Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Corsair - CX600 - Power Good com 0,3v

Avalie este tópico:

Mobo Six

Posts em destaque

Pessoal, minha fonte começou a apresentar problemas de reiniciar o PC, como não estava mais na garantia abri ela para olhar, mas antes testei cada fio do cabo de 24 pinos, todas as tensões estavam ok, a do StandBy também, exceto a do PG que estava com 0,3. Ao abrir ela testei o capacitor primário e o mesmo tem voltagem de 290 volts (ele é de 400v 330uf), achando que ele seria o problema coloquei outro(também 400v 330uf), mas também deu 290 volts e o PG continuava com 0,3, alguém me sugere o que pode ser se não é o capacitor primário estragado?

Editado: por Mobo Six
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Mobo Six disse:

@ohm Sim, está baixo, antes tinha 330v e já estava com problema, agora baixou mais ainda, o CI do PWM do PFC é um CM6800

O capacitor primário original não é esse, eu troquei anteriormente achando que era ele o defeito. Irei colocar o original posteriormente.

Eu estava com uma dessa aqui na bancada que estava com o mesmo sintoma que a sua, ela tinha todas as tensões mas o pg ficava entre 0,3 e 0,7V eu consegui resolver removendo a plaquinha, "essa que marquei na foto" após remover vc vai ver que em baixo, bem próximo aos terminais existem dois diodos SMD, eu apenas troquei eles de lugar, após inverter soldei a plaquinha de volta e para minha surpresa a fonte tá funcionando até hoje.

1179738217_WhatsAppImage2021-11-05at15_30_27.jpeg.a9a8700fb647d117ea391b9733daa605.jpeg

Link para o comentário

@ohm Me diz uma coisa, eu estava pensando em verificar a tensão do pino 15, mas como é de difícil acesso fica complicado, pode causar curto em algum componente caso o ponteiro do multímetro escorregue, o que me sugere para conseguir verificar a tensão?

@Ascent Tecnologia e info Como assim você só inverteu a posição e voltou a funcionar? Não entendi como isso funcionou pra ti

Link para o comentário

29 minutos atrás, Mobo Six disse:

Me diz uma coisa, eu estava pensando em verificar a tensão do pino 15, mas como é de difícil acesso fica complicado, pode causar curto em algum componente caso o ponteiro do multímetro escorregue, o que me sugere para conseguir verificar a tensão?

solde um fio e deixe de tamanho suficiente. muito cuidado para não esbarrar em outros pontos com a extremidade do fio.

Link para o comentário

3 horas atrás, Mobo Six disse:

@ohm pera, soldar um fio em cada pino no caso, né? seriam necessários uns 8 fios ou +

Só no pino 15 (feedback pfc).

conferiu os resistores desse pino e removeu a cola ? É muito rápido e talvez já resolva seu problema, caso não aí solda o fio para confirmar a tensão no pino 15. 

Link para o comentário

7 horas atrás, Mobo Six disse:

@ohm Me diz uma coisa, eu estava pensando em verificar a tensão do pino 15, mas como é de difícil acesso fica complicado, pode causar curto em algum componente caso o ponteiro do multímetro escorregue, o que me sugere para conseguir verificar a tensão?

@Ascent Tecnologia e info Como assim você só inverteu a posição e voltou a funcionar? Não entendi como isso funcionou pra ti

Simplesmente troquei de lugar os diodos, (não de polaridade) eu sei que não tem lógica nenhuma nisso, mas foi no desespero e por minha surpresa, funcionou !!

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
Em 08/11/2021 às 23:26, ohm disse:

@Mobo Six alguma novidade?

Medi ela hoje com a plaquinha soldada atrás da fonte, medi o pino 13 VCC e o mesmo deu 13,5v, sei que ele teria de dar uns 15v, isso pode ser considerado como um possível motivo para o problema? Aliás, medi dois diodos também, o D3 e D38, ambos conduziram dos dois lados, eles estão na placa então pode haver interferência de outro componente, mas já achei estranho eles conduzirem em ambos lados. O pino 15 que tu mencionou faz o que exatamente?

Link para o comentário

2 horas atrás, Mobo Six disse:

medi o pino 13 VCC e o mesmo deu 13,5v

é suficiente.

2 horas atrás, Mobo Six disse:

pino 15 que tu mencionou faz o que exatamente?

ele determina o valor final da tensão do pfc. Se o valor dos resistores do divisor de tensão estiverem alterados, influência diretamente no pfc. São resistores de valores relativamente altos e sensíveis a alteração por trabalharem em tensão alta.

Link para o comentário

@ohm eu usei o datasheet do CM6800 e vi que do Vfb tem três resistores, o R16A, R17A e R65A além de um capacitor C55A, mas não achei nenhum desses na fonte, só achei sem o A, o CM6800 é idêntico ao CM6800TX?, porque no caso o meu é um CM6800TX.

Editado: por Mobo Six
Link para o comentário

Em 18/11/2021 às 19:52, Mobo Six disse:

CM6800 é idêntico ao CM6800TX

Para a análise do feedback do pfc são iguais.

Em 18/11/2021 às 19:52, Mobo Six disse:

eu usei o datasheet do CM6800 e vi que do Vfb tem três resistores, o R16A, R17A e R65A além de um capacitor C55A, mas não achei nenhum desses na fonte, só achei sem o A,

Na sua placa o código do componente será outro. O datasheet é só um exemplo.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...