Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Receiver Pioneer VSX-D906S - Desligando após alguns segundos que liga

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá meus amigos, tudo bem?

Estou com esse receiver na bancada para reparo. A princípio eu nada funcionava nele, cliente falou que estava guardado funcionando e quando foi ligar depois de um ano ele não dava sinal nenhum.

Abri e estava com muitos pontos de oxidação gerada por alguma umidade, desmontei ele por completo e percebi diversos pontos com solda fria, dei banho químico e refiz todas as soldas frias e outras que não pareciam tão boas. Remontei ele e deu imagem, porém nada de áudio, os transistores de saída estão perfeitos, nenhum sinal de curto, porém, de vez em quando, ao ligar ele fica uns 5 segundos ligados, aparece a mensagem "Power off" piscando na tela e desliga.

Já resetei usando o botão de reset na frente do receiver, porém, nada mudou, continua desligando.

Não sei se esse modelo tem alguma combinação de teclas.

Algum amigo pode me ajudar?

 

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/09/2021 às 03:00, joelsj disse:

Olá meus amigos, tudo bem?

Estou com esse receiver na bancada para reparo. A princípio eu nada funcionava nele, cliente falou que estava guardado funcionando e quando foi ligar depois de um ano ele não dava sinal nenhum.

Abri e estava com muitos pontos de oxidação gerada por alguma umidade, desmontei ele por completo e percebi diversos pontos com solda fria, dei banho químico e refiz todas as soldas frias e outras que não pareciam tão boas. Remontei ele e deu imagem, porém nada de áudio, os transistores de saída estão perfeitos, nenhum sinal de curto, porém, de vez em quando, ao ligar ele fica uns 5 segundos ligados, aparece a mensagem "Power off" piscando na tela e desliga.

Já resetei usando o botão de reset na frente do receiver, porém, nada mudou, continua desligando.

Não sei se esse modelo tem alguma combinação de teclas.

Algum amigo pode me ajudar?

 

Se esse aparelho ficou muito tempo guardado, dá uma corrigida na chave de power dele, pode ter alguma fuga ou algum problema que está fazendo ele desarmar proteção. Baixa o esquema e confere as tensões.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

@joelsj por ter sido vítima de oxidação daria mais uma conferida em trilhas rompidas, principalmente se for placa frente e verso.

 

A fonte que alimentam as saídas de áudio são de 47v simétricos. Confira nos drenos dos mosfets.

Ela utiliza mosfet's na região de triodo, então qualquer falha na polarização terá tensão dc nos bornes dos alto falantes.

 

Abaixo segue esquema completo (113 paginas).


Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Editado: por ohm
  • Joinha 3
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm obrigado mais uma vez pelo apoio, conforme a imagem anexa, esse é um trecho do ckt que estou falando. Os Mosfets de alta tem +45 e -45v DC nos sources e minha dúvida surgiu quando eu tirei todos os Mosfets pelo fato de um deles estar em curto e então reparei tensão DC+14v em todas as saídas, logo me perguntei a razão, medi nas medicações e não achei bem curto nem fuga.

Screenshot_20210929-220349__01.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, alguém tem datasheet ou alguma informação sobre o processador desse som?

O número dele no esquema é ic801 seu código é PDG191A.

Preciso saber qual é o sinal correto  que dispara o DC protect, OL Protect, meu aparelho já está sem DC na saída porém quando ligo continua aparecendo piscando ”Power off" e desliga. Tudo indica que ainda exista algo errado e de alguma forma, algum sistema de proteção sendo acionado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom cheguei a um ponto que realmente não tenho mais o que fazer. Percebi analisando o esquema que o pino 32 do PDG191 denominado DCProtection deveria fornecer em estado normal os 5v, este mesmo pino vai para o coletor de dois transistores(npn) e seu emissor ligado ao terra, sua base ligada às saídas dos canais formando o ckt de proteção DC, porém, quando eu isolo esse pino fica dando 0v quando deveria ter 5v, me levando a acreditar que este CI esteja com defeito.

Mais alguém teve ou tem contato com esse equipamento que possa me ajudar conferindo esse sinal ou se já passou por essa situação?

 

Agradeço o apoio,

Quase não tenho informações sobre isso na internet e conto com a ajuda de meus amigos daqui do fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joelsj conferiu o resistor de pull-up (r810) ?

Veja se o aparelho deixa de acionar a proteção  soltando o pino 4 do conector cn1657. Dessa forma o pino 32 do ic801 tem que ficar com 5v.

 

Em 14/10/2021 às 12:37, joelsj disse:

deveria fornecer em estado normal os 5v,

esse pino do micro nao fornece tensão. Ela monitora se está em nível baixo ou alto. Existe a possibilidade dele entrar em curto com o gnd, mas é facilmente constatado verificando a resistência entre o gnd.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm, mais uma vez, muito obrigado pela sua atenção e apoio, respondendo sua pergunta, sim eu já havia me atentado para esse resistor e tmbm já isolei o pino 32, cheguei a ponto de levantar ele o que não seria recomendado, risco de quebra.

Chega os 5v (4,78v) na trilha normalmente, porém, se eu encosto o pino 32 na trilha vai a zero, também já fiz um teste injetando os 5v de minha fonte de bancada direto no pino 32, a fonte vai a zero acusando curto.

 

Foi aí que joguei a toalha. A impressão que tenho é de ser no próprio ic801.

 

E não acho sucata disponível para venda de nenhum equipamento que utilize esse CI.

Já procurei na internet pra comprar e também não achei.

Caso tenha alguma dica, ou algum colega aqui no fórum tenha esse componente bom de alguma sucata, agradeço se puder ajudar o amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...