Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Corsair - CX600 - Power Good com 0,3v

Avalie este tópico:


Mobo Six

Posts em destaque

  • 1 ano depois...

@ohm Olá novamente! No fim das contas depois desse ocorrido eu comprei uma fonte nova, mas essa semana me deu vontade de checar essa fonte novamente, e para minha surpresa a bendita ligou normalmente com todas as tensões OK. Fiquei surpreso, único problema agora era a plaquinha do cm6800 que estava do lado contrário, então eu dessoldei e soldei no local correto de novo. Só por precaução antes de ligar a fonte, eu chequei se a solda dos pinos não estavam se encostando, mas quando testei o pino 8 com o 9 deu curto. Então fiquei quebrando a cabeça para achar o porque disso, dessoldei de novo, limpei a solda com malha, ficou tudo perfeito, mas mesmo assim o pino 8 e 9 ainda estavam em curto... Depois de muita decepeção, liguei a fonte e por incrível que pareça ela ligou, mas as tensões estavam todas alteradas, o 5v e 3.3v estavam com 0.3v a + todos, e o 12v estava com 13v. Desliguei a fonte de novo e fui averiguar, não encontrei nada, fui ligar a fonte de novo e ela não ligou mais. O capacitor primário fica em torno de 195v~240v, as tensões nos pinos do CM6800 estão baixas e algumas inexistentes. Descobri que é as trilhas da fonte nas quais o pino 8 e 9 vão que estão dando curto, e não os pinos da plaquinha, mas afinal, é normal esse curto entre esses pinos 8 e 9?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm Eu peguei outra fonte minha que tinha estragado também (Aerocool Strike X 500w) a uns 5 anos e nela tem uns 4 ZDW. Única questão foi que a bendita ligou do nada... Embora as tensões estavam alteradas, igual a CX600. Agora eu fiz como tu sugeriu e medi o PFC, ele estava em 490v, quase batendo os 500v e as tensões do secundário praticamente idênticas as da CX600. Com base nisso eu praticamente tenho certeza que o CM6805BG está danificado nessa fonte. Vou retirar um ZDW e colocar na CX600. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm Eu sei que o assunto deste tópico é da CX600, mas agora eu fiquei curioso com uma coisa, talvez eu abra um tópico específico para ela, mas no momento só estou querendo tirar essa duvida. Na imagem abaixo o circuito da Strike X 500w. Eu marquei em vermelho a trilha e os resistores estão apontados com setas. Na imagem só tem 3 resistores, mas na minha fonte tem 4. O primeiro é de 1M ohm, o segundo também, o terceiro é de 0 ohms e o quarto também de 1M ohms. Acontece que no primeiro resistor entra 175~180v do capacitor e sai 70v, mas a partir do segundo a tensão cai de 70 para 35 e depois no quarto resistor cai para 0. Os resistores 2 e 4 dividem a tensão em 2, somente o primeiro que está diminuindo mais. Eu tirei ele fora, mas ele está bom. Outro detalhe, eu não conseguia medir os resistores na fonte, dava uma resistência negativa(?), não sei o porque, somente quando tirei o primeiro resistor e cortei a corrente que consegui medir os resistores direto na fonte. 

Esqueci de mencionar, na outra imagem tá destacado o circuito onde se encontra o CM6805BG, não tem nenhuma tensão nesse circuito, nem nos transistores, diodo, resistor. O circuito tá completamente zerado de tensão. 

Screenshot_16.png

Screenshot_17.png

Editado: por Mobo Six
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm Atualizações sobre a CX600. Troquei o CM6800, além do ZDW que estava em curto (coloquei um igual) e o transistor K2P, que também estava em curto, coloquei um H1A no lugar. A fonte continuou a não ligar. Medindo as tensões nos pinos da plaquinha com a fonte desarmada eu tenho 180v e 60v nos pinos 4 e 6, respectivamente, os outros 8 pinos não tem tensão. Com a fonte armada, a tensão de 60v no pino 6 desce para praticamente 0 e a tensão no pino 5 que alimenta o CM6800 sobe para 9~10v (com a fonte armada o ZDW não conduz para o coletor, ficando a tensão em 0 no coletor e a base e o emissor com 14.5v). Eu deixei a fonte ligada por uns 10s e armei ela posteriormente, a ventoinha girou por uns 2s e parou, depois disso não ligou mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nova atualização. A fonte voltou a ligar! Mas ela está "estalando" perto do capacitor primário, a carcaça metálica na qual os transistores estão fixos está aquecendo bastante (imagem abaixo). Tenho todas as tensões, exceto a bendita tensão do power good!!!!!! O PFC está normal  com seus 385v. Procurando mais a fundo eu cheguei no CI ST9S429-PG14 (aka PS229). No pino 1 do CI que entra a tensão do PG eu tenho 1.27~1.28v, e de acordo com o datasheet isso está normal. O CI está sendo alimentado com 5v e todas as tensões para feedback estão chegando no CI, mas a saída do PG fica em 0.3v por ai. Antes de eu trocar o CM6800TX não ocorria esses estalos, eu comprei um idêntico, sendo ele o CM6800TX também, então aquele erro que poderia ocorrer com o CI de final G não pode ocorrer nessa fonte. Alguém tem alguma ideia do motivo de estar estalando e o do porque o power good estar em 0.3v? 

Screenshot_18.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode ser o próprio capacitor do primário. também tente parafusar ela na carcaça, pode ser falta de blindagem. O dissipador aquecendo talvez seja que o mosfet não esteja sendo polarizado corretamente (amplitude baixa). Ali naquele dissipador fica os semicondutores do pfc? Voce tem osciloscópio ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mobo Six @ohm Eu reparei uma fonte corsair cx430 que estava assim, parecendo flayback com fuga de alta tensão e resolvi trocando o Diodo do circuito PFC. Aquele diodo grande parecendo um mosfet que prende no dissipador. Aproveitei e troquei o isolante  do transistor e do parafuso de fixação.

 

Abs,

 

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm @Roberto275803 Ocorreu um curto... O pino 15 e 2 do CM6800 dão continuidade de 20ohms com o GND, eu retirei o CM6800 e o mesmo está bom, mas achei um capacitor nesta trilha em curto e também cheguei a conclusão que o CM03X está ocasionando este curto 😕 o Source 2 e o Source 3 dele estão dando 20~22ohms com o GND (pino 5), e como o pino 15 e 2 tem conexão com o CM03X, isto estava ocasionando este curto, após retirá-lo, o curto sumiu. Já encomendei um novo, quando chegar eu vou colocar no lugar e retorno para dar um feedback. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Mobo Six disse:

@ohm @Roberto275803 Ocorreu um curto... O pino 15 e 2 do CM6800 dão continuidade de 20ohms com o GND, eu retirei o CM6800 e o mesmo está bom, mas achei um capacitor nesta trilha em curto e também cheguei a conclusão que o CM03X está ocasionando este curto 😕 o Source 2 e o Source 3 dele estão dando 20~22ohms com o GND (pino 5), e como o pino 15 e 2 tem conexão com o CM03X, isto estava ocasionando este curto, após retirá-lo, o curto sumiu. Já encomendei um novo, quando chegar eu vou colocar no lugar e retorno para dar um feedback. 

Está seguindo algum esquema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Mobo Six disse:

@Roberto275803 Sim, o esquema que um colega fez. É o esquema do circuito do CM6800, basicamente cobre toda a plaquinha na qual o CM6800 é soldado. 

A minha tem standby e chega tensão ao acionar pson, mas o PFC não sobe e nem funciona o primario.

 

Acredito que tenho que trocar o CM6800 e será o mesmo curto da sua. Vou verificar.

 

Abs,

 

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@Roberto275803 @ohm Boa noite! Coloquei o novo CI no lugar, verifiquei possíveis curtos novamente e nada. Liguei a fonte com lampada série e a mesma só piscou e desligou muito rápido, indicando que não tem curto, mas a fonte continua a não ligar. Troquei também os transistores SMD Q7 e Q8, sendo um deles PNP e outro NPN. Coloquei o smd NPN com marcação 2T de 40v 600mAh, o PNP é um 2F de 60v e 600mAh. Os transistores antigos eram de marcação K1P e K2F. Novamente liguei na lampada série e não houve indicação de curto, então liguei diretamente na luz e para a minha surpresa após uns 3s a lâmpada da minha casa piscou. Depois medindo a fonte percebi que não estava mais chegando tensão no capacitor primário, medindo a ponte retificadora encontrei curto... Retirei os dois mosfets principais do primário e o diodo e um dos mosfet estava totalmente em curto, enquanto que o outro estava com uma resistência de 130ohms, já o Diodo está aparentemente ok. Já encomendei novos transistores. Não faço a minima ideia do porque ocorreu este novo problema...  

Editado: por Mobo Six
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...