Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido TV LG 55LA8600 - não liga , led da fonte pisca 5x

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá Amigos, estou com uma TV LG 55LA8600 que não liga, ao acionar o botão power ou via controle remoto a TV sai do standby mas não acende a tela, verifiquei que tem todas as tensões na fonte e na principal, porém não acende os leds, as tensões no conector dos leds está com 65 volts, fiz o teste ligando a fonte isolada e o backlight acende normalmente. porém quando ligado na principal após alguns segundos o led da fonte pisca 5x 

 

não achei nenhuma documentação desta TV e nem a tabela de erros da fonte.

 

aguardo alguma ajuda dos amigos.

Editado: por Claudio dias dos santos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Claudio dias dos santos Ei amigo, manda as numerações da placa para poder conferir.

Se não estiver muito enganado são as mesmas placas ou bem parecida da 55LA9650 peguei um lote dessa tv que a resolução de todas foi reballing do processador.

 

De tudo, não sou fã de regravar eeprom sem ter certeza mas em certos casos...

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, alexklein disse:

@Claudio dias dos santos Ei amigo, manda as numerações da placa para poder conferir.

Se não estiver muito enganado são as mesmas placas ou bem parecida da 55LA9650 peguei um lote dessa tv que a resolução de todas foi reballing do processador.

 

De tudo, não sou fã de regravar eeprom sem ter certeza mas em certos casos...

A placa fonte tem o seguinte número :  EAX64905801(1) , também estou inclinado a pensar nesta solução ( reballing). A placa principal  está com todas as tensões nos reguladores ( 1.8v , 1.2v e nos conversores dc/dc também consegui identificar todas as tensões, uma coisa que percebi que a placa principal não está mandando o sinal de DRV-ON e por este motivo os led não acendem. Então acredito que realmente o defeito esteja na principal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, macioti disse:

como citou o amigo a cima, regravar a eeprom seria uma opção antes de reball

Sim, vou tentar, você saberia qual é a posição desta eeprom, estou sem o esquema.  Sei que ela tem uma flash eMMC do software de fábrica se for essa eu não consigo regravar.  

 

vou questionar o amigo AlexKlein 

 

grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citar

Olá amigos, Andei pesquisando melhor e achei as informações da posição da eeprom, porém não consigo achar os dados.  também achei as informações a respeito do erro de 5x piscadas do led da fonte, realmente é a falta do DRV-ON que vem da MAIN. Então está confirmado que a fonte está boa e o defeito está na Principal ( MAIN )

 

 

 

eeprom 55la.JPG

layout main.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Claudio dias dos santos Sobre a tabela de erros da fonte, achei uma informação útil, e também um teste interessante para fazer, segue os dois nas imagens abaixo.

 

E pelo que me parece, seu problema de piscar 5x indica mesmo ausência de driver on, eu faria um jumper do pino 1 e 2 do conector na fonte para testar se vai acender os leds.

 

 

 

B11A7445-0E67-4770-B2C0-4842F2236D9D.jpeg


 

29FCF587-F27F-4B94-9F3E-1E07F6DCE649.jpeg

Editado: por jone melo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/09/2021 às 02:02, jone melo disse:

@Claudio dias dos santos Sobre a tabela de erros da fonte, achei uma informação útil, e também um teste interessante para fazer, segue os dois nas imagens abaixo.

 

E pelo que me parece, seu problema de piscar 5x indica mesmo ausência de driver on, eu faria um jumper do pino 1 e 2 do conector na fonte para testar se vai acender os leds.

 

 

 

B11A7445-0E67-4770-B2C0-4842F2236D9D.jpeg


 

 

Olá Amigo, obrigado pela sua postagem, realmente o problema está na falta do DRV-ON vindo da placa principal, já fiz os testes jumpeando os pinos ( 1 +3   e  2 +5 ) e os Leds acenderam normalmente.

 

Agora vou tentar fazer o reballing do BGA, estou criando coragem para fazer, isso dá muito trabalho e nem sempre dá resultado, pois BGA já pode estar com defeito.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá Amigos, Hoje retornei ao problema da TV, removi o BGA fiz  o Reballing e deu certo, está funcionando perfeitamente, porém não sei quanto tempo vai durar. 

 

Estou preocupado com a temperatura que está perto dos 66º C após uns 15 minutos de uso. Essa placa possui um dissipador fixado na tampa traseira eu um dissipador flexível ( pedaço de espuma envolvida em um material dissipativo)  que faz contato com a tampa. Não sei o quanto isso é eficaz, vou montar a tampa e medir a temperatura em uso prolongado, quem sabe abaixa uns 10 graus.

 

Vou aguardar mais uns 2 dias e depois eu fecho esse tópico.

 

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Claudio dias dos santos Olá, parabéns pelo reparo!

Sempre que pego equipamento com dissipador porco e apresenta temperatura dissipada maior que 50º; eu troco o dissipador por um usado em chipset de placa mãe colando com thermal pad adesivo, normalmente diminui mais de 10% da temperatura final!

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...