Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Fonte Bestec-TFX0250d5WB - Liga e desliga rapidamente

Avalie este tópico:


Sergio Penido

Posts em destaque

Olá a todos. Tenho essa fonte Bestec TFX0250D5WB, bastante comum em PCs dell optiplex, que farou de funcionar sem causa externa. O pc desligou e não ligou mais. A fonte apresenta a tensão de 5VSB normal mas ao ligar ela liga e desliga rapidamente. a tensão de PS-ON está em 2,3V e geralmente ela é pelo menos 4V nas fontes mais comuns. Vi que a tensão de PS-ON vem do CI U3 da placa vertical, o que me leva a suspeitar dele (me corrijam se eu estiver errado).  Eu já conferi a filtragem da entrada e saída e parece não ser esse o problema. Também troquei o capacitor de alimentação do CI U3, pensando ser falha na alimentação do CI. Peço por gentileza aos colegas que tem costume com esse tipo de fonte mais elaborada, que se possível me passem algumas dicas pra tentar diminuir as tentativas. Muito obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sergio Penido Ok, já deu pra me localizar, acredito que esse fio verde não venha do U3 e sim dos 5V Sb, segue essa linha, ela vai descer até a placa principal.

Ele está ligado no U3 tbm pois é ele quem da start nas outras fontes.

 

De fato a tensão está caindo por alguma fulga já que você tem 5V no SB.

 

tenta injetar 5V nesse fio e veja se tem algum consumo de energia pela fonte.

Editado: por jone melo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, jone melo disse:

@Sergio Penido Ok, já deu pra me localizar, acredito que esse fio verde não venha do U3 e sim dos 5V Sb, segue essa linha, ela vai descer até a placa principal.

Ele está ligado no U3 tbm pois é ele quem da start nas outras fontes.

 

De fato a tensão está caindo por alguma fulga já que você tem 5V no SB.

 

tenta injetar 5V nesse fio e veja se tem algum consumo de energia pela fonte.

Injetei. Nenhum consumo nessa linha.

21 minutos atrás, adrianopluz disse:

@Sergio Penido Tente fazer o seguinte teste, meça a tensão de stand-by 5VSB e veja se na hora que você acionar a fonte via PSON, ela não está caindo, essas fontes utilizam o CI TNYXXX para gerar a fonte de stand-by e ele costuma causar esse defeito.

Quando aciona o PSon o led atras da fonte até apaga, mas o 5vsb não muda nada. continua em 5.06v,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sergio Penido eu abri o datasheet desse U3 e lá indica que o PSoN e gerado internamente através de um divisor de tensão, e a tensão desse pino é arredor de 1.25V, o que você mediu está maior até aí nada grave mais já é algo a se observar.

 

Verifica na hora de fechar curto no PSoN qual tensão fica no pino 3.

 

Esse pino 3 está ligado a um photoacoplador, verifica tbm a tensão dele no outro pino antes e depois do power.

44CA0A52-1273-4DC7-A006-F648F2DB61A3.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sergio Penido O correto era com um osciloscópio verificar se em algum momento o pino 3 vai a 0 e depois sobe de novo, significa que o circuito ativou proteção.
 

Faz um jump do pino 3 com terra, e liga a fonte pra ver se vai ligar, apenas para teste pois deverá trocar o componente caso o teste de certo.

Se com o jump ligar e as tensões tiverem corretas significa que o U3 está ruim.

Editado: por jone melo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

@Sergio Penido pela foto o supervisor é o ps222s. O pino 3 vai ao cátodo do foto acoplador que em condições normais deve ficar próximo de 0v com a fonte ligada. O supervisor pode está percebendo alguma falha em uma das tensões. Qual o código do controlador de pwm do chopper principal (primário)? Primeiro pronto é verificar se está chegando alimentação nele quando aciona o a fonte pelo fio verde. 
 

Se não tem diodos retificadores em curto/fuga a gente pode acionar ela na marra para verificar se as tensões estão todas certas, claro, com lâmpada em série com a rede ac.O procedimento é fechar um curto entre pino 3 e 4 do ps222s, que, ao aterrar o fio verde o supervisor não interromperá mais o funcionamento dela. Esse procedimento deve ser feito com muita cautela observando todas as tensões pois pode existir falha de controle/feedback. A propósito, o pino 13 do ps222s é o vcc, qual valor da tensão nele? 
 

Você possui osciloscópio?

 

 

 

Editado: por ohm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/09/2021 às 19:36, jone melo disse:

eu abri o datasheet desse U3 e lá indica que o PSoN e gerado internamente através de um divisor de tensão, e a tensão desse pino é arredor de 1.25V

@jone melo Se me permite, uma pequena observação. O divisor de tensão que existe internamente no pino ps-on é determinado por resistores de 90 e 30k e claro, pode receber influência externa.  
Os 1.25v é uma tensão de referência, também gerada internamente e está na entrada inversora de um comparador de tensão e não é a saída do pino 4 do ps222s. O pino 4 também está conectado à entrada não inversora do amplificador operacional. A tensão no pino 4 estando acima de 1,25v (como dito, o comparador de tensão está monitorando) está a princípio certa. 

0B29DE06-FBCF-4F6C-8C45-A29735C47250.jpeg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/09/2021 às 18:51, jone melo disse:

@Sergio Penido O correto era com um osciloscópio verificar se em algum momento o pino 3 vai a 0 e depois sobe de novo, significa que o circuito ativou proteção.
 

Faz um jump do pino 3 com terra, e liga a fonte pra ver se vai ligar, apenas para teste pois deverá trocar o componente caso o teste de certo.

Se com o jump ligar e as tensões tiverem corretas significa que o U3 está ruim.

Realmente, ele cai pra 0,8v por menos de um segundo e volta pra 4v. Eu aterrei o pino 3 mas mesmo assim não ligou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/09/2021 às 18:51, ohm disse:

Olá,

 

@Sergio Penido pela foto o supervisor é o ps222s. O pino 3 vai ao cátodo do foto acoplador que em condições normais deve ficar próximo de 0v com a fonte ligada. O supervisor pode está percebendo alguma falha em uma das tensões. Qual o código do controlador de pwm do chopper principal (primário)? Primeiro pronto é verificar se está chegando alimentação nele quando aciona o a fonte pelo fio verde. 
 

Se não tem diodos retificadores em curto/fuga a gente pode acionar ela na marra para verificar se as tensões estão todas certas, claro, com lâmpada em série com a rede ac.O procedimento é fechar um curto entre pino 3 e 4 do ps222s, que, ao aterrar o fio verde o supervisor não interromperá mais o funcionamento dela. Esse procedimento deve ser feito com muita cautela observando todas as tensões pois pode existir falha de controle/feedback. A propósito, o pino 13 do ps222s é o vcc, qual valor da tensão nele? 
 

Você possui osciloscópio?

 

 

 

O controlador de pwm do choper principal é o UC3842B. Pelo datasheet o vcc é o pin 7. Mas não tem tensão nele quando aciona o PSON. Tenho osciloscópio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Sergio Penido disse:

Realmente, ele cai pra 0,8v por menos de um segundo e volta pra 4v. Eu aterrei o pino 3 mas mesmo assim não ligou.

Ele sobe para 4V mesmo segurando mantendo PSoN no terra?

 

Se está fazendo assim é pq tá ativando proteção, verifica com o osciloscópio as tensões que aparecem nos pinos 1, 10, 11 e 12 quando você da power.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, jone melo disse:

Ele sobe para 4V mesmo segurando mantendo PSoN no terra?

 

Se está fazendo assim é pq tá ativando proteção, verifica com o osciloscópio as tensões que aparecem nos pinos 1, 10, 11 e 12 quando você da power.

 

Sim, ele vai pra 0,8v por meio segundo e depois volta pra 4v e permanece. Dos pinos 1,10,11 e 12 só os pino 10, 11 e 12 que sai de 0,4, vai pra 1,28v, depois cai pra 0,6 depois 0,5 e depois para em 0,4v e fica assim. o pino 1 não modifica.   O @ohm falou do controlador do pwm no choper principal não estar recebendo tensão. Vc acha que ele deveria receber tensão independente de problemas no ps222s ? Eu não tenho conhecimento da sequência de start...

Editado: por Sergio Penido
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, jone melo disse:

Pra o pwm do primário receber tensão de start o optoacoplador tem que atuar, verifica em qual opto está ligado no pino 3 do ps222, do lado primário desse opto um pino deverá ter perto de 18V e quando vc da PSoN passa para o outro pin que tinha 0V.

Entendi. Achei o opto aqui. Dá pra ver que ele recebe a tensão do controlador por um segundo e cai. Do lado primário tem 21v. Mas como o sinal do opto cai, ele sobe só até uns 8V em 1 segundo e cai no outro pino. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Sergio Penido disse:

O controlador de pwm do choper principal é o UC3842B. Pelo datasheet o vcc é o pin 7. Mas não tem tensão nele quando aciona o PSON

deveria existir tensão no intervalo de tempo que o ps222s levou o pino 3 em nível baixo. Se não tem alimentação no uc3842 então não terá pwm e consecutivamente não terá tensão no secundário da fonte sendo acionado a proteção.

 

Siga o pino 7do uc3842 que  irá conectado no emissor de um transistor npn (se não segui as trilhas errado). A base desse transistor deve ir no foto acoplador a qual no secundário vai no pino 3 do ps222s. Confira integridade/polarização desse transistor npn, que deverá existir 21v no coletor.

 

 

 

1A7BC60B-87C5-47D8-9576-4C120BC974CB.jpeg

Editado: por ohm
Faltou anexo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, ohm disse:

deveria existir tensão no intervalo de tempo que o ps222s levou o pino 3 em nível baixo. Se não tem alimentação no uc3842 então não terá pwm e consecutivamente não terá tensão no secundário da fonte sendo acionado a proteção.

 

Siga o pino 7do uc3842 que  irá conectado no emissor de um transistor npn (se não segui as trilhas errado). A base desse transistor deve ir no foto acoplador a qual no secundário vai no pino 3 do ps222s. Confira integridade/polarização desse transistor npn, que deverá existir 21v no coletor.

 

 

 

1A7BC60B-87C5-47D8-9576-4C120BC974CB.jpeg

Eu segui aqui o caminho do pino7, realmente é ativado pelo q3. Conferi ele, está normal. Você disse que deveria existir tensão no pino 7 no momento da ativação do PSON, essa tensão aparece, mas não os 21V que tem na base do Q3. Essa tensão sobe valores aleatórios de 2 a 8v e depois zera. Dá pra ver que  o opto desarma. O sinal que vem do ps222s deixa de ativar o opto. Seria o caso de trocar o Q3 pra ver se a tensão se mantem ou ele apenas está deixando de chavear devido o sinal do PS222 também não se manter? Está difícil saber que está desativando quem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sergio Penido esse resistor de 10r ligado no pino 7 do 3842 está bom? Ou você está com consumo excessivo ou seu transistor está danificado.

 

28 minutos atrás, Sergio Penido disse:

essa tensão aparece, mas não os 21V que tem na base do Q3.

Não entendi, tem 21v na base quando aciona o ps-on ou essa tensão é do coletor?

 

Tira uma foto mais próximo da parte de baixo da placa onde está o 3842, q3 e foto acopladores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ohm disse:

@Sergio Penido esse resistor de 10r ligado no pino 7 do 3842 está bom? Ou você está com consumo excessivo ou seu transistor está danificado.

 

Não entendi, tem 21v na base quando aciona o ps-on ou essa tensão é do coletor?

 

Tira uma foto mais próximo da parte de baixo da placa onde está o 3842, q3 e foto acopladores.

Tem 21V no opto (circulei ele) quando ele está aberto. E essa tensão vai direto no q3 (até fiz um rabisco preto ai na foto). Quando aciona PSON o opto fecha por meio segundo e depois abre novamente, nesse tempo, a tensão começa a passar de q3 para o pino 7 do 3842, chega de 2 a 8 volts nele e depois zera. 

REGIAO PWM.jpg

Q3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...