Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida PS3 Slim 3001a CPU esquenta ao usar fonte assimétrica

Avalie este tópico:


Fabio S. Reszko

Posts em destaque

Olá.

Tenho um PS3 Slim 3001a que dá stand by, mas ao ligar, já desliga em seguida.

Analisando a placa, notei que há curto nas alimentações da GPU e CELL, a área de 5V está normal.

 

Injetei em torno de 2v na bobina de alimentação da GPU e da CELL para detectar algum componente que estivesse aquecendo e notei que a CELL que começa a esquentar.

O consumo fica em torno de 4A em 1,8v na fonte. 

 

Isso já indique que  já posso condenar a CELL? 

 

Estou pensando em fazer um reflow, na esperança de o equipamento ter sido derrubado enquanto estavam jogando e a cpu estava muito quente, gerando assim, um possível deslocamento de esferas de solda e causando um curto.

 

Se houver alguma sugestão, fico agradecido.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então. Medi a parte de alimentação da gpu e cpu, capacitores na região e todos estão em curto. Aí, apliquei cerca de 1,5v em uma bobina de alimentação da cpu e consumiu cerca de 4A. Notei então que  CPU começou a ficar morna após alguns segundos.

 

As medições faço em modo diodo e o valor sempre chega a 0,002 v, ou seja, praticamente curto.

 

Por isso minha dúvida, pois geralmente o componente que esquente é o que está em curto, mas será que já dá pra condenar assim a cpu tão rápido? Por isso que estou pensando em fazer um reflow, pois não tenho todos os materiais pra fazer reball.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

 

Fiz novos testes.

Medindo a resistência direto na bobina da GPU dá cerca de 3,8 ohms, e na CPU cerca de 2,3 ohms.

 

Então acho que não tá em curto mesmo.

 

Então analisei a placa e não achei curto em nenhum lugar. Medi também os fusíveis e os que eu achei estão ok.

 

O problema da placa é o famoso blackout, ligo e em cerca de 3 segundos já desliga 

 

Se apertar de novo o botão power, o processo se repete.

 

Será que precisarei fazer reballing da CPU ou GPU?

 

O que acham que pode ser?

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Achei o problema. Precisa fazer reballing na CPU. Resolvi apertar em cima dela com o dedo e aí ele ligou, mas não chegou a dar vídeo porque esquentou muito e tive que tirar minha mão de cima da cpu, mas ele dá aqueles 3 bipes indicando aquecimento excessivo.

Como o vídeo game é meu mesmo, vou fazer um reflow. Se não der certo, compro o estencil e esferas e faço um reballing.

 

Depois digo se deu tudo certo.

 

Valeu pelas dicas.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...