Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida projeto de caixa de som com player

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Falaê galera, blz?

 

Antes de qualquer coisa, sou um curioso que ainda está engatinhando  no mundo da eletronica, pois gosto de aprender e tem algo na eletrônica que me faz esquecer do resto do mundo, então tô arriscando algumas coisas.

 

Vamos lá, vou relatar aqui dois problemas diferentes mas ligado ao mesmo projeto.

 

Ganhei de um amigo uma caixa amplificada da marca marca Coby, modelo CSMP67, ela tem uma caixa maior (grave) e duas menores (agudos), els funciona conectando um cabo P2 que sai dela em algum aparelho reprodutor, igual caixa de som para Pc, essa caixinha tinha um som potente apesar de ser pequena, porém o filho desse amigo puxou o cabo P2 que acabou rompendo, foi trocado o cabo mas a caixinha não tinha mais quase nenhum volume depois disso, sai do o som muito baixo mesmo no último volume, então ele acabou me dando essa caixinha pro caso de eu querer arrumar, ela ficou guardada aqui por um tempo até que eu comprei uma placa decodificadora Bluetooth (simples, sem amplificador) e decidi instalar nessa caixinha, fiz uma caixa nova e usei os falantes e a placa amplificadora da caixa ligada junto com a placa decodificadora.

 

Essa caixinha funciona com um trafo que na etiqueta diz ser de 110v (Ac) na entrada e 9v (Ac) na saída, porém medindo a saída acusa 11v,  para ligar a placa decodificadora, precisava de 5 ou 12v (DC), então mantive a ligação original, e apenas descasque os fios da saída do trigo no meio e emenendei um fio em cada, e esse fui eu soltei em um conversor Ac para DC, colocando em paralelo na saída do conversor um capacitor de 1000uf 10v, ao medir a saída estava dando 14v, como eu precisava de 5 ou 12v, liguei a saída do conversor em um regulador 7805, chegando aos 5v que eu precisava, e ligando a caixinha e a plaquinha juntas, gerou ruído mas até aí tudo bem porém o volume continuava baixo, troquei 1uase todos os capacitores da placa amplicada, e o problema permaneceu, nessa caixinha tem dois potenciômetros, um B50k (simples) para bass e um B503 (duplo) para volume, ao testar o B50k medindo os pinos 1 e 3 deu 10k no multímetro, porém ao removemos da placa o teste dava os 50k normal, coloquei um de 200k só pra testar e nada mudou, recoloque o de 50k e nada resolvia o problema, caso alguém tenha alguma dica pra resolver esse problema, vai me ajudar muito.

 

Agora a segunda parte 

 

Como nada resolvia o problema de som baixo, decidi partir pra um projeto diferente, em um vídeo vi um cara fazendo um amp usando só um Mosfet (IRF630), um capacitor (1uf 50v) e um resistor 2k2, usando uma bateria para alimentar o circuito de amplificação peguei os componentes idênticos e montei como ele ensinou, porém no lugar da bateria eu removi toda a instalação e refiz apenas com o tráfico, o conversor Ac DC, e acrescentei mais um regulador 7805, deixando um apenas pra placa decodificadora e um pro sistema de amplificação que pode ser alimentado com até 12v, mas como 7805 estava sendo alimentado com 5v porém o 7805 que alimenta a placa amplificadora funciona ok, já o que alimenta o sistema de amplificação esquenta muito, um detalhe, o que alimenta a placa decodificadora é um 7805PI (corpo todo preto revestido) já o que alimenta o sistema de amplificação é um 7805ct (com uma parte metálica atrás), alguém sabe dizer o motivo do 7805ct esquentar tanto? Será que esse modelo depende de dissipador e o outro não? Se alguém tiver uma dica eu agradeço muito.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@eduardo.a.o.s Seria interessante você colocar fotos dos circuitos, principalmente do amplificador, para podermos opinar. Já fiz adaptação parecida com a sua. Usando a mesma fonte do amplificador para alimentar a plaquinha Bluetooth ocorre ruído mesmo. Resolvi adaptando uma plaquinha de carregador de celular para alimentá-la. O ruído sumiu completamente. Quanto ao 7805, ele esquenta mesmo se a corrente que passa por ele não for baixa. Às vezes é preciso colocar um dissipador. Você consegue medir? Você tem um multímetro com medição de corrente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...