Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer V5-571 / HUSK MB 11309-4M 48.4TU05.04M / Não liga

Avalie este tópico:


Mauricio Fardin

Posts em destaque

Boa noite pessoal

 

Estou com esse notebook que não liga com o carregador normal, na fonte assimétrica fica consumindo 42 miliamperes, mas ao retirar a bateria e tentar ligar por 3 vezes, ele liga e o consumo sobe pros valores normais. Após ligar, funciona normalmente com o carregador original, carrega bateria, também fica ligado somente na bateria e apresenta todas as tensões normalmente.

 

Não tem nenhum sinal de curto, ou componente queimado na placa.

Já substitui e regravei o chip da bios

Editado: por Mauricio Fardin
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, jone melo disse:

@Mauricio Fardin Conecta o carregador e meça todas as tensões dos pinos do charger(PU4003) e poste aqui.

 

PQ4007 tem 0V no dreno, pino 10 do PU4003 tem 0V quando ligo a fonte original, quando ligo na fonte assimétrica aparece 3,3v, e a fonte não tem consumo. Se eu tirar o conector DC e ligar novamente com a fonte assimétrica ligada, o consumo vai pra 42mA e some os 3,3V

 

Outra coisa, o notebook só liga com a fonte assimétrica, e após pressionar o botão de ligar por 3 vezes.

 

Medições feita com a fonte original, sem a bateria e sem pilha da bios.

 

1= 19,5v

2= 19,5v

3= 0v

4= 0v

5= 0v

6= 2,6v

7= 0v

8= 3,3v

9= 3,3v

10= 0v 

11= 0,7v

12= 2,6v

13= 2,6v

14= 0v

15= 0v

16= 6v

17= 5,86v

18= 2,68v

19= 2,68v

20= 19,5v

Editado: por Mauricio Fardin
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mauricio Fardin Blz vamos tentar verificar mais umas coisas. Verifica a tensão que esse notebook usa pela bateria e injeta essa tensão direto no conector dela pra ver se tem algum consumo.

 

Outra coisa com a fonte assimétrica tenta colocar uns 20,5V pelo carregador e ver se ela liga normalmente de primeira.

Editado: por jone melo
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, jone melo disse:

@Mauricio Fardin Blz vamos tentar verificar mais umas coisas. Verifica a tensão que esse notebook usa pela bateria e injeta essa tensão direto no conector dela pra ver se tem algum consumo.

 

Outra coisa com a fonte assimétrica tenta colocar uns 20,5V pelo carregador e ver se ela liga normalmente de primeira.

Colocando 20,5V na assimetrica, a primeira vez ligou ao pressionar 2 vezes o botão, desliguei a fonte e tentei novamente, precisei apertar 3 vezes pra ligar.

 

Injetei 16,5V na PL4001, o consumo fica 13mA, apos apertar o botão sobe pra 42mA, mas não liga.

 

Com a bateria ele liga, ela está carregada

 

As vezes ele liga sozinho se ligar a fonte assimetrica e a bateria encaixada, e o consumo sobe pra 1,5A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mauricio Fardin essa placa utiliza uma plaquinha extensora para o botão power. Já tentou ligar a placa direto nos pinos do conector onde a plaquinha vai plugada?

Você tem que deixar a bateria do CMOS no lugar. 

Na pag. 99 do esquema tem a sequencia de start nos dois modos, bateria ou carregador.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, LEONTEC disse:

@Mauricio Fardin essa placa utiliza uma plaquinha extensora para o botão power. Já tentou ligar a placa direto nos pinos do conector onde a plaquinha vai plugada?

Você tem que deixar a bateria do CMOS no lugar. 

Na pag. 99 do esquema tem a sequencia de start nos dois modos, bateria ou carregador.

 

 

 

Sim, já tentei ligar direto aterrando o pino 3, o sintoma é o mesmo. A bateria cmos é nova, mesmo com ela no lugar o sintoma continua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 @jone melo Medidas do PU4103 com a fonte assimétrica, consumindo 42mA e não ligando:

Pino 1,6 e 9 mudam  pra 5v quando eu desligo e ligo a fonte assimétrica, o consumo zera e a placa liga.

 

1=0,95

2= 0v

3= 2v

4= 2v

5= 0v

6= 1v

7= 0v

8= 3,3v

9= 5v

10= 0v

11= 0v

12= 5v - 0v

13= 3v

14= 3,3v

15= 0v

16= 19,5v

17= 5v

18= 3,3v

19= 0v

20= 0v

21= 0v

22= 4,5v

23= 0v

24= 0v

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mauricio Fardin Então fiquei com dúvida no pino 9 pois ele não poderia ter esse comportamento, o comportamento dele deve ser igual ao pino 22, tem tensão perto de 5V ao conectar a fonte.

 

Já as entrips são habilitações das duas saídas fontes, elas não deveriam ser 0, quem controla o aterramento dessas duas entrips é o EC através do mosfet duplo (PQ4101), então agora vamos verificar alguns sinais do SIO.

 

Comece medindo os pinos 73, 74 e 93.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jone melo sera que estou utilizando o esquema errado, pois as aferições do colega no esquema que estou utilizando as entrip estão corretas pinos 1 e 6. O PU4103 recebe habilitação pino 13 do circuito que o PU4106 faz parte. Parece que não tem 3.3v na bobina, o pino 23 não tem tensão...

Me confirma se estou errado por favor?

Editado: por LEONTEC
Correção do texto!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC Você está correto, eu que não percebi a tensão baixa nas entrips, pelo que o colega escreveu que quando mudava pra 5V ligava eu considerei 0V no pinos 1 e 6.

 

Aí fica a dúvida se tem as entrips, porque o circuito não está funcionando só conectando o carregador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jone melo @Mauricio Fardin o esquema mostra duas sequência de start, mode DC (bateria) e mode AC (carregador). Ele disse que a placa ligar normalmente pela bateria. Nesse mode, as tensões de 3 e 5V nas bobinas não estarão em nível alto. Mesmo que o titulo do tópico informe que a placa " Não liga", ela funciona sim entre partes. Somente no mode DC, a placa precisa de um toque no botão power para que a placa ligue. Já o amigo informa que no mode AC a placa nao liga ao pressionar o power, somente na 3° tentativa ela liga. Eu diria pra checar como se comporta a tensao do power e a resposta do mesmo nos pinos do SIO. Assim vamos ter uma noção do que se passa para que só na 3° tentativa a placa resolve ligar.  

Editado: por LEONTEC
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, LEONTEC disse:

@jone melo @Mauricio Fardin o esquema mostra duas sequência de start, mode DC (bateria) e mode AC (carregador). Ele disse que a placa ligar normalmente pela bateria. Nesse mode, as tensões de 3 e 5V nas bobinas não estarão em nível alto. Mesmo que o titulo do tópico informe que a placa " Não liga", ela funciona sim entre partes. Somente no mode DC, a placa precisa de um toque no botão power para que a placa ligue. Já o amigo informa que no mode AC a placa nao liga ao pressionar o power, somente na 3° tentativa ela liga. Eu diria pra checar como se comporta a tensao do power e a resposta do mesmo nos pinos do OI. Assim vamos ter uma noção do que se passa para que só na 3° tentativa a placa resolve ligar.  

O que seria o OI?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, jone melo disse:

@Mauricio Fardin Então fiquei com dúvida no pino 9 pois ele não poderia ter esse comportamento, o comportamento dele deve ser igual ao pino 22, tem tensão perto de 5V ao conectar a fonte.

 

Já as entrips são habilitações das duas saídas fontes, elas não deveriam ser 0, quem controla o aterramento dessas duas entrips é o EC através do mosfet duplo (PQ4101), então agora vamos verificar alguns sinais do SIO.

 

Comece medindo os pinos 73, 74 e 93.

Estou em duvida de qual é o pino 1 do SIO, se a contagem começa na parte inferior ou na lateral

 

 

IMG_3610.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, jone melo disse:

@Mauricio Fardin Então fiquei com dúvida no pino 9 pois ele não poderia ter esse comportamento, o comportamento dele deve ser igual ao pino 22, tem tensão perto de 5V ao conectar a fonte.

 

Já as entrips são habilitações das duas saídas fontes, elas não deveriam ser 0, quem controla o aterramento dessas duas entrips é o EC através do mosfet duplo (PQ4101), então agora vamos verificar alguns sinais do SIO.

 

Comece medindo os pinos 73, 74 e 93.

Pino 93 tem 3,2v, quando o note liga sobe pra 3,4v

Pino 74 = 0v

Pino 73= 0v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mauricio Fardin disse:

O que seria o OI?

Coloquei errado, seria IO como o amigo já respondeu a sua pergunta vou pular essa parte.

1 hora atrás, Mauricio Fardin disse:

Pino 93 tem 3,2v, quando o note liga sobe pra 3,4v

Pino 74 = 0v

Pino 73= 0v

Está errado isso! Conferi os pinos novamente, refaça as aferições e tenha 100% de certeza que os pinos 93, 74 e 73 estão corretos. Se não o tópico vai ficar confuso. Veja na imagem abaixo.

Confirme o resultado. Faz tudo com a fonte original ok? Você chegou a testar com outro carregador? 

 

Capturarnj.PNG

Editado: por LEONTEC
Adicionar foto!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, LEONTEC disse:

Coloquei errado, seria IO como o amigo já respondeu a sua pergunta vou pular essa parte.

Está errado isso! Conferi os pinos novamente, refaça as aferições e tenha 100% de certeza que os pinos 93, 74 e 73 estão corretos. Se não o tópico vai ficar confuso. Veja na imagem abaixo.

Confirme o resultado. Faz tudo com a fonte original ok? Você chegou a testar com outro carregador? 

 

Capturarnj.PNG

Eu acredito que esteja certo pois os pinos 73 e 74 têm sua função cumprida quando estão em 0V, assim como o pino 93 deve ter 3.3V e ao apertar power ele deve zerar, me corrija se eu estiver errado.

 

 

4359DCF5-1BA6-4167-A4C6-7D1613F772B2.jpeg

Editado: por jone melo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mauricio Fardin disse:

Não sei se ajuda, mas o PQ4007 tem uma alteração, quando a placa liga ele tem 3.3v no dreno, e quando não liga some e fica 0v, e os 3,3v vão pro Source

Esse PQ4007 não pode saturar e matar os 3.3V do pino 10, e isso só se cumpre quando o SIO aterra os 3.3V no gate dele. 
Pelo que estou vendo vários sinais vindo do SIO não estão presentes assim que você coloca o carregador, está faltando algum sinal que ele recebe indicando que esta ok com o carregador para poder liberar esses sinais para a placa ligar.

Editado: por jone melo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mauricio Fardin disse:

Pino 93 tem 3,2v, quando o note liga sobe pra 3,4v

@jone melo ele diz ter 3.2v e quando a placa liga a tensão sobe. Pino 93 é KBC_PWRBTN#_R esse sinal ativa baixo e depois é suspendido. ;D

O esquema aqui informa que o Q2703 não existe. Sim! O sinal AC_IN# ativa em nível baixo.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC Como saber que o componente não existe pelo esquema elétrico, pois não vi nenhuma notação específica.

 

Suspender você diz ficar 0V? Pois no power sequence indica que ele volta a estado lógico alto, e o pino 93 está ligado na 3D3V pelo R2713.

Editado: por jone melo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LEONTEC disse:

Coloquei errado, seria IO como o amigo já respondeu a sua pergunta vou pular essa parte.

Está errado isso! Conferi os pinos novamente, refaça as aferições e tenha 100% de certeza que os pinos 93, 74 e 73 estão corretos. Se não o tópico vai ficar confuso. Veja na imagem abaixo.

Confirme o resultado. Faz tudo com a fonte original ok? Você chegou a testar com outro carregador? 

 

Capturarnj.PNG

Refiz as medições com a fonte original e com a assimétrica, e os valores são esses mesmo. Uma coisa que notei, pino 74 sobe pra 1,2v quando eu desligo a fonte assimétrica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...