Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Positivo 71R-C14CU4-T810 só liga se resetar bios

Avalie este tópico:


Motta Álvaro

Posts em destaque

Essa máquina nao ligava. Apresentava alto consumo. Tinha curto no capacitor smd de entrada. Troquei por um identico. Ago só liga se der reset na bios, fechando contato, ai liga e fica com 0,52A de consumo funcionando.

Se nao der reset na bios, ele liga, nao da imagem e fica com 0,30A. Ja regravei a bios e ele tem todas as tensoes. 

Editado: por Motta Álvaro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@João Victor de Oliveira 

On 10/5/2021 at 10:42 AM, João Victor de Oliveira said:

cara eu trocaria o ci da bios tbm. essa placa possui o u 19?

trokei e nao resolveu. Sim, possui u18 e u19, mas as tensoes estão lá presentes nos capacitores os 3,3v e os 5v tb nos capacitores de entrada e tb nos de saída.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 10/5/2021 at 1:51 PM, fabiano.julio said:

@Motta Álvaro quando ela não liga você chegou a verificar se tem tensões standby?

@Motta Álvaro veja se o u19 não está esquentando ou em fuga quando sua placa não liga?

Na verdade ela liga, mas não dá vídeo se não resetar a bios e desligar da fonte. Se resetar a bios ela funciona. 

regravei e testei outro ci e nada. 

Tenho as tensoes presentes no u19 e u18 os 3,3 e 5v nos capacitores de entrada e nos de saída tb. 

 

Reparei que quando reseto a bios e ela liga normal, o vcore tem tensao de 0,76v na bobina L4 e na bobina L1 q é do VGFXCORE fica em 0V. Já quando nao liga pq nao resetei a bios e nao desliguei a fonte, ele dá 1.06v no L4 do VCORE e também na bobina do VFXCORE fica com essa tensao também.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 10/13/2021 at 11:07 PM, adrianopluz said:

@Motta Álvaro Quando a placa não estiver dando vídeo, verifique a tensão no C440 e C463.

 

Você utiliza o JP4 para fazer o reset?

 

 

RTC.png

Tenho as mesmas tensoes nesses dois capacitores dando vídeo ou nao, q é a tensao de 2,89v no lado positivo e 0v no gnd. 

 

Nao faço reset nesse jumper nao. Eu faco direto no slot onde coloco a bateria cmos com a pinça. Na verdade, reparei q se tiver sem a bateria no slot, basta eu desligar a fonte e ligar de novo q da video. Se tiver com a bateria no slot, aí sim tenho q desligar da tomada, retirar a bateria cmos e fazer o reset com a pinca no slot pra funcionar. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Motta Álvaro disse:

Na verdade, reparei q se tiver sem a bateria no slot, basta eu desligar a fonte e ligar de novo q da video.

O problema é nesse circuito do RTC, é o que está parecendo. Liga a placa com uma pilha nova, quando não subir vídeo faz as aferições desse circuito RTC nos resistores R395, R398 e 388.

Editado: por LEONTEC
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 10/17/2021 at 10:24 AM, Átomos said:

Se tiver osciloscópio meça o cristal y3, e o resistor r388 se chega 3v, e o pad do jp4 se tem a tensão da pilha.

Ja trokei o cristal e nao resolveu. Tenho 3,27 no jp4 e 2,19v de um lado do R388 e do outro 2,9v. Tanto qnd ela da video, qnt qnd nao dá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 10/17/2021 at 10:07 AM, LEONTEC said:

O problema é nesse circuito do RTC, é o que está parecendo. Liga a placa com uma pilha nova, quando não subir vídeo faz as aferições desse circuito RTC nos resistores R395, R398 e 388.

Tenho 2,95v de um lado e do outro 2,9v nos R395 e 398. Ja no R388 tenho 2,19v de um lado e 2,9v do outro. Tanto qnd dá vídeo e tambem.qnd nao dá fica a msm medição 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Motta Álvaro Você pode tentar fazer o procedimento de reset ME através dos pinos RTC_RST# e SRTC_RST#, veja abaixo como proceder.

 

1 - Remova a bateria e o carregador

2 - Solde o JP4 para que ele fique em nível baixo.

3 - Feche um curto no capacitor C463 com um pinça ou soldando um fio.

4 - Conecte o carregador e aperte o power e aguarde a placa ligar e passar o POST, ou caso a placa não ligue através do power siga para o próximo passo.

5 - Desconecte o carregador e remova o curto do capacitor C463 e do JP4.

6 - Teste o equipamento para verificar se houve alguma mudança.

 

As vezes a placa demora um pouco a ligar após esse procedimento, em outros casos parece que a BIOS é corrompida sendo necessário regravar com gravador externo, então só faça esse procedimento se tiver como gravar...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...