Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Sony LBT-A20 indicador de sintonia e stéreo inoperantes

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa noite....

Tenho um LBT-A20 da Sony na bancada.

O aparelho tinha alguns problemas no amplificador e no display que não estava acendendo;

Esses defeitos já consegui corrigir substituindo alguns componentes que estavam com problema.

Agora está funcionando quase normalmente...

O que não estou conseguindo resolver, é que o sintonizador de FM não abre o stéreo, fica somente em mono.

No diagrama e no painel, ele tem uma tecla ST/MUTE.

Quando aciono a tecla, ele aciona o MUTE normalmente e ao pressionar novamente volta a funcionar, conforme esperado.

Porém a funcão ST (stéreo) não sei como ela funciona.

Já procurei o manual do proprietário para ver se tem alguma combinação de teclas que ative a função, mas não encontro em lugar algum.

Alguém tem alguma dica sobre o que poderia estar acontecendo e como resolver?

Desde já agradeço pela ajuda....   

Editado: por Luiz Tosin
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já segui todo o circuito do sintonizador, todas as tensões estão corretas conforme o diagrama. O rádio está sintonizando normalmente, porém não dispara o TUNED (led do painel) e nem o Stéreo (led painel).

Após alguns testes, desconfiei do LA1851N (no diagrama o IC301) e troquei esse componente também.

mas não resolveu o problema, persistiu com o mesmo defeito.

O esquema completo está meu drive do google, no link abaixo.

[Editado, link externo]

Caso queira dar uma olhada...

De qualquer forma, obrigado pela dica...

 

Editado: por ohm
link externo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Luiz Tosin alterou o título para LBT-A20 SONY INDICADOR DE SINTONIA E STÉREO INOPERANTES

Já corrigi o Título do Post. Desculpa pela incorreção, sou usuário novo e ainda estou aprendendo como utilizar o espaço...

 

De seu comentário....  Sim, a indicação de sintonia e de stereo não dispara em nenhuma estação sintonizada. Onde estou o sinal das estações chega bem forte...   A antena que estou utilizando na bancada é uma externa, com excelente recepção...

Realmente essas indicações saem do LA 1851, inclusive a função TUNED funciona normalmente em AM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Luiz Tosin disse:

Já corrigi o Título do Post. Desculpa pela incorreção, sou usuário novo e ainda estou aprendendo como utilizar o espaço...

 

De seu comentário....  Sim, a indicação de sintonia e de stereo não dispara em nenhuma estação sintonizada. Onde estou o sinal das estações chega bem forte...   A antena que estou utilizando na bancada é uma externa, com excelente recepção...

Realmente essas indicações saem do LA 1851, inclusive a função TUNED funciona normalmente em AM.

@ohm 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@adrianopluz Olá, obrigado pela resposta...

 

Chegou a verificar se a função tuned funciona em AM?

R:  Sim, no AM esta função está funcionando normalmente...

 

Tentou ajustar o trimpot RV302?

R: Sim, já tentei ajustar o RV302, mas não surte nenhum efeito

 

Verifique os componentes nos pinos 4 e 10 do LA1851N, meça a tensão nesses pinos e poste aqui.

R: No pino 4 tensão de 1.43V,  ----  no pino 10 tensão de 9.67V

   

Alguma dica?? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Luiz Tosin alterou o título para Sony LBT-A20 indicador de sintonia e strio inoperantes

@adrianopluz,  Removi da placa o Q305 e o Q306 da placa do VCO SWITCH.

Mesmo com esses dois transistores fora, encontro tensão de 9.4 V no pino 10 do LA1851 (IC301).

Verifiquei também que no pino 14 do LC7218 (IC501 que é quem ativa a chave do VCO) não ocorre nenhuma modificação de tensão quando sintoniza alguma estação e depois tira para uma frequência frequência livre. Parece que não reconhece a sintonia. 

O led do FM TUNED também não acende. Quando altero para AM  acende.

Defeito cabuloso...   

Estou pensando em substituir o LC7218 (IC501)....

O estranho é que as rádios FM sintonizam normalmente, porém sem o Stéreo e sem o Tuned...

Acha que o defeito poderia estar nele?

Editado: por Luiz Tosin
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Tosin é normal o pino 10 ter essa tensão sem os transistores, essa tensão é conectada ao VCC via resistor de 3k3 quando o Q305 for polarizado, talvez esse pulso na base do Q305 seja muito breve e difícil de medir com multímetro.

 

Verifiquei outro esquema que utiliza LA1851/LC7218 e nele os transistores ligados ao pino 10 do LA1851 estão descritos como "mono switch", provavelmente o MCU ative a função stereo/mono via esse pino, você pode tentar simular esse pulso, fechando um curto entre coletor e emissor do Q305 e verifique se ativa a função stereo.

 

Esses pinos do LC7218 são open drain, então dependem do resistor de pull-up para ter nível alto, no caso R514.

 

Referente a função tuned, você pode tentar colocar um trimpot de valor maior no RV302, 47k por exemplo e ver se altera alguma coisa.

 

Outro detalhe importante, se tiver capacitores eletrolíticos nesse setor aconselho a trocar todos, pois eles podem estar bem alterados.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@adrianopluz Obrigado pela sua atenção....

O pino 10 do LA1851 realmente tem esse resistor de 3k3 (R321) que vai diretamente na saida do Q306 (9v). Ele  vai ao Vcc através do chaveamento e não diretamente.

Tirei da placa para conferência o Q305, Q306 e o C320, deixando o pino 10 sem nenhuma ligação e mesmo assim encontro nele 9.4v... Essa tensão está sendo gerada pelo CI.

Olhando o datasheet do LA1851, mostra que o VCO STOP ativa ao aplicarmos a tensão da alimentação (que entra pelo pino 3) ao pino 10 em série com um resistor de 3k3. No circuito de teste que está descrito lá (datasheet) é simulado com uma chave que deve permanecer fechada para ativar a função. Ao abrir esta chave, desativa.

Por esta lógica, não deve ser apenas um pulso e sim uma tensão constante para ativar, e ausente (0v) para desativar.

Só que esta tensão que deveria entrar pelo Q306 já está no pino 10 independente chaveamento ocorrrer (tirei os transistores para teste e ela está lá).

Ja fiz um curto entre coletor e emissor do Q305 para teste, mas isso apenas comuta o Q306 e injeta tensão no pino. Mas no caso, ele já está com essa tensão independente disso.  

Esse é o problema 1...

 

O de número dois é:

Seguindo na mesma lógica do datasheet do LA1851, o pino 14 do LC7218  (o que tem o o resistor de pull-up R514 10k)  que é quem atua na base do Q305, deveria mudar de estado baixando seu nível para desligar o chaveamento na presença de alguma sintonia, e permanecer assim enquanto sintonizado.

Esse nível no teste também não baixa mesmo estando sintonizado.

Aparentemente ele "não entende" que houve sintonia... Talvez seja por isso também que a saída de TUNED no LA1851 não dispara. Lembrando que o audio sintonizado entra normalmente só que mono.

Que arapuca né? rsrsrs

Obrigado pelo seu empenho em ler até aqui.

Caso tenha alguma crítica ou erro de interpretação que eu tenha cometido, ou alguma nova sugestão, por favor comente.

Continuo precisando de ajuda. rsrsrs

Grande abraço amigo...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Editado: por Luiz Tosin
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Tosin Realmente complicado esse defeito.

 

Acho que você está certo em relação a ser um nível constante e não apenas um pulso como presumi antes.

 

Em relação ao pino 10 ter tensão, acredito que esteja correto, verifique que no datasheet a descrição do pino 10 é a seguinte.

 

564882975_PIN10.thumb.png.4b8fdf609b5d99b04fed1dff1fb5b5c7.png

 

É mencionado V10 voltage, então acredito que esse pino já tenha uma tensão gerada internamente, outro detalhe é que no esquema aparece as tensões de 9V no coletor e 10.4V no emissor e base do Q306, portando Q306 está cortado e essa tensão só pode vir do próprio CI.

 

Qual a tensão no pino 3 do LA? deveria estar um pouco acima da tensão no pino 10.

 

Tune.thumb.png.726df19302eb0cae8d4ccbcf34313c82.png

Esses 2 CIs LA1851 e LC7218 são usados em vários equipamentos da sony, você pode consultar outros manuais de serviço, e a principio o ajuste de sintonizado seria através do RV302.

 

Outro detalhe, verifique se em AM, a tensão no pino 10 altera.

Editado: por adrianopluz
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@adrianopluz Boa noite.....

Bota complicado rsrsrs...

 

Ainda falando do pino 10 do LA, o que indica no datasheet é o que está na imagem que postou.

 

Traduzindo temos: MPX VCO é interrompido por curto-circuito na tensão entre P10 e P3. No entanto, um resistor limitador de corrente de 3,3 k é necessário.

 

É exatamente o que encontro no diagrama.

VCO é interrompido quando o pino 3 é colocado em curto com o 10 através do Q306, passando em série com o resistor limitador R321 de 3,3k.

Essa ligação é externa, não está embarcada no CI... 

A presença desta tensão é justamente o que interrompe o VCO, que deveria ser injetada pelo VCO SWITCH (Q305 e Q306). Por isso creio que ela não deveria estar presente quando removidos esses transistores chaveadores. Sem eles creio que o coerente seria encontrar 0v no pino.

 

No datasheet do LA temos ainda o seguinte parâmetro;

•  Forced monaural (VCO STOP)  • When ST is ON, and the status changes from open to shorted, the mode is switched to forced monaural (VCO STOP).

 

Traduzindo...

• Monofônico forçado (VCO STOP)  • Quando o status muda de aberto para em curto, o modo é alterado para mono

 

Realmente deve ser nessa entrada que ocorre a comutação mono/stereo...

 

A tensão do pino 3 que perguntou, é de 10.6v, está em conformidade com o diagrama.

 

O ajuste de sintonizado (FM) realmente pelo diagrama e através do RV302. Ele atenua a sensibilidade até o disparo, que é (ou pelo menos deveria ser rsrs) gerada no pino 18 do LC7218.

 

O LA eu já troquei por um novo (o que estava quando chegou também tinha o mesmo sintoma).

Já não sei mais o que testar, estou perdendo o restante dos cabelos que são poucos rsrsrs....

 

Vou arriscar trocar o LC7218 pra ver o que acontece. 

Tá cabuloso...

 

Obrigado por me ajudar nessa análise...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Tosin

4 horas atrás, Luiz Tosin disse:

Já não sei mais o que testar, estou perdendo o restante dos cabelos que são poucos rsrsrs....

Esses defeitos difíceis são os mais interessantes, mas tem seus efeitos colaterais rsrs...

 

Referente ao funcionamento da função ST/Mute, não conseguiu descobrir como ativar? acredito que de para usar o manual de aparelhos semelhantes da sony para ter uma referencia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@adrianopluz

 

função ST/Mute, não conseguiu descobrir como ativar? 

 

Ainda não. 

Todos os outros modelos da Sony que consegui encontrar o manual do usuário,  tem uma função especifica de mono/stereo. Não tem referência com o MUTE. 

 

Desse, que poderia ser o manual do LBT-A10,  LBT-A12. LBT-A20  (são todos praticamente iguais)  não encontro em lugar algum.

 

Esse aqui pelo painel, sugere que a função está junto com o botão MUTE.

 

Na frente do aparelho aparece a descrição no botao:  ST/MUTE

 

É estranho, porque ao pressionar o botão ele silencia, ao pressionar novamente restaura.

O que é normal para essa função.

 

Não sei se é alguma combinação de teclas ou alguma outra forma...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@adrianopluz

 

Boa tarde amigo.....

Consegui identificar o problema e vou deixar postada a solução, caso mais alguém eventualmente passe por esse problema...

Na realidade o defeito estava na T301 (bobina de ajuste de tensão) que vai ligada no pino 7 do LA1851.

Não estava respondendo ao ajuste de 0v que precisa estar presente em TP1, quando ajustado o oscilador em 98 MHz e com sinal injetado de 1 KHz.

Troquei esssa danada por uma similiar que eu tinha na "sucata", aí passou a responder ao ajuste conforme  o manual.

Ajustada TP1 calibrando a T301, em conformidade com o manual de ajustes em 0v, disparou o TUNED e também o STÉREO.

Visualmente essa bobina T301 está em bom estado, o núcleo está movimentando normalmente, mas por alguma razão o componente internamente deve estar com problema.

Troquei ela, procedi com o ajuste e fui para o abraço.... Tudo voltou a funcionar normalmente.

Defeito chato e crítico de encontrar, mas valeu o esforço.

Ainda, o botão ST/MUTE que está no painel do rádio, o Muting atua como silenciador quando fora de frequência sintonizada (tipo tela azul de televisores rsrsrs), e não como Mute do amplificador de áudio,  o que é mais comum.

Quando em uma emissora sintonizada,  comuta mono/stéreo normalmente, fora da sintonia cancela o ruido. 

Te agradeço por ter participado dessa discussão, e fico a disposição caso possa ajudar em algo.

Grande abraço amigo, sorte aí...

Valeu....

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Editado: por Luiz Tosin
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...