Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Gateway NE56R10 | LA-7912P | Curto em B+

Avalie este tópico:


Carlos Alberto Klafke Filho

Posts em destaque

Fala pessoal

 

Tenho essa placa que está em curto em B+, ela estava com problemas no PU4, substituí ele e ela voltou a funcionar, quando estava montando o notebook fui testar e algo deu errado, logo o consumo subiu pra 5A saiu uma fumaça ai desliguei tudo. Analisando, cheguei em PQ9 que estava aberto, troquei e quando fui testar o consumo reduziu para 0,03A. Agora estou parado nesse ponto. Tem um circuito chamado Pre_CHG, tenho 4 resistencias e um transistor PQ1 pegando fogo, segue a imagem dos componentes esquentando:

Capturar.thumb.PNG.233d6230a6da6974889d98949ec7345c.PNG

 

Se removo PQ1 o curto desaparece da linha B+. Já substituí PQ1 e não resolveu, to achando que deve ser problema em PQ3, mas apenas o pino 3 tem continuidade com o GND. O que vocês sugerem?

Editado: por Carlos Alberto Klafke Filho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, jone melo disse:

Retire PQ1 e meça resistência em relação ao terra dos 3 terminais.

Os 3 terminais tem alta resistência.

11 horas atrás, Fabio Rocha disse:

Faz um jumper burlando os mosfets de protecao, dos 19v do conector para o shunt, injeta 1v e vai subindo para detectar o que está em curto causando essa proteção.

Desculpa a ignorância amigo, o que é o shunt?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Alberto Klafke Filho você precisa remover ele da placa e injetar tensão de 1v e subindo até que chegue aos 19v ou  a corrente chegue a 2A.

essa corrente é mais que suficiente para encontrar componentes em fuga ou em curto

 

Boa sorte!

Editado: por fabiano.julio
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/10/2021 às 21:23, jone melo disse:

Então você não tem curto na linha B+ e nem em uma das outras duas. 

O curto desapareceu depois que troquei PQ2 e PQ3. Acabei por desistir do reparo dessa placa, comprei outra no aliexpress por 250,00. Essa placa além desse problema que apareceu, tbm nao estava carregando a bateria, já havia trocado os MOSFETS de entrada e PU4 e não resolveu. Já estava com ela há duas semanas na bancada acabei optando pela solução mais rápida. Ela ficará aqui comigo e quando tiver tempo dou uma pegada ou talvez use como sucata mesmo. Obrigado a todos que auxiliaram.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...