Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Capacitor eletrolitico em AC rede - projeto dessulfatador

Avalie este tópico:


steroidthiago

Posts em destaque

Olá, estou tentando montar um carregador/dessulfatador capacitivo simples de baterias de chumbo ácida em uma rede 110v, mais nos projetos que vi eles usam um capacitor de micro-ondas ou similar de corrente alternada (não polarizado), como é difícil de encontrar por aqui gostaria de saber se posso usar dois capacitores eletrolíticos em série de 250v 20uf cada (+ - - +) igual se usa em som automotivo para corte de frequência. O carregador em si é simples, um capacitor em série com uma ponte de diodos ligado nos polos de uma bateria. Meu medo é explodir os capacitores 😕 obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@steroidthiago Para carregar ou dessulfatar baterias não é necessário capacitor de filtro.

O carregador com uma lâmpada incandescente de 40w em serie com um diodo funciona muito bem.

image.png.cb80d2c435ac8909a5ed1b222f4f373c.png

O problema é que a bateria não fica isolada da rede , havendo risco de choque elétrico.

S sua rede for 127v , voce pode usar um auto transformador de estabilizador que seja bivolt separando o enrolamento de 220v

Este esquema foi importado do Tango, portanto fica meio estranho quando abro no Kicad, assim que puder vou redesenhar e publicar no site.

Ele tem 2 saídas uma para carregar, com opção de corrente de 0,6 ou 2 a, e dessulfatar. Além de funcionar muito bem para o que se propõe, ele tem a vantagem de desligar automaticamente se não houve corrente,  ou seja, quando a bateria é retirada.

image.thumb.png.0cfda7c2fabb94c29f3212f826925001.png

Qualquer duvida entre em contato

 

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Fala amigo, 

 

Infelizmente não da pra usar os eletrolíticos. Essa configuração de dois em série só funciona pra áudio ou algo de pequena e inconstante potência. O dessulfatador que vc quer fazer usa bem poucos componentes e já é perigoso por si só (não tem transformador portanto não tem isolamento da rede elétrica) acho melhor não economizar em algo que já está no limite. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AngraMelo , bom dia , acho que não são em serie, normalmente são montados para formar um bipolar.

Foi alertado a falta de isolação, porem se for de uso ocasional , pode ser usado com os devidos cuidados.

Uma opção para isolar seria usar um trafo de sucata, estabilizador ou no break com entrada bivivolt (127/220), é so separar os enrolamentos na junção 127/220, ai ele fica isolado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, joao lima RV disse:

@AngraMelo , bom dia , acho que não são em serie, normalmente são montados para formar um bipolar.

Foi alertado a falta de isolação, porem se for de uso ocasional , pode ser usado com os devidos cuidados.

Uma opção para isolar seria usar um trafo de sucata, estabilizador ou no break com entrada bivivolt (127/220), é so separar os enrolamentos na junção 127/220, ai ele fica isolado

Bom dia amigo, o rapaz do post original citou associação de eletrolíticos em série. É assim que se usa em áudio para não comprar eletrolítico especial que não tem polaridade.

 

Usar trafo em dessulfatador é contra o principio de ter os picos de tensão que é justamente o que faz funcionar. Vc está confundindo dessulfatador com carregador.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...