Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Samsung np300e5m benton-15kbl ba41-02538a identificação de componente!


Posts em destaque

Olá, bom dia a todos! Se alguém pude tirar essa dúvida sobre esse componente carbonizado da imagem abaixo, agradecerei de mais! Ele faz parte do circuito do LVDS, ele comuta a tensão de 18.5V para alimentar a display. Removi ele e injetei tensão no pad que vai até o pino do LDVS, a tela acendeu apresentou vídeo normal. Eu já sei que ele satura com tensão negativa, em um dos pads tem 5V que chega através de um divisor de tensão e no outro 18.5V que deve ir para o pino do LVDS. Minha dúvida é: Esse componente é um bipolar ou mosfet tipo? Posso colocar um ou o outro? Não achei nada sobre essa placa! Se alguém tiver uma placa dessas que puder tirar uma foto da peça ou passar o modelo dele para pesquisar seria bom.

WhatsApp Image 2021-09-29 at 17.36.39.jpeg

Editado: por LEONTEC
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@curtolo fiz a substituição a placa ligou apresentou vídeo. Como a bateria tava descarregada, peguei o carregador do cliente pra deixar carregando ligado em teste, quando coloquei o carregador o notebook não ligou mais. Coloquei na fonte de bancada e mostrou consumo. Queimou outra coisa. Não me atentei que o mosfet em curto tava na linha de B+ e curto pode ter afetado o carregador também. Só que antes de plugar o carregador, aferi a tensão de saída. Vou finalizar o tópico como resolvido pois minha duvida foi tirada. 

IMG_20211004_112613458.jpg

IMG-20211004-WA0007.jpg

Editado: por LEONTEC
Correção de texto!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@LEONTEC , então, a partir do momento em que vc fez o jumper (1a mensagem) e subiu imagem, podemos entender que não havia curto nessa linha, tanto antes como depois do mosfet.     Não sei se aferiu isso antes do jumper, mas se não aferiu, correu um risco desnecessário, o cabo flat poderia estar em curto e ao fazer o jumper, danificar mais componentes.

 

Quanto a ligar, se subiu na fonte assimétrica, tem q subir no carregador, desde que o mesmo esteja entregando a corrente pertinente.   Esses dias um revenda aqui veio com um samsung q só ligava na assimétrica.    O notebook indicava um consumo de 4.2A e o carregador utilizado era de 2.1A, aí não liga mesmo, né...   

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/10/2021 às 15:40, curtolo disse:

a partir do momento em que vc fez o jumper (1a mensagem) e subiu imagem, podemos entender que não havia curto nessa linha,

@curtolo eu já tinha analisado essa linha pra ver ser havia curto antes de fazer o jumper. Eu aferir e encontrei baixa resistência na saída do mosfet, injetei tensão e um capacitor nessa linha aqueceu. Removi o capacitor em curto e injetei tensão novamente pra ver se ainda teria consumo na fonte e acabou. Fiz isso até com a tela plugado e nada. Fiz o jumper com 100% de certeza que não teria curto. Eu sei que não é o recomendado!!!!

Fui entender o caso com mais calma e é o CI charge que não está carregado a bateria! A placa liga com carregador e fonte de bancada. Só que quando coloca a bateria, não carrega e as vezes placa liga e outras não com a bateria plugada junto. Se tirar a bateria a placa liga todas as vezes que pressionar o botão. Estou analisando essa placa e esperando os integras charges que comprei para realizar a substituição junto com o comutador. Não tive tem para responder de forma mais clara antes. Obrigado!

Editado: por LEONTEC
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...