Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Melhor multimetro custo Beneficio uso Geral ?

Avalie este tópico:


Giezer Bastos

Posts em destaque

@Giezer Bastos Então, vai muito do gosto do freguês e da utilização que cada um faz do aparelho.
Eu estou usando a algum tempo o HoldPeak HP-770D uma ferramenta barata e extremamente precisa quanto a leitura de tensão, corrente, e resistência.
O grande pró são as 40.000 contagens, que fornecem a tensão com precisão de 3 dígitos depois da virgula para valores mais altos de tensão ( EX: 19.157V ) algo que é bem útil quando se pretende monitorar carregamento de baterias.

É bastante completo e tem funções que eu provavelmente nunca utilizarei, tem também algumas proteções contra mal uso por parte do usuário que ajudam até mesmo técnicos experientes a não utilizar incorretamente os cabos na hora de medir corrente ou tensão, achei que ia me incomodar com isso e que em algum momento iria remover a proteção, mas me acostumei. 

O maior contra para mim, é a escala de continuidade que é lenta pra gerar o BIP.

Neste link podes ver a opinião de outra pessoa, e como é dito cujo por dentro. 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Antes deste acima, utilizava um HIKARI HM-2090 e apesar de que só tem 6000 contagens (ou menos, não lembro bem) funcionava muito bem também, com a mesma reclamação relativa ao BIP demorar pra aparecer na escala de continuidade.


Depende muito do valor que pretendes gastar, em que área vais utilizar a ferramenta e para qual finalidade, as vezes aqueles amarelinhos de 10 reais já estão sobrando, e a maioria deles bipa rápido hauAUhaAUeh ;D

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Giezer Bastos bom dia !

amigo tenho vários multímetros aqui, o de meu uso é um minipa ET-2041F mas francamente.. tenho um AFR MT 4300 que é top e muito barato pro que faz ! ja viu esse @Jack O'Neo  ? tchÊ esse carinha é autorange com uma resposta muito rápida e display grande que acho muito barato por tudo que oferece 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tem uma coisa que aprendi ao longo dos anos eh de não economizar em Ferramentas de Trabalho !  Compre o melhor e mais caro que puder, pois ele ira durar muitos anos e se pagara com o uso.

 

Tenho um Minipa de uso diario que na epoca (2004) me custou caro, acho que uns R$250,00 e ate hoje esta funcionando bem.  Jah se pagou varias vezes.

 

Procure comprar um que tenha Auto range e que seja True RMS.

 

Boa sorte ;)

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, cristi disse:

AFR MT 4300

Então@cristi , esse eu nunca utilizei não, mas pelo que vi deve ser clone de algum outro né? Parece uma boa ferramenta sim. 

O modelo AFR MT-5100 é mais ou menos a mesma coisa que o HM-2090 se não estou enganado (que também é um clone pra que fique claro), por isso a pergunta. 
Bom saber que Bipa rápido, se no futuro isso me incomodar quem sabe minha coleção aumenta, mas atualmente se eu falar pra patroa que vou comprar mais um multímetro ela me arranca os rins com as próprias mãos sem nem usar uma faca. uAEHahaeUAEHeAUAEAEAa
Tchê, se eu quebrar um por ano, vou até 2031 com os que tenho aqui. 

 

Muito da durabilidade dos equipamentos que inegavelmente é maior nos mais caros principalmente em virtude da qualidade, vai também do cuidado de cada um né?
Eu tenho aqui funcionando 2 amarelinhos de 10 reais, 1 deles tem mais de duas décadas de serviço, o outro mais de 3 se não estou enganado (a memória já não é tão fiel quanto um dia foi), um deles precisou da troca de um potenciômetro de ajuste, e o outro que era do meu irmão sofreu com uma ligação incorreta de cabos, ele ligou na tomada pra ver se tinha os 220v com os cabos na posição para medir corrente, continuou usando assim sem a escala de corrente que não precisava pra nada por anos, e muito tempo depois me deu o coitadinho, refiz uma trilha, troquei o fusível, limpei a oxidação nos contatos da bateria que vazou, e tá novo de novo. ;D

 

Tive no passado um que me custou R$: 342,00 quando isso ainda era muitoooooo dinheiro, e importação da China era coisa que não se fazia, se não estou enganado era da ICEL e naqueles tempos diziam ser muito melhor que o melhor fluke disponível no nosso mercado, era inclusive mais caro, este foi roubado quando ficou dentro do carro num estacionamento, juntamente com um HP pavilion xf-145 e todo o meu material de trabalho que estava na maleta junto com ele, se ainda estivesse comigo estaria completando 19 anos, o trauma é tão grande (tanto da compra quanto do roubo) que lembro até do cupom fiscal aueauaeuaeu.

 

Atualmente tenho na prateleira um sunwai YX-360TR (clone) analógico, dois DT-830 (clones amarelinhos), outros dois exbom MD-180L (que comprei pensando em aposentar os amarelinhos mas acabei usando pra arrumar os amarelinhos, e não gostei), o holdpeak HP-770D, o hikari HM-2090, o hikari HA-3200, o VC6243A, fora um LCR meter chinezinho que testa também ESR, transistores e vários outros componentes, e um capacímetro ICEL CD-300 que com a aquisição do VC6243A perdeu a utilidade, isso sem falar no miliohm meter que fiz seguindo as instruções do @William_R e que muito já me ajudou com a confecção de shunts, fora outras aplicações menos usuais...

 

E com a lista feita fica claro o motivo de não pensar em adquirir multímetros tão cedo novamente (mentira, é medo de apanhar da patroa), mesmo estando meio incomodado com a lerdeza dos bips nos mais caros que comprei, os amarelinhos bipam rápido demais e me salvariam num trabalho que fosse mais demorado e precisasse muito de bips mais rápidos... AEeauaehuAHEUhAUEuAEH

 

O que tá faltando no mercado é um multímetro com 40.000 contagens, bateria interna recarregável  e substituível, com carregamento por micro usb ou tipo C, com bips rápidos, e todas as demais qualidades citadas por vocês, true rms, auto range, etc... Até deve existir, mas duvido que o preço baixe dos R$:1.000,00 Bolsonaros.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

@Giezer Bastos opção e vídeos de conteúdo sobre diversos multímetros  é o que não falta, então, com os modelos indicados terá mais de um dia de vídeo para assistir kkkk. 

A tecnologia utilizada nos multímetros mudaram muito. Estamos na geração de multímetros "inteligentes".

 

Como ja bem pontuado pelos nossos colegas, vai de sua necessidade e disponibilidade para investir na ferramenta em questão.

 

Atualmente a maioria são true  rms. Ele faz o calculo na escala de  tensão ou corrente alternada e exibe um valor "exato/eficaz" da leitura. Para exemplificar os multímetros tradicionais são calibrados em uma onda senoidal de aproximadamente 60hz para exibir uma leitura em torno de 72% da tensão de pico da senoide. Então, se utilizá-lo em uma forma de onda que não seja senoide ou acima dos 60hz terá uma valor exibido equivocado.

Ainda no assunto true rms, existem diversas categorias, alguns conseguem exibem valor rms por volta dos 100khz. Esse é uma informação descrita pelos fabricantes.

 

Sobre durabilidade, envolve diversos fatores. Eu tenho um icel  que está funcionando a mais de duas década. O modelo é  md5770... ele mede frequência com limite de 20khz. Era o máximo, conseguia confirmar a frequência de uma saída horizontal da extinta tv de tubo.

 

Sobre o modelo para te indicar, particularmente gosto do uni-t e61 (primeira geração). Acaba que é um modelo interessante,   vendeu bastante e teve boa aceitação.  Prova disso é a existência da segunda geração.

Ele é true rms até 10khz, display 22000 contagens, incrível precisão de 0,1% em tensão dc, incrível precisão de 0,01% na escala de frequência (até 220Mhz), resistência até 220MOhns, escala de mV (mili-volt) com cerca de 3000Mohm de impedância, Bipe de continuidade muito rápido, dentre outras... pelo valor acho bem completinho.

 

 

 

Desejo uma ótima escolha.

Boa sorte!

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...