Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Conserto Fontes de Notebook

Avalie este tópico:


##PK##

Posts em destaque

Bom nesse tópico aqui eu reuni algumas dicas que fui catando pelo forum

a maior parte acredito que foi do Ninja

 

Qaunto a fonte não liga, na grande maioria das vezes é o cabo em curto,

existem casos que o curto-circuito no cabo não é tão extremo, usando uma bateria automotiva, ligar + com + e - com -, no plug da fonte sem abrí-la...e

o curto-circuito some

 

 

QUANDO NÃO É O CABO

qdo não é o cabo em curto, eu vejo se vem 150v no capacitor eletrolítico, tendo essa voltagem nele, o fusível e a ponte retificadora já passaram no teste, restando o regulador que parece um tip...depois resta o trafo...daí só falta verificar o circuito secundário...

com o multímetro na escala de 200r, ponta de provas verm no centro e preta no externo do plug da fonte, aparece um valor inferior ou igual a 0,6r

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Muitas fontes acaba sendo problema no cabo ou no pino que vai ligado ao notebook, por mau uso do cliente.

Depois de passar pela lâmpada série, já dou uma veriicada na placa em busca de solda fria ou trilha rompida (tem cliente que acha que a fonte é uma bola de basquete e que pode jogar no chão que não dá pau).

Ligando a fonte, também vou direto no capacitor principal, se tiver ok a tensão, sei que todo o primário tá legal, caso contrário já vou na ponte retificadora e se o indutor está com alguma das 4 vias quebrada (teste de continuidade), se o transistor tá legal, etc.

No secundário da fonte tenho tido muito problema com cabo em curto, capacitores do secundário com a capacitância baixa, ou ligeiramente estufados, fotoacoplador...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Primeiro sempre teste na lampada em paralelo para ver se esta em curto, estando ok.

dai ja vou para teste de cabo, verificando se tem torçao, ou fio descascado, estando ok.

Vou para fusivel, estando ok, testeo capacitor eletrolitico se tem carga, se nao tem trilha quebrada, solda fria.

90% costumo troco cabo original.

10% defeito em curto na fonte primaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Vou dar uma dica boa. todas as que o colega postou são ótimas, realmente são os defeitos mais comuns, mas tem um defeito bem frequente, que normalmente a fonte fica oscilando (tenta armar, pisca o led e desarma constantemente), vou direto no trafo, pois no primário, tem o enrolamento principal que é ligado nos 160V e o fet e o outro primário que na verdade é saída de cerca de 12V à 20V (depende da fonte), que serve justamente para alimentar o PWM, nessa saída normalmente rompi a conexão do trafo, causada por queda, ou seja um simples teste de continuidade, podemos ver se está ai o defeito, se estiver ok, verifica a malha desse circuito, constituída normalmente de um resistor de baixo valor entre 0, 10 e 100 ohms, depois vem um diodo e um capacitor eletrolítico.

Se minha dica for útil, não esqueça de clicar na mãozinha verde e me dar um joinha! Att. Marco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • 4 semanas depois...

Falo sempre para clientes, vale mais a tentativa de reparo nas fontes originais que em sua maioria são de boa qualidade, do que já correr substituindo por aquelas genéricas de baixa qualidade e vendidas por valores baratinhos, quem costuma mexer com fontes sabe, a diferença interna e gritante.

 

E basicamente isso que os colegas falaram, maioria cabo rompido, bobina de filtro no primário rompida, solda fria no trafo causando intermitência, já peguei diodo lá no secundário aquele perto do cabo em curto. 

Abraço aos colegas.

   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...