Jump to content
Roberto275803

dica Lenovo s145-15iil placa GS44DGS54D NM-C711 pisca led power, mas não liga

Rate this topic

Recommended Posts

Colegas,

Eu acredito que este defeito foi muito fora da curva dos defeitos que ao longo do tempo os técnicos vão conhecendo e se familiarizando com eles. Pelo menos comigo foi a primeira vez.

Este notebook ao conectar a fonte carregava a bateria e tinha todas as tensões normais de standby, mas não ligava de modo algum

Ao retirar a bateria principal e desconectar a pilha do CMOS e ao conectar a fonte o consumo de corrente subia de 15 mA para 80 mA e não acontecia nada mais. Não ligava, não esquentava componente algum, somente o LED do botão de ligar ficando piscando, aproximadamente 12 piscadas, parava e depois outra vez 12 piscadas.

Atualizei as bios do sistema e também do EC e nada de mudar o comportamento. Então parti da verificar as tensões de transferencias já que a placa tinha 3.3 v e 5 v normal e as bobinas estavam todas sem indicação de curto. 

Quando fui alimentar a linha do cooler com 5 v o pau comeu, a corrente subiu de vez. Curto total no cooler. Desconectei o cooler e aí a maquina ligou normal e subiu video.

Todo problema era o cooler em curto. 

Como este cooler não tinha disponivel no momento, resolvi retirar o adesivo plastico do fundo e de cara deu para ver 2 capacitores ceramicos, testei o primeiro normal e o segundo na linha de 5 v em curto. Retirei ele com ferro ponta fina sem precisar desmontar o cooler, depois soldei outro no lugar e problema resolvido.

Além de encontrar o defeito ainda dei sorte de recuperar o cooler deste modelo de lenovo.

Fica aí a dica sobre estas tensões de transferencia que somente aparecem depois da placa ligar. Buscar curto nas bobinas principais nem sempre será certeza que não existe curto na placa. O curto pode estar em uma destas linhas que sobem somente após start da placa.

Abs,

Roberto

Edited by Roberto275803
  • Like 2

@Roberto275803 amigo, tem certos tipos de defeitos que pegam a gente pelo pé, nesse caso por conta de um periférico conectado, já apanhei assim por causa de um teclado, as vezes queremos resolver os serviço com rapidez e esquecemos o básico... Hoje em dia eu desconecto tudo da placa pra ter certeza, que nenhum periférico vai interferir na análise. 

(WARNING !!!) This topic has more replies. Sign in or sign up to view them.

• Similar Content

• By valttec
      Olá pessoal! estou passando por um problema com uma placa mãe da gigabyte modelo ga-m68mt-s2p, a ela esta funcionando normal no primeiro boot o sistema inicia normalmente, mas após desligar ela pelo windows 10 ela não liga novamente, só depois que eu desconecto o cabo de energia da fonte!
      alguém saberia o que fazer nesse caso? pois já resetei e atualizei a bios e continua da mesma forma.
    • By Lucas Miller
      estou com um xbox one s, que ele liga quando quer... n testei fonte pq n tenho outra fonte dele pra testar... 
      a impressão que eu tenho q é, q quando eu deixo ele na tomada desligado por uns 5 ou 10 minutos e tento ligar ele, ele liga de boa, jogo e tudo nele... pq toda vez que ele funcionou, eu deixei ele ligado na tomada, ai dps de uns 5 ou 10 minutos fui ligar ele, ele ligou de boa.
      Alguem sabe oq pode ser esse mistério?
    • By Samuel Baldessar
      Estou com uma dúvida em relação ao módulo wifi do ps3, já tem vários tópicos relacionados a defeitos no setor do módulo, mas não achei o que procurava exatamente, esse aparelho chegou pra assistência não ligando, identifiquei que estava com resistência baixa na linha do 5VSB e encontrei que o problema estava relacionado as linhas de alimentação do módulo, removi o componente que está na imagem em anexo e a linha do 5 voltou ao normal, a linha pra frente que seria a do 1,8v está com 2,8ohms, no caso o módulo estaria com problema, pra efeito de teste eu tentei ligar o game e ele voltou a funcionar, ligou normalmente, iniciei um jogo do cliente e funcionou, minha dúvida é se é possível manter o game funcionando sem que apresente erros futuros sem o módulo wifi, sendo que seja possível manter conexão de rede via cabo. Não sei se seria exatamente isso, mas penso talvez em alguma atualização futura, que ele faça uma verificação geral e ao não identificar o módulo não atualize, ou algum outro erro que faça parar de funcionar o game. Se for o caso de manter sem o módulo, se teria que remover ele ou somente isolando a trilha dele como está ali, no caso removendo o componente. Agradeço desde já. 

• By William_R
      Necessito de esquema ou dicas pois apresenta curto na linha principal de 19V, a corrente fica no limite da fonte de bancada que eh de 5A

Bobina PL4401 e os capacitores: PC4407/PC4408 - superaquecendo.

Agradeço quem puder ajudar.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...