Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Postivo XC7660 MB NS4SL01 REV: 1.3 Não liga

Avalie este tópico:


lcardoso.2709

Posts em destaque

Olá a todos os profissionais,

 

       Após quase 20 anos fora da área de reparos, resolvi comprar uns notebooks com defeito para me atualizar e 'queimar' uns neurônios a noite (período que tenho mais tempo)...

       Tenho certa experiência em eletrônica básica, industrial e de potência.

       Estou com um notebook Positivo XC 7660 (Core i3 - 6a. geração) que não ligava de jeito nenhum. Identifiquei que o CI PU3103 (GS7138S5-ADJ) não tinha os +5VA na saída e, consequentemente, sem nenhuma tensão em bobinas de 3V, 5.5V, 1.0V, 1.8V, etc. Além disso, observei que diversos capacitores na linha do VCore e VGFXCore bipavam para a referência (negativo), ex.: PCE2804, PCE2802, CE1202, CE1102, PCE2701, etc.

        Após ler diversos casos aqui no grupo, comprei e substitui o GS7138S5, porém veio um "alternativo" que tinha lá minhas dúvidas se não queimaria, pois não era igual ao original.

        Pois bem, efetuei a substituição do queimado (PU3103) e liguei na fonte de bancada e fui subindo lentamente a tensão até obter aprox 5 Vdc na saida dele (pino 5) com consumo da fonte em .30 a .33 A com tensão de aprox 7V, observei um TIC TIC TIC no APW8713A próximo a pilha da CMOS e as bobinas PL3101 e PL3002 apresentavam os 5 Vdc e 3.3 Vdc. Além disso, o LED do Power estava piscando (azul). Após isso, o PU3103 que coloquei fritou.

        Como não tinha outro, resolvi analisar este curto que aparecia nos capacitores que estavam na linha do VCOre e VGFXCore abrindo os jumpers PJP2801, PJP2802, PJP2701, PJP2702, PJP3102 e PJP3103. Feito isto, diversos capacitores pararam de bipar para a referência (negativo), mas alguns mais próximos da CPU continuavam (Ex.: CE1202, CE1102 e outros bem próximos). 

        Resolvi injetar 1V após os jumpers PJP2701 e PJP2702 que estavam abertos, para ver o que esquentava e somente o DIE da CPU esquentou um pouco (morno) (Consumo chegou a 1.5A). Nenhum outro componente sequer ficou morno.

 

            

        Minha análise é que a CPU está queimada e gostaria de opinião dos colegas bem mais experientes na área se é isto mesmo.

        Coloquei algumas fotos da placa.

 

 

 

 

 

Editado: por lcardoso.2709
Desisti temporariamente do reparo e estou esperando componentes.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • curtolo alterou o título para Postivo XC7660 MB NS4SL01 REV: 1.3 Não liga

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...