Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Asus X750 - X750 - sem backlight

Avalie este tópico:


Duarte Rosa

Posts em destaque

Olá.

Tenho aqui um Asus X750 ,board com o mesmo nome,X750 sem backlight. Segundo o cliente,ouve uma troca de bateria e com a bateria conectada,ligou e desligou o cabo lvds,e ficou sem backlight,que costuma acontecer ao se mexer no conector lvds com bateria ou dc jack plugado. Foram trocados os filtros da linha de 19v,e os 19v estao presentes nos pinos 38,39 e 40(nao fui eu que troquei,foi outra assistencia,mas a troca está OK). Nos pinos 1,2 e 3 estao presentes os 3,3v e no pino 33 tambem está presente os 3,3v,ou seja,tudo ok. Nao tenho outra tela pra trocar,mas suspeito que o problema seja mesmo na tela,porque do lado do circuito lvds parece-me tudo ok. Nao tenho esquema para esta placa,só boardview.

Editado: por Duarte Rosa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltei a analisar a placa. Descobri que afinal o pino 1,que deveria ter 3,3v,tem só 2,5v,tal como o pino 36 de back_ene.De onde vem esta voltagem de 2,5 é de um mosfet de 3 pernas apenas,em que de um lado tem os 3,3v e ou do outro so tem os 2,5v.Este mosfet tem no pino 1 a funçao lcd backoff,no pino 2 lid sw e no 3 back_en. O pino de back _en tem só os 2,5v. esta quebra de voltagem sera responsavel por o backlight nao ligar ?Se fazer um jumper resolvo o problema?

 

Editado: por Duarte Rosa
acrescentar mais resultados de analise
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Duarte Rosa 

Sim, é no conector da tela.

Dessa forma saberíamos como estão as tensões de vin, vcc, controle luminosidade e led.

Mas como vc trabalha com o equipamento incompleto, fica mais difícil, pois não tem o esquema.

 

Em relação a sua dúvida sobre os 2,5v onde era pra ter 3,3v:

Vc pode jumpear esse componente como teste, mal não irá fazer.

Aí vc vai tirar essa dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Duarte Rosa disse:

Uma pergunta,ate meio que basica: quando um componente nao tem voltagem e se faz um jumper,vai la chegar a voltagem pretendida,neste caso que ainda tem voltagem,um jumper nao iria aumentar os 2,5v para5,8v? (2,5+3,3)

Não irá aumentar, prevalece a maior tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ponto da situaçao: nao fiz jumper,mas injetei 3,3v de tensao no pino 3 do diodo e chegou os 3,3v no pino 36  back_en do lvds.  Se no pino 1(esqueci-em de medir) continuar sem os 3,3v, faço um jumper para o pino 2 e 3,que estao com os 3,3v certos. Espero que resulte. A minha duvida aqui só é se é suposto no diodo passar os 3,3v dos pinos 1 e 2 para o pino 3. O diodo em questao é este: BAT54AW, que está assinalado a azul e com essas mesmas funçoes. Os 3,3v é suposto entrarem no pino 3 ou sairem do pino 3? porque se o pino 3 for de entrada,se nada me serve fazer a troca do diodo. Nunca tive problemas com diodos e tenho algumas(muitas )duvidas.

Sem Título.jpg

Editado: por Duarte Rosa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Duarte Rosa antes de fazer o jump verifica se nao curto na linha amigo. se nao pode realiza em forma de teste pois se deixar com o jump a tela vai ficar sempre com o brilho ativado. ou se vc nao tiver como substituir o componete converse com seu cliente e informe a adaptação que vc vai realizar.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não há curto, o portátil liga normalmente. O que há é uma voltagem mais baixa onde deveria ter 3,3vs e bk_en, que eu penso que possa ser do tal díodo,mas tou na dúvida se sera um resistor lá próximo. Depois de muito testar, acho que vou partir para outra solução, vou fazer jumper junto ao conector LVDS. Esta board tem o lugar de um segundo conector LVDS ,sem ficha, com 30 pinos,e também tem as voltagens. Os 2 conectores estão inter ligados. Então,há uma trilha de 3,3v e a trilha de bk_en com 1mm de distância uma da outra e sem nada em volta que possa complicar. Acho que vou jumpear aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/09/2021 às 21:55, Duarte Rosa disse:

Ponto da situaçao: nao fiz jumper,mas injetei 3,3v de tensao no pino 3 do diodo e chegou os 3,3v no pino 36  back_en do lvds.  Se no pino 1(esqueci-em de medir) continuar sem os 3,3v, faço um jumper para o pino 2 e 3,que estao com os 3,3v certos. Espero que resulte. A minha duvida aqui só é se é suposto no diodo passar os 3,3v dos pinos 1 e 2 para o pino 3. O diodo em questao é este: BAT54AW, que está assinalado a azul e com essas mesmas funçoes. Os 3,3v é suposto entrarem no pino 3 ou sairem do pino 3? porque se o pino 3 for de entrada,se nada me serve fazer a troca do diodo. Nunca tive problemas com diodos e tenho algumas(muitas )duvidas.

Sem Título.jpg

Não sei se este esquema postado serve apenas para exemplo pois em cima disse que esta placa não tem esquema eléctrico mas se o circuito coincidir com o encontrado na sua placa verifique se o sinal "LCD_BACKOFF#" se encontra sempre em nível baixo (0V) já que desta forma (presumo) o backlight se encontra sempre desligado, quanto aos 3,3V, analisando o esquema em cima serão mantidos pelo resistor de PULL UP R4508  mas apenas quando o sinal "LCD_BACKOFF#" não estiver com 0V, verifique se a tensão "+3VS_LCD" está presente e se o díodo que menciona não se encontra aberto ou com fuga e para tirar melhor as duvidas deve fazer o teste com ele fora do circuito, verifique se o resistor R4508 se encontra aberto ou com valor alterado, verifique também o outro díodo (D4503) já que qualquer sinal em nível baixo proveniente dos sinais que entram no  pino 1 e 2 vão levar "BL_EN" também a nível baixo desligando o backlight, se tudo isto estiver correto então deve analisar o circuito e o percurso que gera o sinal que faz a sua habilitação que provavelmente virá da PCH. 

Editado: por am.costa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mais,obrigado pela excelente contribuiçao. Esqueci-me de mencionar acima,que o print do esquema que coloquei,era um exemplo retirado de outro esquema de uma placa Asus semelhante à que está em analise, as minhas desculpas pelo lapso.Todas as mediçoes que fiz foram baseadas no boardview.

Mas,agora que li com atençao a sua resposta é que reparei que o exemplo nao foi o melhor,porque ,apesar do diodo ser igual,as funçoes sao diferentes. Vou colocar novo print com as funcçoes de cada pin.

 

O pino 1 é o lcd_bk_off,o pino 2 é o lid_sw e o pino 3 é o bk_en.

O 2º diodo,nao está presente na board.apesar de ,aqui neste esquema aparentemente dividem as funçoes pelos 2.

As tensoes sao: pino 1:3,3v

pino 2:3,3v

pino 3: oscila entre quase 2 e 2,5v e demora a estabilizar.

O R4508 está presente tambem com tensao irregular de 2,5v.Alias,eu fiquei dividido entre se o problema seria no diodo ou no resistor.

Ao fazer os jumpers,passei a ter os 3,3v nos 3 pinos do diodo ,no resistor e nos respectivos pinos do conector lvds. A substituiçao do diodo seria facil,até porque sao abundantes em varias placas,já o resistor é tao pequeno,que nao sei se iria conseguir,o meu microscopio ainda está em fase de upgrade,custa a estar à altura destes trabalhos.

 

Sem Título2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Duarte Rosa disse:

Antes de mais,obrigado pela excelente contribuiçao. Esqueci-me de mencionar acima,que o print do esquema que coloquei,era um exemplo retirado de outro esquema de uma placa Asus semelhante à que está em analise, as minhas desculpas pelo lapso.Todas as mediçoes que fiz foram baseadas no boardview.

Mas,agora que li com atençao a sua resposta é que reparei que o exemplo nao foi o melhor,porque ,apesar do diodo ser igual,as funçoes sao diferentes. Vou colocar novo print com as funcçoes de cada pin.

 

O pino 1 é o lcd_bk_off,o pino 2 é o lid_sw e o pino 3 é o bk_en.

O 2º diodo,nao está presente na board.apesar de ,aqui neste esquema aparentemente dividem as funçoes pelos 2.

As tensoes sao: pino 1:3,3v

pino 2:3,3v

pino 3: oscila entre quase 2 e 2,5v e demora a estabilizar.

O R4508 está presente tambem com tensao irregular de 2,5v.Alias,eu fiquei dividido entre se o problema seria no diodo ou no resistor.

Ao fazer os jumpers,passei a ter os 3,3v nos 3 pinos do diodo ,no resistor e nos respectivos pinos do conector lvds. A substituiçao do diodo seria facil,até porque sao abundantes em varias placas,já o resistor é tao pequeno,que nao sei se iria conseguir,o meu microscopio ainda está em fase de upgrade,custa a estar à altura destes trabalhos.

 

Sem Título2.jpg

Qual a tensão no resistor do lado do "+3VS_LCD" ? se for os 3,3V retire L4508 isolando esta parte do circuito e verifique se os 3,3V aparecem no pino 3 do díodo e se tal acontecer terá que analisar para a frente de L4508.

O sinal "LCD_BACKOFF" não tem o símbolo # no final ( LCD_BACKOFF#) ?...é que isso faz toda a diferença na analise da habilitação do Backlight que caso tenha # significa que este seja desactivado com nível baixo (0V) e se não tiver # será com nível alto (3,3V). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, correto, mas no pino 3 do díodo deveriam estar 3,3V estáveis garantidos pelo resistor de pull up o que leva a crer que algum componente se encontre com fuga para a frente deste, procure condensadores de filtro inseridos no caminho do sinal que possam apresentar uma fuga parcial ou outro semicondutor que possa provocar o mesmo já que não se trata de um curto completo pois temos tensão na linha, sem uma visão global do circuito não é fácil descobrir o "culpado" e terá que ser paciente, vou procurar o boardview desta placa e tentar reconstituir o circuito para ver se lhe posso ser mais útil.

Editado: por am.costa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...