Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer Aspire E5-575 DAZAAMB16E0 Rev:E Intermitente hora liga hora não

Avalie este tópico:


CTM Informatica

Posts em destaque

Bom dia meus amigos! Estou com esta placa na bancada hora liga hora não. Ela chegou para mim apenas com a led da bateria acendendo, apertava o power nada dava.

Análisando a placa comecei pelas bobinas de 3 e 5 v a tensão nelas estavam variando muito de 1v a 0,30 mais ou menos. E depois de uma indeterminado tempo essas mesmas param de variar. Onde consigo dar start na placa. 

Buscando a causa dessa variação eu troquei pq22 pq essa variação começa depois desse mosfet e como a tensão do mosfet e liberada de acordo com a tensão que ele recebe no gate, vi que tb, estava variando muito esta tensão. Para ver se resolvia este problema troquei o pu5 charge. Como resumo aplaca ainda continua com o mesmo defeito!

 

image.thumb.png.bcd0b7eed9171da70c35c30b6ce88558.png

Editado: por CTM Informatica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Jakers Binder alterou o título para Acer Aspire E5-575 DAZAAMB16E0 Rev:E Intermitente hora liga hora não
4 minutos atrás, adrianopluz disse:

@CTM Informatica A tensão no gate do PQ22 está variando certo?

 

Qual a tensão no pino 28 e pino 6?

 

Com a bateria conectada acontece a mesma coisa?

Pino 6 = 2,58v estabilizados

Pino 28 = 19v estabilizados 

E isso que estou com problemas depois do pq22 o sinal esta variando antes esta tudo estabilizado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, CTM Informatica disse:

Verifique os seguintes componentes PC136, PR213, PC115, PC5, PC2.

3 minutos atrás, adrianopluz disse:

@CTM Informatica Algum desses componentes podem estar com uma pequena fuga fazendo com que o PU5 detecte uma sobre corrente e desabilite o PQ22, o melhor é retirar 1 a 1 do circuito e verificar se o problema persiste.

 

 Vc diz um desses componentes ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, CTM Informatica disse:

Tirei o PR213 e a tensão estabilizou ! 

19v

Isso significa que seu problema esta após o pr213.

Agora é descobrir em qual linha está o componente problemático (provavelmente um capacitor).

Pode colocar o pr213 de volta.

Retire o pq1 , pc141 e pc140 (um de cada vez) e veja se a tensão estabiliza no pr213.

Se ao tirar um desses componentes a tensão estabilizar, é porque vc achou o culpado (ou o caminho do culpado).

Se ao tirar os 3 componentes a tensão continuar variando, então saberemos que o problema está na linha de vin.

 

 

 

 

pr213.png.a3c6f356c5c5dfd9b874ffa9bd30c70d.png

Editado: por hajy_eu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, hajy_eu disse:

Isso significa que seu problema esta após o pr213.

Agora é descobrir em qual linha está o componente problemático (provavelmente um capacitor).

Pode colocar o pr213 de volta.

Retire o pq1 , pc141 e pc140 (um de cada vez) e veja se a tensão estabiliza no pr213.

Se ao tirar um desses componentes a tensão estabilizar, é porque vc achou o culpado (ou o caminho do culpado).

Se ao tirar os 3 componentes a tensão continuar variando, então saberemos que o problema está na linha de vin.

 

 

 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 image.png.452a69ce020337acd3bb7d6fe38019b3.png

 

 

Tirei  mas o problema continuou 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 16/09/2021 às 11:57, hajy_eu disse:

@CTM Informatica 

Muito provável que seu problema seja um capacitor na linha "vin" .

Pelo esquema podemos ver que "vin" se ramifica para vários pontos da placa.

Dá trabalho, mas terá que fazer um pente fino nessa linha.

 

 

Puxado em ja fiz um pente fino fudido e nada de encontrar e pior antes ela dava video agora liga e n da video. Será se f... com mais componentes. Trabalhoso em...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...