Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Som-lgxboom-cm9740-erro de goodbye

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Esse som chegou com um canal sem audio,os mosfets desse canal estavam ruim,fiz o seguinte,troquei os irs2092 e os mosfets smd irf6775,o defeito continuou,tirei a proteçao q707,pra pode checar o -5v e o 5v dos irs,constatei que o ic702 e o ic703,os irs do canal ruim, estão apenas com -5v,o 5v deles esta variando,ja sei que o defeito do som é essa tensao errada nesse dois irs,chequei tudo ao redor dele e n achei nada anormal...o que me indicam fazer?

Editado: por Betinhodaeletronica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm acabei de colocar irs2092 originais e ficou na mesma...acabei de verificar que o pino 1 tem 5v,porem o pino 5 que esta variando,vou mandar o video variando

@ohm 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pino 1 dos irs está com 5v normal,porém no vídeo que te mandei é a tensão do pino 5 variando...nos capacitores c780,e c755 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm qual mosfet de saída se refere??

 

q704 q705 q708 q709 tem algo haver com essa proteção?esses 4 mosfet coloquei novos,mas n sei se realmente é original,e n estou tao acostuado com a soldagem deles,sera que ficou mal soldado???

 

lembrando que tirei o q707 fora pra fazer os testes

 

to sofrendo dias pra encontrar esse defeito 

 

me sugere mais coisas por favor,esse som tá complicado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Betinhodaeletronica disse:

q704 q705 q708 q709 tem algo haver com essa proteção?esses 4 mosfet coloquei novos

São esses os mosfet’s da saída, sem eles aciona proteção do irs2092 e nao libera pwm, consecutivamente queda na tensão do pino 5. Se tem dois irs2092 com tensão baixa no pino5, terás duas falhas.

 

3 horas atrás, Betinhodaeletronica disse:

me sugere mais coisas por favor,

Confira o filtro passa baixa. 
Te explico: amplificadores de classe D utilizam mosfet’s “chaveando” em alta frequência com alteração da largura de pulso de acordo com o áudio. Basicamente esse pwm passa por um indutor e capacitor que “retira” a  alta frequência restabelecendo o áudio. Dai o nome, filtro passa baixa onde só as frequências mais baixas passam. 
No seu caso são: L719, L720, C762 e C788. Veja como estão. Aliás, confira todos capacitores ligados nesses dois indutores!

Verifique também resistores de gate desses mosfet’s: r758, 762, 790 e 794.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/10/2021 às 21:11, Betinhodaeletronica disse:

a soldagem dele é meio chatinha mesmo eu tendo máquina de retrabalho 

Tem que usar um fluxo de solda de qualidade para soldar e remover o componente com a estação de retrabalho (estação de solda a ar).
Fazer limpeza da solda velha. Se necessário, colocar uma quantidade bem pouca de solda  para solda-lo. Cuidado para não super aquecer o componente ou a placa. 
 

Se possível, treine em placas de sucata.

 

Se esses mosfet’s estiverem sem conexão o irs2092 irá acionar a proteção.

 

Em 02/10/2021 às 07:15, Betinhodaeletronica disse:

@ohm nosso teste unit ut61e faz essa medição nos indutores?qual escala?como se mede?

No multímetro não tem como testar o indutor. Existem equipamentos próprios. 
 

 

Editado: por ohm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...