Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Asus X555UJ Rev 2.0 - Liga sem vídeo, Led da bateria pisca branco 2x

Avalie este tópico:


cetrin

Posts em destaque

Olá, 

 

Estou com esse note na bancada, está com os seguintes sintomas:
-Liga sem vídeo, mas o LCD fica preto sem brilho. 

-Led da bateria pisca branco 2x, intervalo, repete. 

-Não apresenta atividade de HD.

-Não apresenta vídeo externo.

 

As tensões estão normais, regravei a bios e substituí o chip de vídeo, visto que haviam tentado reflow e o chip estava bem escuro, mas problema persiste.

Essa placa possui memória ram onboard e também vram do chip dedicado. Uma curiosidade é que, quando eu coloco uma memória offborad, após eu ligar pela primeira vez, a placa liga sozinha mesmo que eu desligue ela forçado pelo botão. Sem a memória offboard, isso não acontece.
Minha dúvida é: Alguém já passou por esse problema ou parecidos? Estou ficando louco com essa máquina, estou pensando em fazer reball dos módulos de memória, mas queria algumas ideias de vocês.

 

Desde já, agradeço a atenção pessoal! 

Editado: por cetrin
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cetrin Talvez o problema seja na RAM on board mesmo, geralmente tem como desabilitar ela, porém não há informação referente a este modelo na internet, os netnames mais usados para essas funções são, PCB_ID e STRAP, se você buscar esses nomes no boardview, verá que tem PCB_ID0 and PCB_ID1, verifique como esses resistores estão montados na sua placa e tente mover eles um de cada vez e testar para ver se muda alguma coisa, por exemplo tirar o R2120 e colocar no lugar do R2121 ou vice versa.

 

Boa sorte.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cetrin concordo com o amigo @adrianopluz. Mude o resistor marcado para a posição da seta e após isso coloque um pente de memória sabidamente bom e veja se a placa sobe o vídeo. Lembrando que a memória dessa placa é dd3l 1600MHz.

image.png.37107bc6f833a06f0fc241bb53ce1dde.png

Editado: por master7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/10/2021 às 21:40, adrianopluz disse:

@cetrin Talvez o problema seja na RAM on board mesmo, geralmente tem como desabilitar ela, porém não há informação referente a este modelo na internet, os netnames mais usados para essas funções são, PCB_ID e STRAP, se você buscar esses nomes no boardview, verá que tem PCB_ID0 and PCB_ID1, verifique como esses resistores estão montados na sua placa e tente mover eles um de cada vez e testar para ver se muda alguma coisa, por exemplo tirar o R2120 e colocar no lugar do R2121 ou vice versa.

 

Boa sorte.

 

 

Amigo, realizei as trocas de posições, ambos os PCB_ID estavam configurados para GND. Alterei 1 por 1 colocando uma memória offboard, mas infelizmente o problema persiste. 
No board view eu encontrei também o DIMM_SEL1 e DIMM_SEL2, esses seriam para as memórias offboards?

 

 

Em 18/10/2021 às 23:08, master7 disse:

@cetrin concordo com o amigo @adrianopluz. Mude o resistor marcado para a posição da seta e após isso coloque um pente de memória sabidamente bom e veja se a placa sobe o vídeo. Lembrando que a memória dessa placa é dd3l 1600MHz.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Realizei as trocas amigo, infelizmente o problema persiste. 

 

Em 19/10/2021 às 07:04, Átomos disse:

o que seria normais pra vc, visto que vc está com a placa, o ideal é vc expor aqui as respectivas bobinas e tensões presentes nelas. Qual o consumo da placa na assimétrica ?

Tensões primarias, 5, 3.3, Vcore, Vram, Vbios. Encontrei uma tensão faltando, mas não sei bem como ela funciona. É a VCCGT, da PL8101. Essa linha deveria subir quando liga a máquina? Testei os componentes dessa linha (Mosfets, bobina, capacitor, impedância de entrada e saída, mas tudo está aparentemente normal.
Desculpe meu nível técnico fraco, estou pegando firme agora nas manutenções e ainda tenho que aprender muito. 

Agradeço a atenção pessoal, vocês são feras!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Átomos Regravai com outra versão testada, exatamente do mesmo modelo do note, mas o problema persiste. Consumo na fonte assimétrica fica em 1.24A após o start. 

 

Identifiquei uma bobina MUITO quente, a PL8302 da linha de 1VSUS. Tanto a bobina, quanto os Mosfests PQ8302 e PQ8301 do chaveamento da mesma linha estão bem quentes. 

Editado: por cetrin
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...