores da bios usando o JUMPER da placa e ela volta a iniciar o sistema. Porém o sistema não funciona por  conta da data completamente incorreta que muda constantemente.

 

OBS: A bios salva todas as configurações normalmente.

 

Testes que já fiz: 

01 - Regravei a bios com vários arquivos diferentes.;

02 - Troquei a bateria de 3v;

03 - Troquei memória e processador;

04 - Troquei o chip de BIOS;

05 - Troquei a fonte de alimentação;

 

DataSheet do chip de BIOS: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

PIN 

01 = 3.5v (aproximadamente)

02 = 3,5v (aproximadamente)

 

Basicamente é isso. Essa placa é minha então não tenho urgência. Achei o problema interessante e gostaria de analisar com vcs. Isso pode vir a ajudar outras pessoas no futuro.

 

 

WhatsApp Image 2021-09-08 at 17.25.35.jpeg

WhatsApp Image 2021-09-08 at 17.22.40.jpeg

WhatsApp Image 2021-09-08 at 17.17.43.jpeg

WhatsApp Image 2021-09-08 at 17.17.32.jpeg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lupeja13, bom dia meu caro. A alimentação do cmos está ok sim. Não sei se entendi bem o que vc falou sobre as setas. Entendi que vc perguntou se eu ja tentei alterar a data. Sim já tentei mudar a data diretamente na bios. Não importa qual a data eu coloque assim que dou enter ou tab o valor volta para 01 no mês e no dia. No campo do ano ele vai para um valor aleatório.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, robertoromeu disse:

@Lupeja13, bom dia meu caro. A alimentação do cmos está ok sim. Não sei se entendi bem o que vc falou sobre as setas. Entendi que vc perguntou se eu ja tentei alterar a data. Sim já tentei mudar a data diretamente na bios. Não importa qual a data eu coloque assim que dou enter ou tab o valor volta para 01 no mês e no dia. No campo do ano ele vai para um valor aleatório.

as setas que me referi são do teclado poe hora ,use seta para direita ver se aceita digitar os minutos , depois seta pra baixo pra ir pra data e mesma coisa poe o dia ou mês , seta pra direita e ver se aceita digitar até o final ..A alimentação na bateria cmos  que me referi tem que medir sem ela no pino positivo tem que chegar algo acima de 3v um pouco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, FLAVIOTECH disse:

@robertoromeu uma dúvida para a organização do titulo do tópico: essa placa mãe não é da marca Intel? Está mais parecida com aquelas placas mãe importadas que empestou o mercado.

É aquelas mobo chinesa, estilo bluecase, PCbrazil etc.. na real, se não me engano são todas a mesma coisa, parece que é uma só empresa responsável que fabrica e são passadas para outras empresas para remarcar e vender (foi o que ouvir dizer) 

veja se tem 3v nos pinos do jumper do reset da bios (com a placa fora da tomada, somente com a bateria cmos no seu lugar) se não tiver, pode ser defeito no socket da bateria ou um diodo duplo.. pode ser outra coisa, mas essas duas causas são as que mais peguei..

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, FLAVIOTECH disse:

@robertoromeu uma dúvida para a organização do titulo do tópico: essa placa mãe não é da marca Intel? Está mais parecida com aquelas placas mãe importadas que empestou o mercado.

Isso mesmo é uma placa genérica chinesa. Na descrição do problema eu falo isso. Vou ajustar título para evitar dúvidas.

Editado: por robertoromeu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Emanoel_2.0 disse:

É aquelas mobo chinesa, estilo bluecase, PCbrazil etc.. na real, se não me engano são todas a mesma coisa, parece que é uma só empresa responsável que fabrica e são passadas para outras empresas para remarcar e vender (foi o que ouvir dizer) 

veja se tem 3v nos pinos do jumper do reset da bios (com a placa fora da tomada, somente com a bateria cmos no seu lugar) se não tiver, pode ser defeito no socket da bateria ou um diodo duplo.. pode ser outra coisa, mas essas duas causas são as que mais peguei..

Olá. Bom dia meu caro. Sim tenho tensão no pino de reset 2,44v. Não é problema no socket da bateria, se fosse as outras configurações da BIOS não seriam salvas, e além disso, não tem como a falta da tensão da bateria causar o problema em questão.

Editado: por robertoromeu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, robertoromeu disse:

Olá. Bom dia meu caro. Sim tenho tensão no pino de reset 2,44v. Não é problema no socket da bateria, se fosse as outras configurações da BIOS não seriam salvas, e além disso, não tem como a falta da tensão da bateria causar o problema em questão.

então deve ser defeito no circuito rtc. era bom ter um osciloscópio para ver se o crystal está gerando os 32khz e ver se o circuito estaria recebendo as alimentações do RTC (sem esquema é muito difícil)  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

geralmente, passa pra diversos resistores, cada um vai para um setor da pch.. bom, algo que vejo em outras placas, que analisei.. era bom ter outra placa dessa, funcionando, ir verificando onde tem os 3v e onde não tem.. essa tensão de 2.44, acho meio baixa, de fato, existe uma natural queda de tensão, principalmente por parte do diodo, mas seria interessante verificar o mesmo, por desencargo de consciência. mesmo que vc disse que algumas alterações estão sendo salvas, nem todas alterações feitas no setup, necessita da bateria, algumas delas, ficam salvas na pch mesmo (posso estar enganado, mas lembro de estudar sobre e ter visto isso) e por isso, existe o CLR_CMOS (CLEAN CMOS) Pois ele serve justamente para apagar essas configurações internas, onde só retirar a bateria cmos, não funciona..  

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Emanoel_2.0, boa tarde cara. Muito obg pela resposta. Concordo com tudo que vc falou, é um caso bem complexo tanto pela falta de esquema quanto pela falta de um osciloscópio. Mas enfim, o que eu fiz foi formatar a máquina novamente e ela parou de travar. O problema ainda está lá, mas não afetou mais o sistema operacional, ao menos não por enquanto. Vou encerrar o tópico por aqui. Apenas para finalizar, acredito que o problema seja realmente o SIO. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
Em 08/09/2021 às 17:29, robertoromeu disse:

Pessoal! Muito boa tarde. estou voltando ao fórum depois de um bom tempo afastado. Estou com uma placa mãe chinesa H61 (segue uma foto para ajudar na identificação) o defeito é o seguinte: Logo ao ligar a fonte a placa já liga. Ao entrar na bios a data não permite alteração. Eu digito um valor 02, por exemplo, e ao apertar tab ou enter para seguir para o próximo campo o valor volta para 01. O mesmo acontece com a hora (e o relógio não funciona a hora fica fixa). Além disso o campo destinado ao ano fica mudando aleatoriamente de valor (ex: 4991, 1098, 10xx etc). vou adicionar algumas imagens para facilitar o entendimento. 

Outro detalhe que tbm ocorre é que se eu entrar no sistema (windows 10) e depois desligar ou reiniciar o computador trava na tela do POST com a seguinte msg "b1Initializelibrary failed 0xc0000001". Dai é só resetar os valores da bios usando o JUMPER da placa e ela volta a iniciar o sistema. Porém o sistema não funciona por  conta da data completamente incorreta e que muda constantemente.

 

OBS: A BIOS salva todas as configurações normalmente.

 

Testes que já fiz: 

01 - Regravei a bios com vários arquivos diferentes.;

02 - Troquei a bateria de 3v;

03 - Troquei memória e processador;

04 - Troquei o chip de BIOS;

05 - Troquei a fonte de alimentação;

 

DataSheet do chip de BIOS: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

PIN 

01 = 3.5v (aproximadamente)

02 = 3,5v (aproximadamente)

 

Basicamente é isso. Essa placa é minha então não tenho urgência. Achei o problema interessante e gostaria de analisar com vcs. Isso pode vir a ajudar outras pessoas no futuro.

 

 

WhatsApp Image 2021-09-08 at 17.25.35.jpeg

WhatsApp Image 2021-09-08 at 17.22.40.jpeg

WhatsApp Image 2021-09-08 at 17.17.43.jpeg

WhatsApp Image 2021-09-08 at 17.17.32.jpeg

Faz tempo que foi postado aqui mas estava procurando a bios dessa placa e acho que o amigo me deu o caminho para o meu problema , tenho uma placa igual essa para regravar a bios dela , muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...