Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Samsung NP270E4E KD2BR - BA41-02206A - Não Liga

Avalie este tópico:


whyleowhy2

Posts em destaque

Prezados Colegas,

 

Estou com esse notebook na bancada, que chegou para mim com o CI de Audio, alguns capacitores do circuito de audio e Super IO queimados. 
Após a substituição dos componentes a placa persiste com o problema de não ligar. 

 

Não tem nenhum curto nas bobinas, o PWM primário TPS51225B está gerando o 3V LDO, e o Super IO está alimentado. 

 

Algum colega poderia me ajudar a prosseguir com a analise?  
 

Editado: por FLAVIOTECH
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/10/2021 às 11:28, whyleowhy2 disse:

Prezados Colegas,

 

Estou com esse notebook na bancada, que chegou para mim com o CI de Audio, alguns capacitores do circuito de audio e Super IO queimados. 
Após a substituição dos componentes a placa persiste com o problema de não ligar. 

 

Não tem nenhum curto nas bobinas, o PWM primário TPS51225B está gerando o 3V LDO, e o Super IO está alimentado. 

 

Algum colega poderia me ajudar a prosseguir com a analise?  
 

Olá Amigo, estava analizando o esquema aqui, quem faz as tensões 3V e 5V é o MAX8734, ele faz o LDO 3V que alimenta o IO, que devolve o KBC3_SUSPWR para o PWM para ativar ON3 e ON5 (alguem me corrija se eu estiver errado). logo, tem que passar tensão ai para habilitar o chip.  verifique a tensão no pino 36 e no 50, tente também fazer o teste de MOSFET nos dois pra ver se estão chaveando.

image.png

Editado: por juliano basso
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/10/2021 às 13:50, Atanas disse:

Sim as tensões só aparecem depois que a placa liga.
Informe as que você encontra na placa e valores.

No momento, a única tensão que tenho na placa e a de 3.3V que vem do VREG3  
pelo que olhei no datasheet a tensão do VREG5 também só aparece pós start    

 

 

Em 09/10/2021 às 21:40, juliano basso disse:

Olá Amigo, estava analizando o esquema aqui, quem faz as tensões 3V e 5V é o MAX8734, ele faz o LDO 3V que alimenta o IO, que devolve o KBC3_SUSPWR para o PWM para ativar ON3 e ON5 (alguem me corrija se eu estiver errado). logo, tem que passar tensão ai para habilitar o chip.  verifique a tensão no pino 36 e no 50, tente também fazer o teste de MOSFET nos dois pra ver se estão chaveando.

image.png

 

Amigo, acredito que você esteja olhando o esquema errado.

 

Tanto no esquema quanto no boardview que estou acompanhando diz que o PWM que gera os 3v e 5v e o TPS51225B.

 

Mas a sua dica de conferir o KBC3_SUSPWR foi boa, no momento ele não está a nível alto, conferi também os sinais de KBC3_RSMRST# , KBC3_PWRBTN# e KBC3_PWRSW#

 

O KBC3_PWRSW# está indo a nível logico baixo quando aperto o botão de power, mas o KBC3_PWRBTN# não sai de nível alto    

          

Até onde sei, ele deveria ir a nível baixo para avisar o PCH que a placa deve ligar. Estou correto?     

Se isso não acontece, pode ser um problema de BIOS? Ou o SUPER I/O com defeito?

 

O sinal KBC3_RSMRST#  também permanece em nível alto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@whyleowhy2 , como ja aconteceu muito aqui comigo de apos substituir o SIO a placa nao startar ou ocorrer algum outro defeito, vale a pena conferir as soldas de todos os terminais , feito isso e tiver tudo ok, verifique as fontes transferidas se os circuitos estao sendo habilitados e as mesmas geradas.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@whyleowhy2 Tenho uma placa igual a sua. A placa que estou trabalhando não tem as tensões de Vcore para o Processador. Não tenho esquema elétrico nem o boardview para me ajudar na manutenção. Você pode me enviar ou me indicar onde baixar o esquema e o boardview? Com isso posso ajudar na manutenção da sua placa e também na minha.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Atanas disse:

@whyleowhy2 Tenho uma placa igual a sua. A placa que estou trabalhando não tem as tensões de Vcore para o Processador. Não tenho esquema elétrico nem o boardview para me ajudar na manutenção. Você pode me enviar ou me indicar onde baixar o esquema e o boardview? Com isso posso ajudar na manutenção da sua placa e também na minha.

Amigo, no fórum está disponível o boardview 

 

 

22 minutos atrás, Marcelo Galtarossa disse:

@whyleowhy2 , como ja aconteceu muito aqui comigo de apos substituir o SIO a placa nao startar ou ocorrer algum outro defeito, vale a pena conferir as soldas de todos os terminais , feito isso e tiver tudo ok, verifique as fontes transferidas se os circuitos estao sendo habilitados e as mesmas geradas.

 

Irei resoldar o Super I/O pra testar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@whyleowhy2 Perdão amigo, agora acredito que estou usando o esquema correto, este aqui 

 

Adoro a preguiça dos engenheiros da samsung em detalhar os processos dos projetos mas ok.

image.png.75b404267104c0f55b33537db6948712.png

 

verifique se o 5.0V_LDO esta ok

 

analizando o PWM, primeiro ele gera as LDO, a 3.3V_MICOM alimenta o IO, que devolve para o PWM( EN1 e EN2) os sinais KBC3_5V_ALW_ON (halita a 5.0V_ALW) e KBC3_SUSPWR (habilita a 3.3v_MICOM), Verifica se tem tensão nesses 2

image.png.b38cdb180439b63b97d344c7964282ac.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo @juliano basso , segui a dica do @Marcelo Galtarossa e ressoldei o Super I/O, pois como você disse o  sinal KBC3_5V_ALW_ON até saia do Super I/O mas não chegava ao PWM. Logo suspeitei da solda. 
Após a ressoldagem do Super I/O a maquina passou a ligar. Mas sem apresentar tensões de VCORE e GFXCORE, e consome apenas 350mA.

Porém percebi que o novo CI de audio que coloquei no lugar está esquentando bastante, e também o PCH da placa 

 

Acredito que o PCH esquente por conta do CI de audio, irei investigar o porque está acontecendo isso 

 

Mas será que por conta disso a placa não gera as tensões do processador? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...